Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

O que é análise cohort e como ela pode ajudar sua loja virtual?

Escrito em 18 de Junho de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 17 de Março de 2022

Para que a sua loja venda bem e fidelize os clientes, você precisa saber o que eles precisam, gostam e procuram. Mas, tenho certeza que eles têm particularidades que influenciam na opinião sobre a sua loja. A melhor maneira de compreender um pouco mais esses consumidores é por meio da análise cohort.

Esse método ajuda a entender as características de cada perfil que compõe a soma de consumidores que compram no seu e-commerce e traz impressões poderosas que podem impulsionar seu negócio.

Se interessou? Então, continue a leitura!

O que é análise cohort?

A análise cohort mostra como diferentes grupos de clientes se comportam, fornecendo uma visão rápida e clara sobre as tendências de consumo e como elas impactam o seu e-commerce.

De modo geral, essa segmentação é obtida a partir de duas características em comum:

  1. a realização de uma ação;
  2. a realização da ação em um mesmo período.

Com a formação desses grupos, é possível entender melhor como o seu público-alvo se comporta e segmentar ações de marketing e estratégias de vendas para que alcancem melhores resultados.

Qual a importância dessa análise na administração de uma loja online?

Muitas pessoas se preocupam em analisar suas métricas considerando os consumidores como um grupo único.

Porém, os clientes são diferentes e passam por experiências variadas na sua loja online, de acordo com o estágio de relacionamento em que estão (pode ser a primeira compra ou ele faz compras mensalmente, por exemplo). Ou ainda, após mudanças no site que vão afetar totalmente a experiência que o consumidor terá.

Fazer uma boa avaliação de dados é essencial para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, esse volume é enorme e avaliar a todos de uma só vez não é exatamente uma ação inteligente ― você pode perder informações valiosas assim.

Por isso, a aplicação da análise cohort permite que esse estudo seja feito em grupos segmentados estrategicamente. Assim, você vai entender exatamente o que motiva a compra nos clientes com perfis diferentes.

Como a análise cohort pode contribuir com o desenvolvimento da sua loja virtual?

Usar o cohort como ferramenta vai ajudar no crescimento do seu e-commerce, fornecendo as informações necessárias para que você possa administrar vários aspectos do negócio. Destaquei aqui os principais para aumentar a sua clareza sobre o assunto.

Mostra os comportamentos de compra

Obter os dados de interação e de consumo dos seus clientes é importante para entender as tendências atuais e até mesmo prever um pouco dos comportamentos futuros. Por meio da análise cohort, você consegue observar melhor cada grupo que compõe a sua cartela de clientes e assim, consegue fazer estratégias com melhor resultado.

Possibilita a avaliação de produtos

A opinião dos consumidores sobre os produtos é extremamente importante. Somente com os depoimentos deles você vai entender se determinado item está agradando, porque aquela linha que você achou que ia ser um sucesso está encalhada, ou ainda, as diferenças entre a sua marca e a concorrência.

Procure sempre coletar a impressão dos clientes sobre os produtos e entenda o que realmente está funcionando e o que precisa ser mudado.

Ajuda a combater o churn

O churn ― métrica que indica o quanto a sua loja perdeu de clientes ou de receita ― é algo que preocupa qualquer lojista, afinal, ninguém quer diminuir as vendas, não é mesmo?

Observar e coletar informações sobre os clientes ajuda a entender os motivos que provocam a desistência da compra e ajuda na tomada de ações preventivas.

Para isso, essa análise deve ser contínua, já que as mudanças no mercado acontecem o tempo todo e você precisa de uma previsibilidade de receita para manter o negócio.

Mede o tempo de permanência nas páginas

O tempo de permanência nas páginas da sua loja online traz dicas importantes sobre o que está funcionando ou não no site. Ferramentas como o Google Analytics ajudam a entender quanto tempo os visitantes ficaram em cada página. Com isso, você consegue verificar quais estão chamando mais a atenção dos clientes e quais precisam ser reformuladas.

Protege o Life Time Value

Esse termo, também conhecido como LTV, é indispensável para empresas que têm a satisfação do cliente como foco principal. Ele indica o tempo em que o cliente permanece ativo, mantendo o relacionamento com a organização.

O Life Time Value é importante porque os custos que envolvem a atração e a manutenção dos consumidores são bem altos. Então, quanto mais tempo o cliente permanecer como comprador fiel da sua loja, maior a diluição desses gastos, aumentando assim o retorno sobre o valor que você investiu para conquistar esse consumidor.

Como implementar a análise cohort no negócio?

Você quer aproveitar os benefícios que a análise cohort proporciona, não é mesmo? Vou apresentar então alguns passos a serem seguidos para que você consiga implementar a ferramenta no seu e-commerce.

Defina os grupos que serão analisados

O primeiro passo é entender exatamente quais pessoas você vai acompanhar. Esse grupo pode ser os consumidores que passaram por uma nova campanha, que foram captados durante um evento ou que retornaram à sua loja atraídos por um cupom de desconto.

Lembre-se de que as impressões coletadas nesse grupo não devem ser tomadas como padrão para o restante dos clientes. Elas apenas vão ajudar a entender melhor as tendências de comportamento.

Colete os dados

Durante essa segunda fase, você precisa escolher uma fonte de dados que seja confiável para coletar todas as informações e depois organizá-las, seja com a ajuda de uma planilha seja com o auxílio de um software pensado para esse trabalho.

Se você optar pelo uso de diversas fontes para esses dados, é importante tomar cuidado para fazer uma boa filtragem, evitando o uso de informações duplicadas.

Analise resultados

A partir da coleta e avaliação das informações, é necessário interpretar esses resultados e transformá-los em ações estratégicas. Ou seja, procure entender o que os números dizem e planeje algumas ações para resolver os problemas.

E você, já teve contato com algum tipo de análise dos clientes para a sua loja? Vale a pena aproveitar o conceito de análise cohort e entender melhor o que as pessoas que visitam o seu e-commerce esperam. Lembre-se que oferecer o que o consumidor procura é uma das chaves para aumentar o faturamento!

Aproveite para assinar a nossa newsletter e ser notificado em seu e-mail quando publicarmos novos conteúdos!