Descubra 5 vantagens da antecipação de recebíveis para empresas

Escrito em 26 de Janeiro de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Manter a saúde financeira de um negócio em dia nem sempre é uma tarefa fácil. Em meio a diversas obrigações, despesas e investimentos, o capital de giro pode ficar comprometido. Nesse sentido, entender as vantagens da antecipação de recebíveis para empresas pode ser uma ótima saída para colocar a casa em ordem.

Isso porque, além de mais prática, essa linha de crédito evita que o seu empreendimento acumule dívidas provindas de empréstimos financeiros, que, a longo prazo, podem comprometer a saúde do caixa. 

Então, que tal saber mais sobre como manter o capital de giro do seu negócio? 

Continue a leitura do conteúdo e entenda o que é antecipação de recebíveis e todas as vantagens que ela proporciona.

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que possibilita que uma companhia receba valores futuros antes dos prazos previstos.

De forma resumida, é por meio desse método que uma empresa pode antecipar o recebimento de um capital que já é seu,  mas que só faria parte de seu patrimônio futuramente. 

Para entender como ele funciona, imagine o seguinte cenário: a sua companhia tem um recebimento de pagamentos digitais agendado para daqui a 40 dias. 

Com a antecipação de recebíveis para empresas, ela pode adiantar o recebimento e contar com ele imediatamente. 

Dessa forma, o recurso é uma ótima alternativa para manter o capital de giro do negócio sem comprometer a saúde do caixa. 

Antecipação de recebíveis e empréstimo: qual é a diferença?

Antes de prosseguirmos, é fundamental que você entenda a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo. 

Como mencionamos no início do texto, a antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que facilita o capital de giro das empresas.  

Os empréstimos, por sua vez, são mais caros, já que bancos e instituições financeiras incluem taxas e juros. 

Além disso, a contratação de um empréstimo costuma ser mais burocrática, uma vez que ela depende da aprovação de cadastro e avaliação de risco. 

Em uma antecipação de recebíveis, o capital já é da empresa, e ela só estará adiantando o recebimento mediante uma operação financeira totalmente legal. 

Desse modo, fica claro que o empréstimo não é uma alternativa financeiramente saudável, uma vez que o capital para o pagamento de parcelas e taxas precisa ser gerado e estar disponível em caixa no momento dos vencimentos.  

Conheça as 5 vantagens da antecipação de recebíveis para empresas

Agora que você já entendeu como funciona a antecipação de recebíveis, é hora de conhecer as principais vantagens desse recurso. Veja só. 

1. Evitar empréstimos

Como a antecipação de recebíveis para empresa utiliza um valor já pertencente à companhia, as taxas são bem menores do que a dos empréstimos. 

Sendo assim, é possível evitá-los e ainda manter o fluxo de caixa em dia. 

2. Possibilidade de reinvestir

Ao antecipar recebíveis, a sua empresa conta mais capital de giro. Dessa forma, é possível realizar investimentos, melhorias e até expansões no seu negócio. 

A longo prazo, isso significa mais recursos para aproveitar oportunidades e ter um bom retorno a médio e longo prazo. 

3. Melhorar a saúde financeira

Com o adiantamento de recebíveis, a sua empresa está apenas recebendo pagamentos que já pertencem a ela antes do prazo. 

A partir dessa prática, é possível preservar a saúde financeira de seu negócio, uma vez que não há pagamento de juros ou taxas referentes a empréstimos.

4. Resolver imprevistos

Sabemos que, por melhor que seja a gestão financeira de uma empresa, imprevistos acontecem. 

Nesse sentido, a antecipação de recebíveis permite que o seu negócio tenha dinheiro em caixa para as emergências, como acidentes. Assim, é possível evitar prejuízos lá na frente.

5. Ter liquidez de caixa

Com a antecipação de recebíveis online, você pode ter mais liquidez de caixa. Isso significa que os valores estarão disponíveis no seu caixa em um curto período. Assim, é possível ter uma operação financeira mais saudável e fluida, sem prejuízos.

Como fazer a antecipação de recebíveis?

Como vimos ao longo do artigo, as vantagens da antecipação de recebíveis são muitas. Entretanto, ela não deve se tornar uma prática recorrente. 

Isso porque, se feita de forma contínua e sem necessidade, ela pode atrapalhar o planejamento financeiro do seu negócio. 

Portanto, a dica é ter cautela. Um dos cenários em que a antecipação de recebíveis para empresa pode ser benéfica é se a sua empresa trabalha com pagamentos a prazo, como no cartão de crédito.  

mão de um homem segurando um smartphone e fazendo pagamento com método de pagamento cartão de crédito

De todo modo, é fundamental realizar um acompanhamento constante de todas as transações de sua empresa, analisando diferentes cenários e situações. 

Nesse contexto, contar com ferramentas que automatizam os seus processos é crucial para manter o caixa em dia.  

Com a tecnologia e expertise da iugu, você tem uma plataforma completa com diferentes soluções financeiras que atendem às necessidades do seu negócio.  

Além de diferentes meios de pagamento e uma API completa, você ainda pode antecipar seus recebíveis com as melhores taxas do mercado.

Quer saber como podemos potencializar o seu negócio? Fale com nossos especialistas e escolha o plano ideal.

Planos-iugu

mão de uma mulher segurando celular e pagando compras com método de pagamento cartão de crédito

Posts relacionados