Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Como fazer um bom atendimento ao cliente online?

Conheça algumas práticas de bom atendimento ao cliente online que ajudam a aumentar as vendas.

Escrito em 28 de Março de 2019 por Marcos Madureira

Atualizado em 01 de Fevereiro de 2021

Converter um cliente em uma loja física já requer uma postura engajada, sendo importante saber como se preparar para vendas. Fazer o atendimento ao cliente online de modo que agrade esse interlocutor que é invisível e exigente requer ainda mais esforços. Confira a seguir práticas que vão te ajudar a conquistá-lo.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Cada vez mais a internet influencia e transforma o comportamento e os hábitos de compras do consumidor. A concorrência cresceu e com ela a necessidade de encontrar meios de chamar a atenção para conquistar o cliente e vender mais.

Neste post, você vai conhecer 5 boas práticas de vendas de atendimento ao cliente online que podem ser utilizadas em marketing digital para e-commerces e marketplaces para fortalecer a marca e alcançar o crescimento desejado do seu negócio!

Qual a importância de um bom atendimento ao cliente online?

Aquele ditado de que “um cliente satisfeito indica a sua loja para dez pessoas, mas um cliente insatisfeito fará uma divulgação negativa para vinte”, nunca fez tanto sentido como na prática do atendimento ao cliente online.

O alcance da informação nos dias de hoje é muito maior e mais rápido que há vinte anos, quando o avanço tecnológico deu ares de que se tornaria um diferencial competitivo para a maioria das empresas.

A chegada da indústria 4.0 mudou a forma de relacionamento com o consumidor. A virtualidade atualizou os canais de divulgação e compras para levar comodidade e praticidade àqueles que desejam efetuar suas compras sem sair de casa.

Com isso, o número de lojas online aumentou, mas nem todas estão preparadas para driblar a concorrência e se destacar no mercado. Por exemplo, adotar uma boa gestão de pagamento recorrente pode garantir uma boa experiência para o cliente. Por isso, é importante adotar estratégias de abordagem e encantamento, mesmo que sua loja ofereça produtos de qualidade e excelência.

Confira agora as 5 boas práticas de atendimento ao cliente em vendas online!

Quais as boas práticas de atendimento ao cliente e vendas?

1. Manter a equipe de atendimento bem treinada

A equipe de atendimento ao cliente online deve ser treinada continuamente para atender bem ao cliente virtual. As ferramentas mudam e se atualizam o tempo todo e acompanhar as tendências é essencial para fechar boas vendas.

Treine a equipe para ser ainda mais ágil que o cliente, pois é possível que ele, mesmo gostando do produto da sua loja, esteja pesquisando em outro site. Para garantir que no checkout de pagamento ele finalize a compra, mostre a ele alguma vantagem diferenciada.

O bom atendimento ao cliente e vendas estão diretamente relacionados, por isso, as dúvidas geradas pelo cliente precisam ser sanadas por completo para que ele não oscile na hora de efetivar a compra.

Seja por telefone, chat ou redes sociais, mantenha a equipe de atendimento ao cliente online padronizada, com o tom humanizado, de quem entende a dor do cliente e está disposto a dar todo o suporte durante o fechamento da compra.

2. Utilizar as ferramentas adequadas

Quando um cliente se decide pela compra online, certamente, imagina que não vai perder muito tempo com processos lentos e burocráticos, caso contrário, optaria por um atendimento físico.

Use a automação para disponibilizar tantos recursos quanto forem possíveis e para oferecer uma experiência agradável de compras aos seus clientes. Disponibilize diversos canais de atendimento ao cliente online:

  • Telefone
  • Site
  • SMS
  • E-mail
  • Redes sociais
  • Chat

Muitas lojas estão apostando em venda mobile, e implementando sua versão mobile ou m-commerce para facilitar ainda mais a vida do consumidor. Esse tipo de solução vem ganhando cada vez mais adeptos, pois as compras podem ser realizadas em smartphones a qualquer momento do dia com uma performance ainda mais dinâmica.

Confira no vídeo abaixo como criar um marketplace:

 

 

Outro fator que incentiva o cliente a comprar em uma loja é contar com um checkout transparente em meios de pagamentos diversos, como:

3. Falar a língua do seu público-alvo

Aproxime ao máximo a sua loja à linguagem do cliente e tente se conectar ao seu modo de pensar e agir para compreender melhor seus anseios e expectativas quanto a um produto.

Analise as buscas pelo ambiente online para sugerir opções de compras com preços atraentes. Deixe mensagens subliminares para que o cliente perceba o quanto você e sua equipe se importam com ele e com as compras realizadas na sua loja.

4. Oferecer um atendimento ágil e de qualidade

Procure exercitar a empatia ao atender um cliente, pois esse é o momento que, de fato, vai determinar a conclusão da compra e fidelização posterior. Enquanto o consumidor estiver apenas realizando pesquisas ainda não decidiu se vai comprar ou não na sua loja.

Mas a partir do momento que ele busca atendimento ou coloca os produtos no carrinho sugere estar disposto a efetivar a compra, e é nesse momento que a qualidade do atendimento ao cliente online precisa alcançar um nível elevado em busca da satisfação do seu público-alvo.

Outro fator de muita relevância para o mercado online é o cumprimento de prazos. Tão logo seja identificado o pagamento do cliente, cuide para que a entrega seja realizada dentro do prazo prometido no ato da compra, gerando a confiabilidade que o cliente espera com margens para a recompra.

5. Considerar os feedbacks fornecidos a favor do seu negócio

Como dissemos no início deste post, as redes sociais são o maior canal de feedbacks para as lojas que desejam entender o que pensam os consumidores sobre as suas experiências de compras.

Esteja atento a tudo que for dito em relação à sua loja, pois todos os comentários são gatilhos mentais produzidos em momentos de euforia e encantamento, em que o cliente faz questão de dizer a todos o quanto está satisfeito com a aquisição.

Portanto, se possível, crie estratégias de agradecimento aos clientes mais assíduos ou que façam um grande volume de compras no site da sua loja. Eles serão multiplicadores da sua marca e ajudarão no crescimento da taxa de conversão daqueles que ainda têm dúvidas quanto a melhor loja para efetuar suas compras.

Ao final, mesmo que você e todo o time atendimento ao cliente e vendas já realizem um serviço de excelência, há sempre algo que pode melhorar. Analise todas as etapas do processo e verifique se há gargalos em algum deles.

6. Entender que o segredo da fidelização está no atendimento ao cliente online

Embora a competitividade seja vilã entre as lojas, é no atendimento ao cliente online que está o segredo da fidelização que todos negócios almejam. O cliente não abre mão da verdade e da honestidade em relação ao custo-benefício das suas compras.

Conecte-se ao pensamento do seu consumidor para que ele seja, instintivamente, o disseminador da sua marca por meio do bom exemplo, do respeito ao cliente e, acima de tudo, do bom atendimento.

Tenha a certeza de que esse é o melhor caminho para o crescimento sustentável e referenciamento no mercado. Todas as outras conquistas serão resultado da canalização de esforços para que o cliente se sinta sempre o centro de atenção da sua loja, como de fato deve ser.

Como colocar em prática?

Agora que você já sabe quais as boas condutas de atendimento ao cliente online para melhorar as vendas, que tal colocá-las em prática? Percebeu que pode aplicar em seu e-commerce ou marketplace e gerar bons resultados?

A iugu é um meio de pagamento online. Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de marketplace, recorrência e cobrança avulsa. Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como melhorar a experiência do cliente por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.