Tendências nos meios de pagamento: descubra as principais para 2024

Escrito em 24 de Janeiro de 2024 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Janeiro de 2024

As tendências nos meios de pagamento mostram algumas alternativas para sua empresa sair na frente e conquistar o mercado com as melhores práticas. Confira as 7 tendências que separamos para você.

Em uma era em que a velocidade das mudanças no cenário econômico é tão rápida quanto um clique, estar por dentro das últimas tendências nos meios de pagamento é a diferença entre liderar o jogo e ficar. Saber quais as previsões do mercado vai te ajudar na tomada de decisões importantes na gestão financeira do seu negócio.

E os números falam por si. Segundo o relatório 2023 World Payments Report, publicado pelo Instituto de Pesquisa Capgemini, os volumes de transações não monetárias atingiriam 1,3 trilhão até 2023 em todo o mundo. 

Até 2027, a expectativa é que esse crescimento seja de 15% ao ano e acelere para 2,3 bilhões de transações, projeção que mostra a força dos pagamentos online e a necessidade das empresas em estarem por dentro das principais inovações e tendências desse mercado.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para te ajudar a descobrir quais são as novas formas de pagamento e as principais tendências que prometem transformar o modo como realizamos transações.

Boa leitura!

Por que ficar por dentro das tendências nos meios de pagamento?

Antes de explorarmos as tendências de meios de pagamento para 2024, é preciso entender por que essa busca constante por inovação é tão crucial.

Estar atualizado não é apenas uma questão de seguir a moda, mas sim de antecipar as necessidades do consumidor, se adaptar às mudanças tecnológicas e, acima de tudo, ganhar uma posição estratégica em um mercado dinâmico. 

Desse modo, as empresas que se antecipam e entendem as tendências respondem às demandas atuais e criam um espaço para liderar as mudanças futuras. 

A palavra-chave aqui é adaptação, e quem a domina sai na frente no competitivo jogo dos meios de pagamento.

Quais foram as tendências nos meios de pagamento em 2023?

Antes de olharmos para o futuro, é fundamental dar uma espiada no retrovisor. Em 2023, o mercado de pagamentos passou por uma verdadeira revolução. 

Desde a ascensão do Pix até o crescente uso de carteiras digitais, o consumidor foi apresentado a uma gama de opções mais rápidas e convenientes.

A eficiência do boleto liquidado em D+0 surpreendeu a todos, enquanto a despedida do antiquado DOC abriu caminho para métodos mais ágeis e modernos.

Com a ascensão da tecnologia, os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à conveniência, segurança e eficiência nas transações financeiras. 

Cartões de crédito e débito, pagamentos por aproximação e carteiras digitais já são parte integrante do cotidiano, mas o que está por vir promete redefinir completamente a experiência financeira.

Quais são as tendências nos meios de pagamento para 2024?

1. Pix Automático

Em 2023, o Pix completou 3 anos de existência. De acordo com dados do Banco Central, apenas em setembro, o método de pagamento passou a marca de R$ 15 trilhões de movimentações. 

Mas a evolução do Pix está longe de atingir seu pico. Em 2024, o destaque é o Pix automático, uma funcionalidade que promete simplificar os pagamentos recorrentes, de forma programada e mediante autorização prévia do usuário pagador. 

Assim, a expectativa é que essa novidade não apenas economize tempo, mas também abra espaço para novos modelos de negócios e otimize a experiência do usuário.

2. Boleto Liquidado em D+0

A rapidez do boleto em 2023 era surpreendente, mas em 2024, estamos falando de liquidação instantânea. 

O boleto liquidado em D+0 chega para eliminar qualquer espera, tornando as transações mais eficientes. Para empresas e consumidores, isso significa menos preocupações com prazos e mais agilidade nas operações financeiras.

3. Carteiras e moedas digitais

As carteiras digitais são o novo "must-have" no mundo dos pagamentos. A integração de diferentes moedas digitais em uma única carteira promete simplificar a vida do consumidor. 

2024 é o ano em que as fronteiras entre as moedas começam a se dissolver, oferecendo uma experiência de pagamento global mais harmoniosa.

4. Fim do DOC

A aposentadoria do DOC estava anunciada, e 2024 é o ano da despedida. Com métodos mais rápidos e seguros ganhando espaço, o Documento de Ordem de Crédito torna-se obsoleto.

A tendência reflete não apenas a evolução tecnológica, mas também a demanda crescente por transações instantâneas.

5. Alta na Inflação

Infelizmente, nem todas as tendências são positivas. A alta na inflação é um desafio que as empresas e consumidores enfrentarão em 2024. 

É crucial estar preparado para possíveis impactos nos preços e adotar estratégias que minimizem o impacto financeiro, como a oferta de diversos meios de pagamento para os clientes, criação de clubes de assinatura que gerem economia e oferta de descontos nos pagamentos à vista ou antecipados.

6. Pix parcelado

Mesmo com a ascensão do Pix, o parcelamento de compras ainda é uma das opções preferidas dos brasileiros. 

De acordo com uma pesquisa do Serasa em parceria com a Opinion Box, 71% dos consumidores costumam optar pelo parcelamento na hora de fechar as compras.

Com a visão de unir a eficiência do Pix e preferências pelas compras a prazo, alguns bancos e instituições financeiras já oferecem o Pix parcelado, uma linha de crédito que permite que os consumidores realizem os parcelamentos através do método instantâneo. 

7. Iniciador de pagamentos

O iniciador de transações de pagamentos (ITP) faz parte do Open Finance, projeto criado pelo Banco Central para desburocratizar o sistema financeiro.

O objetivo da inovação é iniciar pagamentos ou outras operações financeiras utilizando saldo disponível em outros bancos por meio de um único canal.

Apesar de estar em estágio embrionário, dados do Banco Central apontam que a cifra alcançada em julho de 2023 foi de R$ 65 milhões. Para 2024, o Banco Central prevê novidades para o serviço.

Qual o futuro dos meios de pagamento?

Agilidade, praticidade e segurança são as forças motrizes que moldarão o cenário financeiro em 2024. À medida que nos despedimos de processos manuais e repetitivos, abraçamos um futuro onde as transações são tão fluidas quanto a tecnologia que as impulsiona.

Oferecer essa experiência para seu cliente e contar com mais rapidez nos recebimentos da sua empresa são pontos cruciais para um 2024 de sucesso.

Conte com uma plataforma completa de serviços financeiros para apoiar sua empresa com tecnologias de ponta. Na iugu, você encontra as soluções ideais para seu negócio e que acompanham as movimentações do mercado.

Fale agora mesmo com um de nossos especialistas e comece o ano com tudo.

Posts relacionados

mão de uma mulher, segurando cartão de crédito e usando o gateway de pagamento iugu
homem com barba sentado em sofá, segurando boletos, fazendo parcelamento sem cartão de crédito pelo notebook
mão de mulher segurando celular com tela aberto do Drex