WhatsApp comercial: descubra as vantagens para o seu negócio

Escrito em 29 de Junho de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Se você é um empreendedor, deve saber que a tecnologia, além de facilitar a rotina, oferece diversos recursos para engajar e atrair clientes. Nesse contexto, o WhatsApp comercial – braço de negócios do app de mensagens –, figura como uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas.

E a utilização do popular aplicativo de mensagens como parte de uma estratégia de negócios não é por acaso. Uma pesquisa realizada pela Statista, revelou que, no Brasil, o número de usuários do WhatsApp é de mais de 120 milhões.

Mas quais são as vantagens do WhatsApp Comercial? E quais são as boas práticas que a sua empresa deve adotar para utilizá-lo de forma eficaz?  Para saber mais, continue a leitura até o final.

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

O que é o WhatsApp comercial?

O WhatsApp comercial nada mais é do que um aplicativo de mensagens desenvolvido especialmente para as empresas que desejam ter um canal eficaz de comunicação com os clientes.

Diferente da versão tradicional – utilizada para a comunicação com amigos e familiares –, o WhatsApp comercial conta com funcionalidades específicas para que negócios de diferentes portes prestem um bom atendimento aos consumidores.

Além disso, a solução é dividida em duas modalidades:

  • WhatsApp Business: versão criada para pequenas empresas;

  • API do WhatsApp Business: solução criada especialmente para empresas de médio e grande porte. Nela, é possível integrar chatbots e deixar a comunicação totalmente automatizada.

Como funciona o WhatsApp comercial?

O WhatsApp Business facilita a interação com os clientes do seu negócio e oferece diversas ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Confira quais são as outras funcionalidades que ele oferece:

  • Perfil comercial: ao mudar de um perfil pessoal para o comercial, você pode exibir dados da sua empresa, como e-mail, site e telefone;
  • Estatística: a versão comercial do WhatsApp fornece estatísticas e análises de engajamento e alcance da comunicação entre empresa e cliente. Com esses recursos, você consegue visualizar a quantidade de mensagens entregues e lidas.

  • Automação de mensagens: a partir desse recurso,  você consegue criar mensagens automatizadas. Dessa forma, as mensagens são enviadas com rapidez e não há necessidade de novos textos o tempo todo; 

  • Etiquetas: as etiquetas, por sua vez, permitem que o usuário categorize conversas e grupos, tornando o aplicativo mais organizado e melhorando sua usabilidade.

Por que a sua empresa deve investir no WhatsApp comercial?

Como mencionamos logo no início, o Whatsapp é um dos aplicativos mais utilizados do mundo.

E durante a pandemia de COVID-19, o mensageiro conquistou ainda mais espaço nos smartphones brasileiros.

Para se ter uma ideia, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box revelou que a cada 100 smartphones no Brasil, 99 têm o app instalado, e que 93% dos brasileiros utilizam o app diariamente. 

Além disso, a pesquisa "Mensageria no Brasil", realizada em fevereiro de 2020, mostrou que 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas.

Logo, podemos afirmar que o WhatsApp comercial é um eficiente canal de comunicação para as empresas, principalmente quando falamos sobre relacionamento com o cliente.

Mas as vantagens não param aí. Confira outros benefícios do WhatsApp comercial  para os negócios.

 1.  Mensagem de ausência


Com o WhatsApp comercial, você pode disparar mensagens de ausência quando a sua empresa não estiver em horário de atendimento.

Dessa maneira, você mantém as chances de atender as necessidades dos clientes e não corre o risco de deixá-lo esperando.

 2.  Catálogo de produtos


O catálogo de produtos no WhatsApp pode ser criado a partir de imagens de itens ou serviços que a sua empresa oferece. Além disso, você pode adicionar preços, informações e links para compras diretas. 

Assim, os seus clientes conseguem visualizar o que a empresa oferece, tirar dúvidas e efetivar sua compra.

 3.  Divulgação da marca


Já imagine ter o seus produtos e serviços divulgados para centenas de pessoas e ter ainda mais reconhecimento?

Essa é uma das grandes vantagens do WhatsApp comercial, já que o app conta com grupos e listas de transmissão. Com elas, você consegue promover o engajamento dos clientes através do compartilhamento.

 4.  Melhora nas vendas


Para além do aumento da satisfação do cliente, o mensageiro também se mostra um excelente aliado quando falamos sobre vendas otimizadas

Isso porque o mobile commerce tem se mostrado um dos principais canais de compra dos últimos anos. Segundo o Webshoppers, o comércio móvel teve, em 2020, um faturamento de 45,9 bilhões.

WhatsApp comercial e WhatsApp Pay: entenda a relação

Em junho de 2020, o WhatsApp lançou uma ferramenta de pagamentos, conhecida como WhatsApp Pay

A funcionalidade foi criada para facilitar as vendas pelo app, e permite a transferência de dinheiro e pagamentos via cartão de débito no próprio aplicativo.

Além disso, ela oferece diversas vantagens para os empreendedores, como, por exemplo, a praticidade de conversar com o cliente, mostrar produtos e já fechar negócio direto pelo aplicativo, o que facilita o fluxo da venda.

A proposta inovadora do mensageiro animou os consumidores, e segundo uma pesquisa da MindMiners, 42% dos entrevistados afirmaram que gostariam da possibilidade de realizar pagamentos pelo WhatsApp Pay.

Em contrapartida, 78% têm medo de compartilhar seus dados com a plataforma, e esse receio é explicado pelo aumento de golpes no WhatsApp.

Sendo assim, é importante estar atento e contar com uma plataforma de pagamento profissional para otimizar as vendas, seja no WhatsApp ou em outros canais.

Como criar uma conta de WhatsApp para o seu negócio: 7 passos para um relacionamento eficaz

Agora que você já entendeu todas as vantagens que o mensageiro pode trazer ao seu negócio, chegou a hora de descobrir como fazer um WhatsApp comercial e interagir de forma eficaz com os seus clientes. Veja o passo a passo.

 1.  Insira as informações da empresa


A inserção de informações corretas é o primeiro passo na criação de um WhatsApp comercial. Lá, você deve registrar:

  • Endereço do espaço físico, com detalhes a partir da utilização do mapa;
  • Descrição de produtos e serviços que a empresa oferece;
  • Horário de funcionamento;
  • E-mail, site e outros canais de comunicação.

 2.  Conheça o seu público-alvo

Como vimos até aqui, o WhatsApp comercial é um aplicativo de interação e relacionamento com os clientes do seu negócio. Por isso, de nada adianta disparar grandes volumes de mensagens e conteúdos sem uma estratégia definida.

Para resolver o problema e desenvolver uma comunicação assertiva, é fundamental conhecer o seu público-alvo, entender os seus gostos, hábitos e falar de forma personalizada. 

 3.  Defina a linguagem


Os aplicativos de mensagem permitem formas de interação informais e descontraídas, mas, mesmo assim, é preciso ter cuidado. 

Aqui, a dica é contar com um script de atendimento que facilite as conversas.  Também é importante contar com o feedback dos seus clientes para adaptar a postura da empresa. 

 4.  Divulgue o canal


Com o público-alvo e linguagem definidas, é hora de divulgar o WhatsApp do seu negócio e atrair os seus clientes para esse canal.

Para conseguir despertar o interesse no seu público, você pode proporcionar ofertas exclusivas ou divulgações antecipadas.

 5.  Insira o seu link de WhatsApp em pontos estratégicos


Os links do WhatsApp podem ser inseridos em diversos pontos estratégicos em plataformas para converter mais clientes. 

Então, se você tem um site, é possível inserir o botão com o link do WhatsApp em pontos como a Página Inicial, Páginas de Produtos, Carrinho de Compras e Checkout de Pagamento.

Dessa forma, seu cliente poderá entrar em contato tanto para compras, quanto para tirar dúvidas específicas.

 6.  Responda com rapidez


Em um mundo hiperconectado e com informações que surgem a todo instante, é fundamental que a sua empresa esteja preparada para responder com rapidez. 

A partir de uma interação veloz, o seu negócio consegue demonstrar atenção com o consumidor, o que aumenta as chances de fidelização.

 7.  Interaja no momento certo


Como mencionamos acima, o bombardeio de mensagens sem estratégia ou propósito pode trazer mais prejuízos do que benefícios ao seu negócio. Assim, é importante saber quando interagir.

Você pode, por exemplo, enviar mensagens sobre acompanhamento de pedidos e dar updates sobre a entrega. Atente-se também ao pós-venda e busque entender se o cliente ficou satisfeito ou se teve problemas com o produto.

Dê mais eficiência ao seu negócio com a automação da iugu!

Se você leu até aqui, já deve ter entendido que o WhatsApp comercial possui um grande potencial para estreitar relacionamentos e escalonar as vendas de empresas. 

E para proporcionar uma experiência de compra flexível, segura e transparente, é preciso contar com meios de pagamento que se adaptam à realidade do seu negócio. 

Com a iugu, sua automação de pagamentos fica muito mais fácil, o que te dá chances de pensar em novas estratégias de vendas. Descubra qual plano da iugu combina com o momento da sua empresa e comece a vender mais agora!

Planos-iugu

Posts relacionados