Transformação digital: por que aderir a essa tendência?

Escrito em 09 de Novembro de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Muito se fala em transformação digital atualmente, e com motivo. Uma empresa que se apega aos modelos tradicionais de trabalho e armazenamento de dados acaba ficando para trás num cenário moderno. 

Entretanto, a transformação digital não significa que a sua empresa deve aposentar qualquer tipo de processo manual e apostar em automatizar tudo, sem antes saber o que realmente vai trazer benefícios.

A transformação começa de dentro para fora, e passa por todos os colaboradores até chegar nas ferramentas.

Preparamos um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre transformação digital e começar a adotar hábitos mais modernos na sua empresa. Confira!

 

O que é Transformação Digital?

A transformação digital em si reúne uma série de coisas: vai desde a parte mais física de implementar tecnologias em uma empresa e vai até a própria mentalidade dos funcionários.

Todos os projetos devem ser pensados desde o início de uma maneira mais moderna e digital, inclusive aqueles que são analógicos. Ou seja: até mesmo o atendimento pessoal pode passar pela transformação.

E como começar a pensar assim? O mundo atual demanda agilidade e rapidez na resolução de problemas, portanto o primeiro passo é buscar maneiras diferentes para lidar com situações que já acontecem na organização. 

 

O que ocasionou a Transformação Digital?

Todos os avanços tecnológicos culminaram na transformação digital. Era impossível manter os processos em um ambiente que recebe tantas novas informações e dispositivos quase diariamente.

Portanto, podemos dizer com certeza que foi o avanço da tecnologia que desencadeou na necessidade da transformação digital

E tudo isso com um objetivo claro: que tantas novas possibilidades tragam benefícios ao modo de trabalho das empresas e aos clientes, também - melhorando a comunicação, automatizando alguns processos, agilizando o desempenho e trazendo resultados mais satisfatórios.

 

Como funciona a transformação digital?

Não é só encher o ambiente de computadores, usar inteligência artificial ou fazer backup dos arquivos na nuvem. A transformação digital é mais que isso: uma mudança nos valores e na mentalidade da empresa e de toda a equipe

Começa desde treinar os colaboradores e ensiná-los a lidar com as novas tecnologias, até enfim a adição de maquinário e processos realmente digitais. 

É aí que muitas pessoas erram, por começarem pela implementação das tecnologias sem primeiro acostumar o time aos novos ideais. É tudo uma questão de planejamento para uma transformação digital bem sucedida.

 

Os pilares da transformação digital

Os especialistas em transformação digital consideram alguns pontos como principais para o projeto. 

  • Clientes: sem cliente, não tem empresa. Então faz sentido que eles sejam um dos pilares na transformação digital. É importante pensar em soluções ágeis e ações que melhorem a relação deles com a empresa.
  • Competição: sempre existiu a competição entre empresas do mesmo ramo. Porém, o ambiente digital traz um conceito mais amplo de concorrência, pois sua empresa pode ser comparada com outras que nem fazem parte da região.
  • Dados: eles podem ser uma arma poderosa no sucesso da sua empresa, assim como podem atrapalhar os processos. O que vai determinar isso é a estratégia de seleção das informações relevantes para seu nicho. 
  • Inovação: inovar não é só trazer algo nunca visto antes, também é simplificar certos processos que não fazem mais sentido no ambiente da empresa e pensar fora da caixa na hora de dar sugestões. 
  • Valor: pensar em valor é entender que algo que acrescenta hoje no funcionamento da empresa, pode não funcionar amanhã. Esse pilar anda junto com o da inovação.
  • Consumo: a transformação digital acompanha as formas de consumo dos clientes. Acompanhando as mudanças tecnológicas e os dados de compra, é possível ver o que pode melhorar e quais ferramentas serão úteis nesse processo. 

Como aplicar a transformação digital nas empresas?

Após entender como é a transformação digital na teoria, é hora de saber como aplicar na prática. Veja quais são os passos mais importantes.

  • Pense no futuro: ao invés de procurar por soluções rápidas a curto prazo, tente sempre pensar no que cada uma das ações pode trazer para o futuro da empresa. 
  • Invista em ferramentas digitais: após estudar bem o que vai ser afetado pela transformação, invista nas ferramentas que serão realmente úteis para cada área da empresa. 
  • Capacite seus profissionais: não adianta implementar o sistema mais novo se os seus colaboradores não souberem para que ele serve ou como usá-lo. É essencial que todos da empresa fiquem por dentro das mudanças. 
  • Não tenha receio: sabemos que pode ser assustador passar por grandes mudanças, mas delas é que vêm os melhores resultados!

 

Qual a importância da Transformação Digital?

Quando nos perguntam por que é necessário passar pela transformação digital, levantamos um questionamento: que empresa quer ficar para trás enquanto todas as outras crescem? 

Nenhuma, certo? Para se manter relevante no mercado competitivo hoje em dia, é essencial ter uma equipe que entende a transformação digital, sabe como aplicar os conhecimentos tecnológicos usando os pontos mais fortes da organização.

Com o passar do tempo e das gerações, as necessidades dos clientes foram se moldando usando como base a tecnologia, por isso se adaptar a esse novo ambiente é tão importante. 

 

Benefícios da Transformação Digital

Existem inúmeros benefícios, dentro e fora do ambiente corporativo. Primeiro, a transformação digital torna muito mais fácil a comunicação entre a empresa e os clientes. 

Porém, um benefício que não é imediatamente reconhecido é a melhoria nas relações dentro da própria equipe. A transformação digital promove um ambiente mais produtivo, o que contribui para melhores resultados e um ambiente mais pacífico na empresa. 

No fim das contas, a transformação digital deixa de ser apenas um instrumento para atualização da empresa, e se torna uma das principais responsáveis pelo crescimento e lucratividade.

 

Principais tecnologias

Com todas as necessidades mapeadas, equipe treinada e com mindset para inovação, é o momento de efetivamente implementar novas tecnologias. Reunimos aqui as principais, que podem se adaptar a diversos nichos, veja.

 

Computação em Nuvem

A nuvem, à primeira vista, pode parecer um conceito distante e confuso, mas nada mais é do que uma forma mais segura de armazenamento de informações. 

Usar bancos de dados, softwares e servidores compartilhados é uma ótima ideia, principalmente se a sua empresa possui uma grande quantidade de arquivos armazenados da forma tradicional (caixas e caixas de papelada).

 

Mídias Sociais

As redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter são ótimas ferramentas para se conectar com possíveis clientes. Quando usadas com uma boa estratégia, podem aumentar (e muito) o lucro de uma empresa. 

 

Mobilidade

Quando falamos em mobilidade, não é só sobre como é mais fácil impactar novos clientes com os dispositivos móveis. Também é sobre uma nova forma de organização dentro da própria empresa, usando esses dispositivos para ajudar no controle de estoque, pagamentos e comunicação. 

 

Dados 

Uma grande oportunidade para crescer usando a tecnologia é prestando bastante atenção nas informações disponibilizadas diariamente na internet, como relatórios de uso, comportamento e assuntos que são tendências. Eles revelam o que os usuários precisam, daí é só entender onde a sua empresa se encaixa nesse espectro.

 

Quais são os desafios da transformação digital?

Um dos maiores desafios é acompanhar as mudanças constantes no ambiente digital. O tempo todo são lançadas novas ferramentas e tecnologias promissoras. 

Algumas serão ideais para a sua empresa, outras não. A dificuldade é justamente saber filtrar o que realmente é necessário e pode influenciar positivamente daquilo que só parece bom por ser inovador, mas que a longo prazo não trará nenhum benefício. 

Entre capacitar a sua equipe e aproveitar o mais novo nicho de mercado, um time experiente é sempre a melhor opção, pois ele se mantém mesmo sem tecnologia alguma. 

 

Quais são as próximas tendências de transformação digital?

É difícil prever o que vai acontecer daqui pra frente, o ambiente digital é muito volátil, então o que funciona hoje, pode amanhecer obsoleto. 

Para estar um passo à frente, é importante se manter atualizado sobre as novas tecnologias, além de cultivar uma mente aberta para mudanças. 

Tudo isso, sem esquecer do pilar principal de tudo que envolve a transformação digital: o cliente. 

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de mulher segurando celular com tela aberto do Drex