Boleto com baixa operacional: entenda como funciona

Escrito em 09 de Março de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Não efetuar a baixa operacional de um boleto pode atrapalhar a saúde financeira de seu negócio, gerando taxas desnecessárias e prejudicando processos financeiros vitais, como o cálculo de recebíveis. No entanto, apesar desses riscos, muitos gestores não dão a devida atenção ao boleto com baixa operacional. 

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Você não quer fazer parte desse grupo, não é mesmo? Então, para entender melhor esse assunto e compreender o que é boleto com baixa operacional, basta seguir com sua leitura!

O que é boleto com baixa operacional: entenda o contexto

Antes de saber o que é boleto com baixa operacional, é importante compreender o contexto atual. Há pouco tempo, para modernizar e proporcionar mais segurança para os pagamentos de boletos, a Febraban apresentou novas regras para esse setor. Logo, desde 2018, essas medidas entraram em vigor.

Neste cenário, uma das principais mudanças foi a obrigatoriedade da emissão de boletos registrados. Dessa forma, o lançamento de boletos simples foi proibido, uma vez que esse tipo de documento não passava por um sistema de identificação ou rastreamento, um processo que facilitava as tentativas de golpes e fraudes, situações que resultavam em prejuízos financeiros. 

Assim, com o objetivo de evitar essas tentativas de golpes e assegurar mais segurança e transparência, os boletos, desde 2018, além de serem registrados, têm que apresentar uma integração com o sistema bancário. Dentro desse quadro, os dados completos da empresa emissora e do cliente pagador também precisam constar no sistema. 

É nesse contexto que a questão do boleto com baixa operacional aparece. Quer entender como isso acontece e descobrir, de uma vez por todas, o que é boleto com baixa operacional? É só continuar lendo! 

Afinal, o que é boleto com baixa operacional? 

Boleto com baixa operacional nada mais é do que a invalidação de um boleto. Isso acontece quando um documento desse gênero é emitido de forma errada e, logo, é cancelado. 

Para esse processo ser realizado e validado, ele precisa acontecer antes do boleto ter sido registrado pelo sistema bancário. Em outras palavras, logo após ser emitido. No entanto, em muitos momentos, essa transação não segue esse padrão. Ou seja, em várias ocasiões, ocorre o erro de boleto de baixa operacional. Isto é, ele não é cancelado, nem a baixa é efetuada. 

erro de boleto com baixa operacional

Por que a baixa de um boleto deve ser feita?

É fundamental que todo boleto registrado não pago seja baixado na instituição financeira. Isso porque, caso esse procedimento não aconteça, o documento continuará existindo e fazendo parte do sistema. 

Esse processo pode gerar bastante dor de cabeça. Afinal, para ficar em aberto, muitos bancos cobram taxas para mantê-lo desse modo. Em outras palavras, para não pagar tarifas desnecessárias e caras, é preciso aplicar o boleto com baixa operacional. 

Outro ponto importante relacionado a isso é que caso a baixa não ocorra, o cálculo de recebíveis pode ser afetado. Ou seja, o equilíbrio de seu fluxo de caixa pode ser prejudicado, complicando, também, o cumprimento de suas obrigações financeiras.  

Diante desses dados, é possível compreender que para não correr os riscos expostos, é fundamental solicitar a baixa do boleto. Dessa forma, a sua empresa não precisará arcar com o pagamento de taxas de manutenção de boleto em aberto. 

o que é boleto bancário com baixa operacional

Fácil entender o que é boleto com baixa operacional e saber por que realizar esse processo é importante para o seu empreendimento, não é mesmo? Para ajudá-lo a não correr esses e outros riscos, automatizar seus processos financeiros com empresas especializadas configura uma excelente opção. 

Para isso, você pode contar com a iugu, uma companhia de autoridade no mercado, que apresenta a mais completa infraestrutura de pagamentos online

Com a iugu, é possível estruturar e automatizar a sua operação financeira e de pagamentos de ponta a ponta. Afinal, essa plataforma aperfeiçoa o seu negócio ao oferecer um sistema de gestão, recebimento e controle financeiro em um só lugar. Além disso, com a ajuda da iugu, você pode receber pelas principais bandeiras de cartão de crédito e boleto bancário, e contar com o melhor atendimento e custo-benefício do Brasil.

Case Dog Hero

A iugu é a pioneira em pagamentos para recorrência e marketplace e tem mais de 7 anos de mercado. Com um índice de satisfação de 98% entre seus clientes, a empresa conta com várias funcionalidades e serviços, entre eles o da automação de cobranças pontuais e recorrentes. Para isso, apresenta:

  • checkout-transparente: toda compra acontece dentro do site, sem direcionamentos, proporcionando mais segurança a você e a seus clientes;
  • compra com 1-clique: por meio dessa funcionalidade, os dados do cartão de crédito de seus clientes são salvos com eficácia, facilitando as compras futuras;
  • agendamento de faturas: crie cobranças que possam ser enviadas futuramente para seus clientes em até 12 meses;
  • parcelamento em até 12 vezes: flexibilize os pagamentos, deixando os seus clientes mais felizes ao configurar o máximo de parcelas para compras no cartão de crédito;
  • pagamentos do mundo todo: diversifique receba pelas principais bandeiras de cartão de crédito do mundo, como Visa, Mastercard, Diners e Elo. 

Além disso, com a iugu, você pode oferecer para a sua audiência a possibilidade de testar o seu produto ou serviço por um tempo limitado antes que a primeira cobrança seja efetuada, entre várias outras funcionalidades!

Em outras palavras, qualquer que seja o seu tipo de negócio, a iugu está apta para compreendê-lo e, assim, oferecer os serviços que mais combinem com ele. Quer saber mais sobre isso?

Fale com nossos consultores

Posts relacionados