Android 12: Tudo sobre a atualização

Escrito em 07 de Janeiro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O sistema operacional móvel mais usado do mundo chega à sua versão de número 12. Anunciado oficialmente em maio, na Google I/O 2021, o Android 12 chegou ao público completamente repaginado.

Com melhorias de desempenho e segurança, novos recursos de privacidade e um design system atualizado, a nova versão é bonita, estável e intuitiva.

Apesar de ter abandonado a temática de nomes de sobremesas para as versões do Android, a Google mantém a tradição a nível de desenvolvimento interno. A décima segunda versão do Android, representada pela letra S do alfabeto, recebeu o apelido "Snow Cone”.

 

Principais novidades da versão

 

Na sua plataforma oficial de comunicação com desenvolvedores,a Google dá enfoque a dois grandes tipos de mudanças que chegam com o sistema: as mudanças de comportamento e os novos recursos e APIs.

As mudanças de comportamento dizem respeito às novidades de privacidade, segurança e desempenho, que podem alterar o comportamento do app quando executado no ambiente do Android 12.

Os novos recursos e APIs mencionados pela empresa possibilitam a inserção de conteúdo avançado, a transcodificação de mídias e o uso de extensões para decodificação de imagens nativas.

 

Modo Jogo

 

O sistema agora traz um Modo Jogo nativo. Anteriormente, o recurso dependia da implementação das fabricantes em seus próprios flavors do Android, (como é o caso da OneUI, da Samsung).

Esse recurso muito prezado pelos mobile gamers permite que você otimize as configurações do dispositivo para obter o melhor desempenho e uma alta taxa de quadros ao jogar na telinha.

Além das melhorias de desempenho, o Modo Jogo nativo do Android 12 permite gravar a tela e/ou transmitir o conteúdo diretamente para o YouTube.

 

Material You

 

Uma das mais notáveis mudanças no Android 12 é a UX completamente remodelada que acompanha a versão. Chamada de Material You, essa é a nova iteração do design system da Google, o Material Design.

A nova versão do Material Design introduz um recurso de tematização automática. Agora o sistema colore as mais diversas superfícies da interface com uma paleta de cores gerada automaticamente a partir do seu papel de parede.

Esse sistema de tematização dinâmica, codinome “Monet”, usa uma sofisticada dinâmica de cálculos para gerar paletas com perfeito contraste toda vez.

As cores do tema personalizado são aplicadas em elementos da tela de bloqueio, central de notificações e painel de controle rápido, widgets e ícones de apps, dentre outras muitas aplicações. O resultado é uma UX muito agradável, coesa e bastante plana.

O Material You também remodela as formas preconizadas em versões anteriores do design system, além de introduzir novas formas que visam criar uma experiência mais orgânica e dinâmica.

Interfaces como o painel de configurações rápidas, widgets pop-ups do sistema ganham alvos de toque maiores, cantos mais arredondados e personalização automática com as cores do tema.

 

Painel de Privacidade

 

Uma empresa como a Google coleta, processa e manipula grandes quantidades de dados sensíveis dos seus clientes e usuários. Este tipo de atividade impõe riscos à segurança da empresa e dos seus clientes, e por isso implica necessidades de segurança e privacidade.

Com o Android 12, a Google concentrou grande parte dos seus esforços na melhoria da segurança do sistema. Mas mesmo um sistema extremamente seguro está vulnerável a interferências. Por isso, a nova versão do sistema operacional conta com o chamado Painel de Privacidade.

O Painel de Privacidade mostra, numa linha do tempo, quais apps utilizaram a câmera, microfone ou ou sistema de geolocalização do dispositivo. Além disso, o sistema agora traz novos indicadores na tela, que informam quando sua câmera ou microfone estão em uso.

Para os apps que usam sua localização, o Android 12 também apresenta uma solução interessante: agora você pode escolher entre fornecer sua localização precisa ou aproximada.

Se as permissões preocupam você, fique tranquilo. Além de manter a opção de fornecer permissões apenas durante o uso, o sistema agora coloca apps raramente usados em “hibernação”. Isso significa que o Android limpa os dados do app, impede-o de ser lançado em segundo plano e revoga todas as permissões.

Além de tudo isso, o Android 12 inclui um novo botão no painel de controle rápido, que desabilita completamente o acesso ao microfone e à câmera, independente do app. Esse recurso, presente há bastante tempo em notebooks, certamente trará uma camada extra de tranquilidade para o seu dia a dia.

 

Como atualizar seu telefone para o Android 12

 

Atualizar para o Android 12 é uma tarefa muito simples, que requer pouca intervenção ou auxílio do usuário. Uma vez que a atualização estiver disponível para o seu telefone, você receberá uma notificação informando que pode atualizá-lo.

Para baixar o arquivo da atualização, o dispositivo precisará estar conectado à internet via WiFi. O arquivo é grande, então o download pode levar um bom tempo, especialmente em conexões mais lentas. Enquanto o arquivo é baixado, você pode utilizar o telefone normalmente.

Para executar a instalação, você precisará da bateria cheia, do telefone conectado à tomada e de uma conexão WiFi. O dispositivo entra em modo de atualização e só volta a ser utilizável após tê-la concluído. Felizmente, o processo é rápido: raramente demora mais do que alguns minutos.

Depois que a instalação termina, você é saudado por uma tela introdutória que revela as novidades do sistema e te ajuda a configurar seu dispositivo para obter o melhor da nova versão.

Para verificar se a atualização já está disponível para você, acesse as configurações do seu telefone. A depender da fabricante do dispositivo, você encontrará a opção “Atualização de software” na primeira página do app de configurações ou na seção “Sobre o telefone”.

Se a atualização não estiver disponível para você, é possível que a receba em um futuro próximo. Apesar disso, vale conferir com antecedência se o seu dispositivo de fato será atualizado.

 

Quais telefones receberão a atualização?

 

A lista de dispositivos a serem atualizados para o Android 12 varia conforme a fabricante, mas os primeiros dispositivos a receberem a atualização são da família Pixel, linha de smartphones da própria Google.

Os dispositivos Google Pixel incluem recursos especiais que não estão disponíveis em outros aparelhos. Além disso, eles têm a garantia de uma experiência de uso do Android fiel aos ideais da companhia que desenvolve o sistema.

Essa experiência é diferente da encontrada nos dispositivos de outras fabricantes, que oferecem uma versão do Android desenvolvida pela própria fabricante a partir do código-fonte do Android Open Source Project (AOSP).

Em função da necessidade de desenvolvimento de uma versão, ou flavor, própria do Android, as fabricantes terceiras levam mais tempo do que a Google para atualizar suas linhas de dispositivos. Isso significa que os usuários de Google Pixel recebem as atualizações primeiro do que os outros.

Felizmente, as maiores fabricantes já apresentaram suas próprias versões do Android 12, como é o caso da Samsung com a OneUI 4. Essas empresas entregarão a nova versão em seus novos dispositivos, bem como aos dispositivos já lançados compatíveis.

Essas atualizações devem seguir o cronograma interno de cada empresa, por isso o ideal é conferir as informações oficiais divulgadas por cada fabricante.

No momento, a lista de dispositivos que já receberam ou devem receber a atualização do Android é a seguinte:

 

Google

Pixel 3

Pixel 3 XL

Pixel 3a

Pixel 3a XL

Pixel 4

Pixel 4 XL

Pixel 4a

Pixel 4a 5G

Pixel 5

Pixel 5a 5G

Pixel 6

Pixel 6 Pro

 

Samsung

Galaxy S21

Galaxy S21+

Galaxy S21 Ultra

Galaxy Z Fold 3 (beta)

Galaxy Z Flip 3 (beta)

Galaxy Note 20 (beta)

Galaxy Note 20 Ultra (beta)

 

Motorola

Sem dispositivos confirmados. Moto G 5G, Razr 5G, Motorola Edge 20 Fusion, Edge 20, G60, G40 Fusion, G30 e outros especulados.

 

ASUS

Zenfone 8 (beta)

Zenfone 8 series (planejado - dezembro/2021)

ROG Phone 5 series (planejado - 2022)

Zenfone 7 series (planejado - 2022)

ROG Phone 3 series (planejado - 2022)

 

Xiaomi

Mi 11 (planejado)

Mi 11 Ultra (planejado)

Mi 11i (planejado)

Mi 11X Pro (planejado)

 

Oppo

Find X3 Pro (beta)

Find X2 (beta)

Find X2 Pro (beta)

 

OnePlus

9 (beta)

9 Pro (beta)

OnePlus 9R (planejado - 2022)

OnePlus 8 series (planejado - 2022)

OnePlus 7 series (planejado - 2022)

OnePlus Nord (planejado - 2022)

OnePlus Nord 2 (planejado - 2022)

OnePlus Nord CE (planejado - 2022)

Posts relacionados