API de pagamento: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens para os seus pagamentos online

Escrito em 04 de Julho de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 04 de Abril de 2024

API de pagamento é uma interface que permite a integração de sistemas de comércio eletrônico com serviços de pagamento online. Facilita transações seguras e eficientes, ele possibilita a aceitação de diferentes métodos de pagamento. As APIs são essenciais para experiências de compra fluidas e confiáveis ​​em plataformas digitais.

Empresas que atuam no mercado com negócio virtual otimizam processos, ganham agilidade e eficiência quando facilitam a comunicação entre as diversas ferramentas utilizadas no dia a dia — para isso devem utilizar uma API de pagamento online. 

A velocidade de propagação da informação e a mudança do comportamento do consumidor com a inovação tecnológica permitiu que os e-commerces e marketplaces criassem estratégias de atendimento, proporcionando uma experiência de compra online cada vez melhor aos seus consumidores.

Neste post você contará com um descritivo completo sobre as API’s de pagamento, como funcionam, quais os benefícios da implantação, como integram com plataformas de pagamento online e como utilizar em um negócio virtual para abrir vantagem competitiva!

O que é API de pagamento?

Do inglês Application Programming Interface, a API é a solução utilizada para definir, por meio da programação, diversas instruções padronizadas para promover a interface de acesso a um sistema online.

Basicamente é quem determina a integração e comunicação sistêmica dentro de um ambiente virtual para facilitar e permitir que as tarefas simples e rotineiras sejam realizadas por meio da automação de forma prática, o que diminui a margem de erros.

Para que serve o API de pagamentos online?

O uso da API ajuda a filtrar e identificar as atividades essenciais de um processo de pagamento online e o tempo de dedicação da equipe a ele. Pode ser que as atividades estejam repetitivas e morosas — a ferramenta vai auxiliar na redefinição da execução de tarefas.

Os processos financeiros, de pagamento e recebimento, são automatizados com a implantação da API e passam atuar de forma automática na interação entre a loja, o intermediador de pagamentos e os clientes.

A interação acontece porque a codificação é definida dentro dos parâmetros necessários para reconhecer os dados inseridos na plataforma, garantindo ao usuário as facilidades para realizar suas compras em ambiente seguro e prático.

É a API, por exemplo, que possibilita o pagamento via cartão de crédito e faz a comunicação entre as instituições financeiras — a operadora do cartão de crédito e o banco da sua loja — e a plataforma de pagamento da sua loja, para o reconhecimento da compra e execução dos processos de envio e entrega na sequência.

Assim como a facilidade para pagamento pelo cartão de crédito, a API permite que a plataforma emita o boleto registrado para aqueles consumidores que não dispõem de crédito ou não desejam comprometer a disponibilidade do cartão.

O funcionamento é fácil e tão logo o boleto seja pago, o banco de origem identifica e faz a conexão com a conta da sua loja, disponibilizando o valor.

Pagamento recorrente por boleto

Em situações de pagamento recorrente por boleto, caso o cliente atrase ou se esqueça de efetuar um pagamento, o sistema entende e emite uma segunda via com os cálculos de multa e juros referentes ao prazo em que o débito ficou pendente.

Se você está à frente de um marketplace com diversas parcerias, a API é fundamental para o seu negócio. Isso porque com ela você pode contar com o split de pagamentos — a distribuição automática do valor correspondente a cada fornecedor de uma mesma compra.

A integração via API atende às diversas atividades de um negócio online, desde as vendas avulsas de produtos até as assinaturas recorrentes. A gestão de cobrança é facilitada pelo controle efetivo das contas e recebimentos conforme os saldos de cobrança direta ou recorrente.

Como funciona uma API de pagamento online?

Uma API de pagamento online é um conjunto de rotinas, protocolos e ferramentas que permite que sistemas de software se comuniquem e realizem transações financeiras de forma segura pela internet. Aqui está uma visão geral de como funciona:

  • Integração: a empresa que deseja processar pagamentos online integra a API de pagamento ao seu sistema. Isso geralmente envolve o desenvolvimento de código para se comunicar com a API, normalmente usando linguagens de programação como Python, Java, PHP, etc. 
  • Autenticação: para garantir a segurança das transações, a API geralmente requer autenticação. Isso pode ser feito através de chaves de API, tokens de acesso ou outros métodos de autenticação, dependendo da implementação específica da API. 
  • Requisição de Pagamento: quando um cliente realiza uma compra no site da empresa, o sistema da empresa envia uma solicitação de pagamento para a API. Esta solicitação inclui informações sobre o cliente, os itens comprados e o valor da transação. 
  • Processamento do Pagamento: a API processa a transação, interagindo com sistemas de processamento de pagamentos como cartões de crédito, carteiras digitais, transferências bancárias, entre outros. Isso pode envolver a verificação da validade do cartão, a verificação de saldo, a realização da transação e a geração de um recibo. 
  • Confirmação: após o processamento bem-sucedido, a API retorna uma confirmação para o sistema da empresa, indicando se a transação foi aprovada ou não. 
  • Atualização do Estado: o sistema da empresa pode atualizar o estado da transação em seu banco de dados interno, registrando se a transação foi concluída com sucesso, se houve algum problema ou se está pendente de confirmação. 
  • Feedback para o Cliente: com base na resposta, o sistema da empresa pode exibir mensagens para o cliente, informando se o pagamento foi bem-sucedido ou se houve algum problema. 
  • Manuseio de Exceções: se ocorrerem problemas durante o processamento do pagamento, a API pode fornecer códigos de erro e mensagens para ajudar na depuração e na comunicação do problema para o cliente.

Quais os benefícios de usar uma API de pagamento?

Uma das maiores beneficiadas pela implementação de uma solução com a API é, sem dúvidas, a gestão financeira, pois os procedimentos passam a ser executados no modo automático, o que favorece o controle e a padronização.

O objetivo deve ser o de simplificar as atividades e criar mecanismos para um gerenciamento pautado nas informações e dados gerados pelo sistema sem a necessidade de um tempo empenhado em tarefas manuais.

A utilização da API nos sistemas de pagamento online só agrega valor ao negócio e melhora a performance mercadológica, aumentando as oportunidades de negócio e visibilidade da marca.

Veja alguns benefícios de contar com uma API de pagamento online.

Redução de custos

Para incluir API’s de pagamento online no sistema da sua loja, você não precisará de uma nova plataforma ou um desenvolvimento complexo de TI. Os gastos são mínimos para o desenvolvimento da integração e você não vai precisar investir em equipamentos novos, por exemplo.

Facilidade de integração

A conexão de uma API com os sistemas da sua loja por meio, inclusive, de aplicativos é rápida, prática e fácil. Se o desenvolvimento da integração for bem elaborado e de acordo com as necessidades sistêmicas da sua loja, em alguns minutos já estará em funcionamento.

Otimização das atividades

Realizar cobranças, gerar segunda via de boleto, identificar e baixar pagamentos são atividades que demandam tempo, retrabalho e dedicação quase exclusiva da equipe. Com a API é possível parametrizar o sistema para executar essas atividades de forma automática e com eficiência.

Redução da margem de erros

As interferências manuais são reduzidas depois da implantação da API e isso é um fator positivo para um negócio online. Os erros de cobrança indevida ou não identificação de pagamento ficam para trás quando uma solução como a API é instituída na empresa.

Utilização do split de pagamento

Já falamos sobre o split de pagamento, mas vale reforçar o quanto o trabalho interno em um marketplace pode ser facilitado pelo uso dessa ferramenta colaborativa de distribuição dos lucros entre os envolvidos nas vendas.

Facilidades para o consumidor

As diversas formas de pagamento disponibilizadas para o consumidor criam uma relação diferenciada e positiva com a sua loja. Assegurar que o pagamento por boleto bancário ou cartão de crédito seja efetuado com segurança é um diferencial competitivo de negócio.

Checkout transparente

Nada pior para um consumidor do que a sensação de insegurança na hora de efetuar o pagamento. A transparência no checkout é um benefício para o consumidor e um ganho na performance da sua loja e impacta diretamente o desejo que ele tem de ser fidelizar à sua marca.

Imagine se o consumidor entrar na sua loja, fizer o tour de exploração, encher o carrinho — impulsionado por bons preços, produtos e serviços de qualidade — e ao final, na hora de efetuar o pagamento, encontrar dificuldades para concluir a compra.

Todos os aspectos positivos que o levaram até ali caem por terra e criam uma sensação de insegurança e desconforto que você levará muito tempo para reverter. O grau de satisfação do cliente é percebido em todas as etapas, mas é a efetivação da compra que atesta toda a positividade da experiência.

Segurança

A segurança é fator essencial para desenvolver com o consumidor uma relação de confiança e fidelidade. Se a cada compra ele perceber que está diante de uma plataforma que imprime segurança na inserção dos dados pessoais, é bem provável que fará compras frequentes em sua loja.

A autenticação na API por meio do protocolo HTTPS assegura as práticas de UX (experiência do usuário) e UI (uso de interfaces) sejam percebidas pelo usuário como um plus além da qualidade e do preço dos produtos.

Webhooks

Existem gatilhos de acontecimentos sobre os pagamentos e as cobranças dentro de uma plataforma que você desconhecerá se não tiver um sistema que identifique e emita avisos. É possível programar o sistema para avisar sempre que houver algo novo — um pagamento, uma nova assinatura.

Análise de métricas

Com integração via API, as métricas de pagamento serão fundamentadas em dados concretos sem apelo para as sugestões. Seja para análise financeira ou engajamento de produtos, o sistema fornece informações reais sobre o que foi realizado dentro do período alvo da investigação.

Veja o que poderá ser medido:

  • Receita Recorrente Mensal — MRR;
  • Receita Recorrente Anual — ARR;
  • Taxa de Crescimento — Growth Rate;
  • Valor Vitalício — Lifetime Value;
  • Custo de Aquisição por Cliente — CAC;
  • Taxa de conversão;
  • Cálculo do ROI — Retorno Sobre Investimento;
  • Índice de Cancelamentos — Churn Rate.

Como a integração permite que todas as informações sejam concentradas em um mesmo ambiente, a qualquer momento os números podem ser levantados para auxiliar, principalmente, as tomadas de decisão sobre o atendimento ao cliente ou investimentos.

Como escolher uma boa API de pagamento?

O objetivo do API é oferecer todo o suporte para que um negócio virtual tenha êxito em suas investidas de vendas. As campanhas de marketing têm um custo elevado, por isso precisam ser bem direcionadas, para garantir um retorno médio de cobertura das despesas e geração de lucro.

Escolher uma boa ferramenta está condicionado ao que você deseja para o seu e-commerce ou marketplace e às facilidades de serviços a oferecer aos usuários. Avalie a necessidade para ambas as partes.

De um lado, tudo que sua loja online precisa para oferecer uma boa experiência, de outro, o que permite ao usuário o conforto e a praticidade — convergir as ideias potencializa um bom relacionamento com a maioria dos consumidores que entrarem na sua loja a procura de algo.

O ideal é que você mapeie todos os recursos que deseja disponibilizar e faça um checklist para seguir durante o desenvolvimento da solução para integração:

  • pagamento e cobrança recorrente;
  • emissão de 2ª via de boleto;
  • alerta de vencimento;
  • meios de pagamento — cartão de crédito, boleto bancário, transferência, cartão de débito;
  • acompanhamento do ticket médio;
  • controle de chargeback;
  • parcelamento de pagamento;
  • análise de crédito;
  • régua de cobrança
  • compra com 1 clique;
  • cálculo de comissionamento de vendas;
  • solução antifraude;
  • split de pagamento;
  • cálculo de juros e multas.

Simplificando a API

Autonomia para personalizar o sistema

Ter autonomia para personalizar o sistema é uma característica importante que você deve observar na hora de contratar uma ferramenta. A adaptação é muito mais rápida e fácil quando a integração é flexível e atenta às necessidades do cliente, que é você.

A expertise dos profissionais envolvidos na integração sistêmica e o amparo durante e após a implantação são fatores diferenciados a considerar, pois como um negócio online está ativo 24 horas, é fundamental saber que é possível recorrer a um suporte em caso de falhas.

Um bom parceiro abre canais de comunicação e atendimento, se dispondo a enfrentar os desafios para crescer junto com os clientes e aumentar o volume de serviços para se consolidar no segmento do mercado.

Lembre-se que o público-alvo do seu negócio pode até pertencer a um grupo de características similares, mas que o comportamento diferenciado sugere que cada um carrega um tipo diferente de expectativa.

Pensar nessas variáveis comportamentais torna a necessidade mais abrangente, por isso a API deve ser capaz de disponibilizar o maior número de recursos, ainda que sua empresa não utilize todos eles.

Gateway de pagamento x intermediador de pagamento

Existem no mercado dois tipos de prestadores de serviços — gateway de pagamento e intermediador de pagamento — que podem integrar a API de maneira segura em seu ambiente, mas que oferecem tipos de serviços diferentes relacionados a operações e transações financeiras.

O gateway de pagamento dispõe de ferramentas e recursos que agilizam o pagamento no ambiente virtual, mas com algumas limitações, como a falta de capacidade para detectar fraudes ou a transferência para outro ambiente durante o checkout de pagamento.

Já o intermediador de pagamento executa basicamente as mesmas funções, mas entrega bem mais para o seu negócio — consegue identificar o risco de fraude, promove o checkout no próprio ambiente e assume os riscos da cobrança, garantindo que você receba do consumidor inadimplente.

Qualquer serviço contratado que exija desenvolvimento e adequação gerará despesas iniciais, mas é recomendável que você avalie os custos em comparação aos benefícios que a integração poderá ofertar aos clientes da sua loja — se as expectativas de aumento do faturamento forem altas, valerá a pena o investimento.

[rock-convert-cta id="2735"]

Como utilizar uma API de pagamento?

O processo é simples para um resultado grandioso. Para que os benefícios de utilização de uma API cheguem até o consumidor final, todas as articulações determinadas para promover a comunicação entre as interfaces seguem um curso natural de operação.

Com a API, as regras de funcionamento da plataforma são evidenciadas por meio dos serviços. O consumidor atual é bem informado e entende as intervenções da tecnologia no ambiente virtual e sabe utilizar os recursos em benefício próprio.

Na gestão de cobrança, as soluções de API integram ferramentas que ajudam conter a inadimplência, proporcionando um controle rigoroso das pendências, além de criar mecanismo de comunicação virtual com um cliente em atraso.

A recusa do cartão de crédito, independentemente do motivo, será alertada ao cliente, solicitando providências imediatas para evitar que o serviço seja suspenso por tempo prolongado ou até mesmo cancelado.

Sobre a iugu

A iugu é uma plataforma de gestão e automação intermediadora de pagamentos online que disponibiliza a seus clientes diversas soluções facilitadoras para negócios com pagamento e receita pontual e recorrente.

O objetivo é, além de oferecer um serviço amplo de gestão sobre o pagamento online, reduzir os custos e os riscos de erros nas atividades operacionais do dia a dia. É uma plataforma que se integra facilmente a outros sistemas de cobrança por meio da API de pagamento.

As funcionalidades como emissão de boleto — aqui vale salientar que você só pagará a taxa de boleto se houver compensação dele —, parcelamento no cartão de crédito, alertas de proximidade de atrasos e aplicação das métricas são alguns dos serviços disponíveis.

Integração com o eNotas

Sobre as notas fiscais com a integração criada pelo eNotas, você pode ter diretamente no seu painel de controle funcionalidades de emissão e acompanhamento de notas fiscais eletrônicas sem sair da iugu.

O eNotas vai permitir que você concentre a atenção no seu core business, enquanto cuida da emissão de suas Notas Fiscais Eletrônicas de Serviço (NFS-e), de Produto (NF-e) ou do Consumidor (NFC-e) automaticamente.

No quesito segurança, não abrimos mão das medidas preventivas para que você se sinta confortável em disponibilizar os serviços aos usuários da sua plataforma:

  • em conformidade com PCI;
  • criptografia de dados (PBKDF2 - ~40.000 Iterações + AES 256-bit);
  • subsistema de transações em rede isolada à internet e pessoas;
  • risco de proteção adicional pelo banco emissor;
  • proteção a fraudes com bloqueio de dispositivo;
  • proteção contra roubo com bloqueio de dispositivo.

Se os bons exemplos inspiram, apresentamos alguns cases de uso comum e coletivo que são beneficiados pela solução de API de pagamento online.

Gestão de assinaturas via período de tempo mensal, trimestral ou anual

Exemplo: Netflix, Spotify

Cálculo pró-rata em mudança de plano de assinatura

Calcula automaticamente de valor para crédito ou débito na alteração para um plano de assinatura maior ou menor que o atual.

Armazenamento de cartão de crédito em cofres

Salva o cartão de crédito para realizar cobranças automáticas ou com 1 clique.

Transação em duas etapas

Só autorizar e depois capturar o valor, enquanto é realizada uma avaliação de risco ou verificação de disponibilidade de fornecedor.

Gestão de assinaturas via crédito, recargas automáticas

Ao comprar X créditos, se chegar perto de 0, recarga automática.

Exemplo de serviços que usam esta modalidade: Skype ou Serviço de envio de SMS/E-mails.

Gestão de assinaturas via fatura consolidada

Para contratos com várias prestações de serviço ou B2B que precisam gerir múltiplos serviços sendo prestados durante um período.

Casos de uso: Aquele tipo de assinatura que vence todo dia 5 e você vai adicionando serviços avulsos ou recorrentes para compor quando chegar na data de fechamento.

Exemplo: NET, Sky, Contratos Corporativos

Gerenciamento de contas de pagamento

Abrir contas de pagamento em nome de clientes e gerenciar o saldo em conta.

Casos de uso: Construção de marketplaces ou revenda de serviços em software de gestão.

Exemplo: Software de gestão que queira oferecer serviço de boleto bancário.

Pagamentos de fornecedores, terceiros, devoluções ou splitter.

Enviar remessa de dinheiro para fornecedores, dividir pagamentos, devolução automática de compras realizadas via boleto em comércio eletrônico.

Período grátis de assinatura

É o momento de sentir a ferramenta e selecionar os elementos que vão atender aos critérios estabelecidos pelo seu negócio e descartar aqueles que não têm aproveitamento.

E-mails transacionais

Personalização de cada passo de uma cobrança, para converter mais e recuperar pagamentos que falharam.

Eventos e gatilhos sobre tudo que acontece dentro do nosso sistema

Automatizar a comunicação entre sistemas, envio de SMS ou ligações telefônicas automatizadas via Twilio.

Régua de Cobrança

Definições de ações para o que acontece depois que o cliente não paga uma fatura. Configuração das próximas tentativas, envios de e-mails e eventos para criação de ações em seu CRM.

Limitação de forma de pagamento em faturas e assinaturas

Cobrar determinadas faturas ou assinaturas apenas com as formas de pagamento selecionadas.

Inteligência de Negócio

Diversas métricas para acompanhamento do negócio. Crescimento semanal, mensal, anual, taxa de cancelamento, distribuição por tipos de assinatura e meios de pagamento.

Como vimos, as aplicações das soluções de API’s de pagamento online não se limitam a apenas um tipo de negócio. Elas podem interagir com empresas de diversos segmentos que utilizem um sistema que interaja e se predisponha à integração.

Agora que você entende melhor como funcionam as API’s de pagamento online e o quanto podem contribuir para o sucesso da sua plataforma, que tal entrar em contato com a iugu e simular a implantação no seu negócio? Você ficará bastante impactado!

Fale com nossos consultores

Posts relacionados