Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

WhatsApp comercial: descubra as vantagens para o seu negócio

Conheça as vantagens do WhatsApp comercial e como integrá-lo à sua estratégia de vendas

Escrito em 29 de Junho de 2022 por Thainara Carvalho

Atualizado em 15 de Julho de 2022

Se você é um empreendedor, deve saber que a tecnologia, além de facilitar a rotina, oferece diversos recursos para engajar e atrair clientes. Nesse contexto, o WhatsApp comercial – braço de negócios do app de mensagens –, figura como uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas.

E a utilização do popular aplicativo de mensagens como parte de uma estratégia de negócios não é por acaso. Uma pesquisa realizada pela Statista, revelou que, no Brasil, o número de usuários do WhatsApp é de mais de 120 milhões.

Mas quais são as vantagens do WhatsApp Comercial? E quais são as boas práticas que a sua empresa deve adotar para utilizá-lo de forma eficaz?  Para saber mais, continue a leitura até o final.

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

O que é o WhatsApp comercial?

O WhatsApp comercial nada mais é do que um aplicativo de mensagens desenvolvido especialmente para as empresas que desejam ter um canal eficaz de comunicação com os clientes.

Diferente da versão tradicional – utilizada para a comunicação com amigos e familiares –, o WhatsApp comercial conta com funcionalidades específicas para que negócios de diferentes portes prestem um bom atendimento aos consumidores.

Além disso, a solução é dividida em duas modalidades:

  • WhatsApp Business: versão criada para pequenas empresas;

  • API do WhatsApp Business: solução criada especialmente para empresas de médio e grande porte. Nela, é possível integrar chatbots e deixar a comunicação totalmente automatizada.

Como funciona o WhatsApp comercial?

O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes do seu negócio e oferece diversas ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Confira quais são as outras funcionalidades que ele oferece:

  • Perfil comercial: ao mudar de um perfil pessoal para o comercial, você pode exibir dados da sua empresa, como e-mail, site e telefone;
  • Estatística: a versão comercial do WhatsApp fornece estatísticas e análises de engajamento e alcance da comunicação entre empresa e cliente. Com esses recursos, você consegue visualizar a quantidade de mensagens entregues e lidas.

  • Automação de mensagens: a partir desse recurso,  você consegue criar mensagens automatizadas. Dessa forma, as mensagens são enviadas com rapidez e não há necessidade de novos textos o tempo todo; 

  • Etiquetas: as etiquetas, por sua vez, permitem que o usuário categorize conversas e grupos, tornando o aplicativo mais organizado e melhorando sua usabilidade.

Por que a sua empresa deve investir no WhatsApp comercial?

Como mencionamos logo no início, o Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados do mundo.

E durante a pandemia de COVID-19, o mensageiro conquistou ainda mais espaço nos smartphones brasileiros.

Para se ter uma ideia, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box revelou que a cada 100 smartphones no Brasil, 99 têm o app instalado, e que 93% dos brasileiros utilizam o app diariamente. 

Além disso, a pesquisa "Mensageria no Brasil", realizada em fevereiro de 2020, mostrou que 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas.

Logo, podemos afirmar que o WhatsApp comercial é um eficiente canal de comunicação para as empresas, principalmente quando falamos sobre relacionamento com o cliente.

Mas as vantagens não param aí. Confira outros benefícios do WhatsApp comercial  para os negócios.

 1.  Mensagem de ausência


Com o WhatsApp comercial, você pode disparar mensagens de ausência quando a sua empresa não estiver em horário de atendimento.

Dessa maneira, você mantém as chances de atender as necessidades dos clientes e não corre o risco de deixá-lo esperando.

 2.  Catálogo de produtos


O catálogo de produtos no WhatsApp pode ser criado a partir de imagens de itens ou serviços que a sua empresa oferece. Além disso, você pode adicionar preços, informações e links para compras diretas. 

Assim, os seus clientes conseguem visualizar o que a empresa oferece, tirar dúvidas e efetivar sua compra.

 3.  Divulgação da marca


Já imagine ter o seus produtos e serviços divulgados para centenas de pessoas e ter ainda mais reconhecimento?

Essa é uma das grandes vantagens do WhatsApp comercial, já que o app conta com grupos e listas de transmissão. Com elas, você consegue promover o engajamento dos clientes através do compartilhamento.

 4.  Melhora nas vendas


Para além do aumento da satisfação do cliente, o mensageiro também se mostra um excelente aliado quando falamos sobre vendas otimizadas

Isso porque o mobile commerce tem se mostrado um dos principais canais de compra dos últimos anos. Segundo o Webshoppers, o comércio móvel teve, em 2020, um faturamento de 45,9 bilhões.

WhatsApp comercial e WhatsApp Pay: entenda a relação

Em junho de 2020, o WhatsApp lançou uma ferramenta de pagamentos, conhecida como WhatsApp Pay

A funcionalidade foi criada para facilitar as vendas pelo app, e permite a transferência de dinheiro e pagamentos via cartão de débito no próprio aplicativo.

Além disso, ela oferece diversas vantagens para os empreendedores, como, por exemplo, a praticidade de conversar com o cliente, mostrar produtos e já fechar negócio direto pelo aplicativo, o que facilita o fluxo da venda.

A proposta inovadora do mensageiro animou os consumidores, e segundo uma pesquisa da MindMiners, 42% dos entrevistados afirmaram que gostariam da possibilidade de realizar pagamentos pelo WhatsApp Pay.

Em contrapartida, 78% têm medo de compartilhar seus dados com a plataforma, e esse receio é explicado pelo aumento de golpes no WhatsApp.

Sendo assim, é importante estar atento e contar com uma plataforma de pagamento profissional para otimizar as vendas, seja no WhatsApp ou em outros canais.

Como criar uma conta de WhatsApp para o seu negócio: 7 passos para um relacionamento eficaz

Agora que você já entendeu todas as vantagens que o mensageiro pode trazer ao seu negócio, chegou a hora de descobrir como fazer um WhatsApp comercial e interagir de forma eficaz com os seus clientes. Veja o passo a passo.

 1.  Insira as informações da empresa


A inserção de informações corretas é o primeiro passo na criação de um WhatsApp comercial. Lá, você deve registrar:

  • Endereço do espaço físico, com detalhes a partir da utilização do mapa;
  • Descrição de produtos e serviços que a empresa oferece;
  • Horário de funcionamento;
  • E-mail, site e outros canais de comunicação.

 2.  Conheça o seu público-alvo

Como vimos até aqui, o WhatsApp comercial é um aplicativo de interação e relacionamento com os clientes do seu negócio. Por isso, de nada adianta disparar grandes volumes de mensagens e conteúdos sem uma estratégia definida.

Para resolver o problema e desenvolver uma comunicação assertiva, é fundamental conhecer o seu público-alvo, entender os seus gostos, hábitos e falar de forma personalizada. 

 3.  Defina a linguagem


Os aplicativos de mensagem permitem formas de interação informais e descontraídas, mas, mesmo assim, é preciso ter cuidado. 

Aqui, a dica é contar com um script de atendimento que facilite as conversas.  Também é importante contar com o feedback dos seus clientes para adaptar a postura da empresa. 

 4.  Divulgue o canal


Com o público-alvo e linguagem definidas, é hora de divulgar o WhatsApp do seu negócio e atrair os seus clientes para esse canal.

Para conseguir despertar o interesse no seu público, você pode proporcionar ofertas exclusivas ou divulgações antecipadas.

 5.  Insira o seu link de WhatsApp em pontos estratégicos


Os links do WhatsApp podem ser inseridos em diversos pontos estratégicos em plataformas para converter mais clientes. 

Então, se você tem um site, é possível inserir o botão com o link do WhatsApp em pontos como a Página Inicial, Páginas de Produtos, Carrinho de Compras e Checkout de Pagamento.

Dessa forma, seu cliente poderá entrar em contato tanto para compras, quanto para tirar dúvidas específicas.

 6.  Responda com rapidez


Em um mundo hiperconectado e com informações que surgem a todo instante, é fundamental que a sua empresa esteja preparada para responder com rapidez. 

A partir de uma interação veloz, o seu negócio consegue demonstrar atenção com o consumidor, o que aumenta as chances de fidelização.

 7.  Interaja no momento certo


Como mencionamos acima, o bombardeio de mensagens sem estratégia ou propósito pode trazer mais prejuízos do que benefícios ao seu negócio. Assim, é importante saber quando interagir.

Você pode, por exemplo, enviar mensagens sobre acompanhamento de pedidos e dar updates sobre a entrega. Atente-se também ao pós-venda e busque entender se o cliente ficou satisfeito ou se teve problemas com o produto.

Dê mais eficiência ao seu negócio com a automação da iugu!

Se você leu até aqui, já deve ter entendido que o WhatsApp comercial possui um grande potencial para estreitar relacionamentos e escalonar as vendas de empresas. 

E para proporcionar uma experiência de compra flexível, segura e transparente, é preciso contar com meios de pagamento que se adaptam à realidade do seu negócio. 

Com a iugu, sua automação de pagamentos fica muito mais fácil, o que te dá chances de pensar em novas estratégias de vendas. Descubra qual plano da iugu combina com o momento da sua empresa e comece a vender mais agora!

Planos-iugu