Descubra como o TikTok para B2B pode ajudar o seu negócio

Escrito em 07 de Outubro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 03 de Outubro de 2023

Desde a sua chegada ao Brasil, em 2018, o TikTok se tornou, rapidamente, um fenômeno das redes sociais, ultrapassando gigantes já consolidados, como Instagram e Facebook. Diante de números expressivos e infinitas possibilidades criativas, muitas empresas se perguntam como utilizar o TikTok para B2B.

Embora o aplicativo chinês tenha se tornado mais popular entre a Geração Z, fatores como a pandemia, o isolamento social e a necessidade de conteúdos autênticos contribuíram para que ele se tornasse um gigante cultural. 

Em 2022, o app foi o mais baixado do mundo, com 175 milhões de downloads. De acordo com a própria plataforma, ele bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês.

No Brasil, os dados também mostram um crescimento concreto do app. Segundo a Statista, já são 4,75 milhões de usuários ativos, tornando o país o segundo que mais utiliza o TikTok no mundo.

Apesar do crescimento do aplicativo, muitos empreendedores ainda se mostram reticentes quanto a criação de estratégias específicas para ele. Afinal, será que vale a pena investir em TikTok para empresas? E como fazer isso da forma certa?

É isso que veremos no conteúdo de hoje. Continue a leitura e descubra como utilizar o TikTok no seu negócio.

Experimente o player abaixo.

Marketing no TikTok: o que há além das dancinhas?

As estratégias de Marketing Digital no TikTok se diferenciam das demais redes sociais. Isso porque os conteúdos do aplicativo se baseiam na autenticidade, na emoção e no entretenimento.

Devido às características específicas da plataforma – conhecida por suas famosas “dancinhas” e a grande presença de jovens entre 16 e 24 anos, muitas empresas B2B descartam o app de suas estratégias.

No entanto, a ideia de que o TikTok não é adequada para esse modelo de negócios não poderia estar mais longe da verdade. 

Apenas em 2021, os usuários da plataforma gastaram R $2,3 bilhões no app, de acordo com dados da Sensor Data.

Além disso, um estudo do próprio TikTok, em parceria com a Publicis e a WAR, revelou que 80% dos usuários dizem que a plataforma os ajuda a conhecer marcas e produtos que nunca viram antes.

Logo, não dá para descartar o potencial do app chinês para marcas e empresas B2B.

Isso porque a natureza viral do TikTok, além da ascensão do community commerce – que ganha força na plataforma –, permite que as marcas criem conteúdos realmente autênticos e divertidos, gerando uma conexão emocional com o público.

Por que investir em TikTok para B2B?

Como mencionamos acima, o TikTok pode ser um poderoso aliado para empresas B2B. Afinal, os seus potenciais clientes B2B são pessoas reais, que também esperam conteúdos interessantes e úteis.

Para se ter uma ideia, a pesquisa TikTok no Brasil, realizada pela Opinion Box, revelou que 56% dos usuários seguem alguma marca ou empresa na plataforma, e que 65% concordam que o app é capaz de aproximar marcas e serviços.

De olho nesses números, o próprio TikTok lançou a plataforma TikTok for Business, lançada com a proposta de facilitar o acesso ao TikTok Ads – recurso de criação e gerenciamento de anúncios do app.

Com ela, é possível criar campanhas exclusivas para a rede social, definir demografia, kit de criação de vídeos e relatórios personalizados para avaliação de desempenho.

Além disso, utilizar o TikTok para B2B também oferece outras vantagens, como:

1. Anúncios mais criativos

No TikTok, a regra é a criatividade! Ela é, inclusive, incentivada e premiada na plataforma. 

Dessa forma, é possível experimentar e criar vídeos divertidos, já que eles têm muito mais potencial de viralizar e aumentar a conexão da sua marca com o público.

2. Alcance de audiência

Devido ao poder viral do TikTok, as empresas têm muito mais chances de alcançar novas audiências, como a Gen Z – maior público da plataforma – a partir de conteúdos autênticos e de qualidade. 

E não é só isso. A plataforma também permite uma promoção multiplataforma, uma vez que os conteúdos feitos por lá são amplamente compartilhados em outras redes, como Twitter e Instagram.

3. Maior faturamento

Com maiores números de alcance, engajamento e audiência, aumentam também as chances de crescimento de receita.

Afinal, com o poder do TikTok, milhares de pessoas podem conhecer, se conectar e consumir produtos ou serviços do seu negócio.

black friday

Como utilizar o TikTok para B2B no seu negócio: 6 dicas para começar

Agora que você já sabe o que é TikTok para empresas e todas as vantagens de utilizá-lo, é hora de colocar a mão na massa. Confira, a seguir, as principais dicas para começar a implantar a ferramenta.

1. Conheça seu público

Seja no TikTok, Instagram, Twitter ou Youtube: antes de iniciar uma estratégia em uma rede social, é preciso conhecer o seu público. 

Afinal, é preciso entender se a plataforma faz sentido para a sua persona. Além disso, ao conhecer mais a fundo o perfil dos consumidores, fica mais fácil entender quais são os tipos de conteúdo ideais.

2. Autenticidade, sim, por favor!

Quanto mais autêntico, melhor. Esse é o mote do TikTok. 

Diferente do Instagram, que preza por vídeos mais polidos, o TikTok dá espaço para conteúdos divertidos e originais.

Sendo assim, leve esse ponto em consideração na hora de criar: mostre o que o seu negócio é e faz de forma única e verdadeiramente autêntica.

3. Ajuste o tom de voz do seu negócio

Diferentes redes sociais exigem diferentes estratégias. E com o tom de voz não é diferente. 

Como o TikTok possui um caráter único em comparação a outras plataformas,  aproveite todas as vantagens e recursos que ele oferece para achar o tom de voz ideal.

4. Conte com influenciadores

Assim como em outras redes sociais, o TikTok também conta com um grande leque de influenciadores e creators, que prezam por conteúdos co-criados e interessantes.

Dentro do próprio app, há um Creator Marketplace, onde é possível encontrar diversos influenciadores que podem ajudar o seu negócio a se conectar com diferentes audiências e atrair consumidores. 

5. Fique de olho nas trends

Músicas, hashtags, filtros e, claro, as dancinhas: o TikTok é a casa da criação e viralização das "trends", ou tendências, que são os vídeos mais populares da plataforma em um determinando momento.

Quando algum conteúdo vira uma trend, o TikTok impulsiona conteúdos semelhantes para os usuários, o que é uma ótima oportunidade para o aumento de audiência.

Por isso, a dica é não ter medo da autenticidade. Se há alguma trend que faça sentido com o seu negócio, aproveite!

Inove na experiência e  potencialize o seu negócio

Ao longo do artigo, vimos como o TikTok para B2B pode ser uma ferramenta poderosa para negócios dos mais diferentes segmentos.

Além de mais alcance, engajamento e autenticidade, a plataforma também representa uma oportunidade para a inovação.

Afinal de contas, cada vez mais, os usuários e consumidores buscam por experiências verdadeiramente originais e inovadoras. 

Por isso, não dá para ficar trás: é preciso se reinventar e buscar estratégias que destaquem o seu negócio.

Baixe gratuitamente o seu Kit de Inovação Financeira e saiba como as tecnologias estão impactando o futuro financeiro dos negócios.

Banner material inovação financeira para SuperApps

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de mulher segurando celular com tela aberto do Drex