imagem_clinicorp-1

Cases de Sucesso

Como a Clinicorp aumentou o volume de suas transações financeiras em 45% com a tecnologia da iugu

A Clinicorp, software de gestão especializado em clínicas odontológicas, é uma empresa que tem como principal missão entregar mais eficiência para os consultórios. Isso é feito a partir de ferramentas que geram ganho de tempo, otimizam esforços e dão mais velocidade para a gestão da rotina.

Para atingir seus objetivos de negócio, a Clinicorp conta com o apoio da tecnologia financeira da iugu desde 2017. Temos orgulho de ter sido o primeiro parceiro de meios de pagamento da empresa. 

A partir dessa parceria, a Clinicorp aumentou o volume total de transações processadas em 45% entre 2023 e 2024. O sucesso foi possível graças à API da iugu, que automatiza toda a jornada de venda e cobrança do cliente da Clinicorp e dá a visibilidade necessária para o acompanhamento minucioso da operação.

Para saber mais desse caso de sucesso, leia o case na íntegra.

 

A busca por uma API robusta pra o crescimento do negócio: como a iugu apoiou o desafio da Clinicorp

 

Em 2017, a Clinicorp buscava um parceiro de tecnologia financeira que pudesse atender ao desafio que tinham: ter alto crescimento e escalar o negócio. Isso significava ter cada vez mais clínicas odontológicas e de estética utilizando seu software de gestão - e, então, gerar cada vez mais cobranças e alavancar receita.

Com uma equipe técnica consolidada, a Clinicorp já tinha um modelo de negócio estruturado, já sabiam o que uma plataforma de soluções financeiras precisava oferecer e qual seria o diferencial na decisão pelo parceiro comercial: uma API robusta e que facilitasse a gestão de tudo o que acontecia entre Clinicorp e seus clientes.

Além disso, era preciso que as integrações obedecessem um princípio básico da engenharia de software: alta coesão e baixo acoplamento. Ou seja, que as soluções do parceiro escolhido atendessem plenamente à responsabilidade de ser uma plataforma de soluções financeiras e que seu bom funcionamento, apesar de totalmente integrado à Clinicorp, não dependesse de outros fatores para exercer seu papel.

Via API da iugu, a Clinicorp tem visibilidade de toda a jornada de seus clientes: desde a abertura da conta até a geração de cobranças e chegando na conciliação financeira, o processo é transparente e centralizado. Criar processos, ser notificado via ativação de webhooks específicos sobre as ações dos clientes e saber se elas foram concluídas com êxito é fundamental para o sucesso da operação.

Você sabia? A API da iugu tem mais de 140 chamadas prontas para serem utilizadas. Elas contemplam o processo de cobrança de ponta a ponta e é você quem decide quais gatilhos serão utilizados e a partir de qual evento. Além disso, sua empresa tem a liberdade de criar novos gatilhos e personalizá-los de acordo com o seu modelo de negócio. E mais: o tempo de resposta dos webhooks é inferior a 300ms, sendo um dos mais rápidos do mercado. 

Como frisado, trata-se de um negócio de volume: já são mais de 79 mil usuários ativos na plataforma da Clinicorp. Por isso, a importância de processos automatizados que sinalizem se tudo está acontecendo da maneira esperada ou se existe algum ponto de atenção, sem que isso onere pessoas.

Da mesma forma, as clínicas odontológicas precisam ter autonomia nas operações e entendê-las: se algum evento fora do esperado acontecer, a tecnologia da iugu, via API, notifica que determinado processo precisa de intervenção humana. 

Isso gera entendimento de um possível gargalo de forma ágil, uma resolução assertiva e com o timing certo, evitando problemas na operação. Automatizar todo o processo libera o tempo das equipes financeiras, de atendimento e de tecnologia para atuar de forma estratégica no dia a dia da empresa.

 

Como a tecnologia de conciliação automatizada da iugu apoiou o aumento do TPV da Clinicorp

 

Depois da API, que automatizou todo o processo e acompanhou a expansão da carteira de clientes, os executivos da Clinicorp destacam a estrutura de subcontas como outro ponto crucial para o negócio e como fator de decisão quando escolheram a iugu como parceiro.

Com a possibilidade de integrar e centralizar todas as clínicas odontológicas e de estética, e suas ações dentro de uma única plataforma, a Clinicorp pôde construir toda a jornada de seu cliente dentro de um ambiente próprio, whitelabel, 100% integrado a iugu. 

O fato de atenderem muitas clínicas exigia uma arquitetura de software no modelo multi-tenant: utilizar um único fornecedor de soluções financeiras que desse conta de atender todos os clientes da Clinicorp.

Encontrando na estrutura de subcontas da iugu a visão de arquitetura necessária, a Clinicorp isola os dados e as ações de cada um de seus clientes. Isso é primordial para o modelo de negócio, visto que são muitas operações financeiras acontecendo simultaneamente, de modo que se as contas estivessem misturadas, seria impossível manter o controle e geraria uma complexidade muito alta para a conciliação financeira de cada clínica.

Todas as subcontas, que correspondem a cada uma das clínicas odontológicas, estão visíveis para a Clinicorp, que é a conta principal da estrutura. Isto é, a Clinicorp tem total controle do que está acontecendo com seus clientes e também pode atuar em casos onde a ação humana é necessária.

Ao mesmo tempo, por ser uma solução whitelabel, tudo o que as clínicas odontológicas enxergam é a solução da Clinicorp. Isso porque a empresa tem a tecnologia financeira da iugu embedada, como um Baking as a Service. O modelo possibilita a personalização do ambiente de acordo com a identidade da Clinicorp,  gera menos atrito no entendimento do software e facilita o uso da solução.

 

Meios de pagamento que geram acessibilidade aos tratamentos para os clientes

 

O boleto é o meio de pagamento mais utilizado pela Clinicorp, seguido pelo cartão de crédito e pelo Pix. Oferecer múltiplos meios de pagamento é crucial para o sucesso da operação, uma vez que o cliente final pode escolher qual forma se adequa melhor à sua realidade.

Nas clínicas odontológicas, a aderência do boleto é um sucesso. Isso acontece porque ele está inserido na jornada dos clientes da Clinicorp e gera valor. Do contrário, seria somente mais um meio de pagamento.

O primeiro ponto que destaca o uso massivo do boleto é que, muitas vezes, o público atendido pelas clínicas odontológicas não têm limite no cartão de crédito para parcelar o tratamento. Aqui, o boleto já entra como uma opção que gera acessibilidade a mais pessoas.

Em se tratando de processos, as clínicas geram com facilidade e rapidez esse tipo de cobrança e não precisam se preocupar em fazer acompanhamentos manuais sobre os pagamentos realizados: a conciliação já acontece automaticamente e fica disponível no prontuário do paciente. Além disso, o financeiro da clínica é informado e um relatório de pagamentos pendentes é gerado automaticamente.

Antes da solução da iugu estar integrada à Clinicorp e ser oferecida para esses estabelecimentos, a realidade das clínicas era extremamente burocrática: 

  • a emissão de boletos era negociada diretamente com o banco e os custos da operação eram muito altos;
  • as clínicas pagavam tanto pela emissão quanto pela liquidação do boleto. Dependendo do caso, até pela alteração de alguma informação;
  • na maior parte das vezes, por se tratar de grande volume de boletos, já que os tratamentos ortodônticos são pagos em várias parcelas, a clínica tinha pouca margem de lucro.

Com a parceria entre Clinicorp e iugu, as taxas de boleto são mais atrativas e a cobrança é feita somente pela liquidação do boleto. Além disso, todo o processo é facilitado, já que:

  • a negociação acontece diretamente com a iugu;

  • a integração permite a conciliação automática dos pagamentos;

  • e, portanto, todo o processo ganha celeridade.

Já nas clínicas estéticas, o uso do cartão de crédito é mais comum, por conta do público e do valor dos tratamentos. Em qualquer um dos casos, o importante é ter flexibilidade nos meios de pagamento e oferecer essa gama para os clientes, de modo que a forma mais adequada de cobrança esteja disponível para sua escolha.

Modelo de recorrência: tranquilidade para o negócio e mais vantagens para os clientes 

 

O modelo de recorrência é uma mentalidade que a Clinicorp está inserindo para seus clientes: fazer a limpeza dentária ou a aplicação de botox são serviços que precisam ser feitos periodicamente, do contrário, seus efeitos são passageiros. 

Ao entender a dinâmica dos tratamentos e analisar qual meio de pagamento os viabiliza, a Clinicorp agrega ainda mais valor para seus clientes pela tecnologia da iugu.

Nesse cenário, as assinaturas são uma excelente alternativa: a clínica tem previsão de recebíveis, melhora seu fluxo de caixa e os clientes enxergam resultados mais consistentes, pois respeitam a periodicidade do tratamento. A ideia é o pagamento de um valor fixo mensal que dê acesso a determinados serviços ao longo do ano.

Para implantar a recorrência via boleto, a Clinicorp tem processos muito controlados dentro da sua plataforma que garantem que a clínica odontológica receberá os valores: análise de perfil do cliente e a assinatura de contrato são alguns deles. 

O modelo ainda está penetrando no segmento, mas as perspectivas de maior controle de fluxo de caixa e estabilidade financeira podem ser o diferencial para a adesão das clínicas.

Em mais de 7 anos de parceria, a tecnologia da iugu acompanha o crescimento constante da Clinicorp e apoia a empresa em seu propósito de facilitar a gestão de seus clientes.

A perspectiva é agregar ainda mais funcionalidades na plataforma da iugu, para que a sinergia dessa parceria aumente ainda mais, sempre visando reduzir a complexidade de desenvolvimento e aumentar a eficiência da operação.

Quais foram os resultados da Clinicorp em parceria com a iugu?

Ganho de escala na operação a partir da estrutura de subcontas

Maior controle do fluxo de caixa para as clínicas; 

Transparência facilitada de toda a operação; 

Automatização de todo o processo de cobranças;

Conciliação financeira otimizada;

Expansão da atuação para todo o território nacional;

Oferta ampliada de serviços ortodônticos pela flexibilidade de pagamento;

Fidelização de clientes das clínicas;

Aumento de 45% nas transações financeiras feitas com a iugu entre 2023 e 2024.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas!
home-iugu-2023-v3-1