Tendências de Tecnologia para 2022: fique por dentro!

Escrito em 05 de Janeiro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O ano é 2022 e, apesar dos carros populares ainda não voarem, os Jetsons foram capazes de retratar uma realidade muito próxima da nossa, em termos de tendências de tecnologia!

Sem tempo para ler? Que tal ouvir este conteúdo? Aperte o play!

 

Hoje, já temos robôs que nos ajudam com tarefas de casa, falamos por vídeo com pessoas que estão a milhares de quilômetros, utilizamos smartwatches e contamos com a ajuda de assistentes de voz para acordar ou lembrar de compromissos importantes.

Tudo isso, em 1962, parecia muito improvável, mas o avanço tecnológico e a digitalização cada vez mais acelerada tornou possível coisas que, hoje, já fazem parte do nosso cotidiano.

No mundo dos negócios o cenário não é diferente. O avanço tecnológico e a mudança de comportamento dos consumidores, somados à digitalização ocorrida no período de isolamento social, fez com que as empresas repensassem a forma como oferecem seus produtos e serviços.

Veja a seguir quais são as principais tendências de tecnologia para 2022 e o que você precisa fazer para acompanhar essas mudanças e conquistar cada vez mais clientes!

1. Tecnologia para trabalho remoto ou híbrido

Um estudo feito pelo IDC Brasil para o Google Cloud mostrou que 43% das empresas no Brasil optaram pelo trabalho híbrido no pós-pandemia.

É uma nova forma de trabalho que ganhou força no período de isolamento social, mas sofreu com alguns obstáculos tecnológicos que precisaram ser ultrapassados, como investimento em ferramentas de reuniões online, equipamentos, internet, etc.

A partir de 2022, esse tipo de tecnologia e digitalização passa a ser considerado primordial para atender a demanda crescente deste modelo de trabalho.

2. Análise de dados

A crescente disponibilidade de dados e a demanda por seus insights têm grande potencial para melhorar muitas decisões baseadas em dados.

Estes dados são de extrema importância para que as empresas possam tomar decisões mais assertivas, com base no que os consumidores realmente querem e o que esperam delas no quesito experiência.

Alguns setores já defendem iniciativas de open data, como o Open Banking e o Open Finance. Mas, independentemente do mercado, extrair valor destes dados é fundamental para criar soluções inteligentes e garantir competitividade.

Entretanto, para ter acesso a dados confiáveis é necessário investir em uma estrutura de TI e profissionais que possam garantir a qualidade na captura, no tratamento e no armazenamento desses dados.

3. Automação

Não se engane, a automação pode não ser a resposta para absolutamente todos os processos da sua empresa. Afinal, as pessoas gostam de falar com pessoas, o que faz com que a humanização no atendimento, por exemplo, seja algo importante para fidelizar seus clientes.

Entretanto, para processos repetitivos, como por exemplo a cobrança, que estejam sujeitos ao erro humano e que podem ser otimizados com o uso da tecnologia, a automação vem como uma grande tendência para 2022.

Automatizar processos significa torná-los cada vez mais assertivos, diminuindo a chance de erros e melhorando a experiência dos usuários com a sua empresa.

Para isso, busque empresas que ofereçam a tecnologia e o conhecimento necessário para automatizar os seus processos, sejam eles financeiros ou de qualquer outra área da empresa.

3. Business Centric e Customer Centric

Muito se falou sobre Customer Centric nos últimos anos, afinal, com as mudanças no comportamento dos consumidores, as empresas estão cada vez mais empenhadas em atender suas expectativas.

Entretanto, para 2022, espera-se uma experiência mais completa, não apenas focada no consumidor, mas focada também no negócio e nos próprios colaboradores da empresa.

A ideia é apostar em uma estratégia de negócios que integra a experiência do funcionário e a experiência do cliente em vários pontos de contato, com o objetivo de acelerar o crescimento da empresa.

Essa experiência mais abrangente pode gerar mais confiança, satisfação e lealdade de clientes e funcionários.

4. Cloud Computing

Se você ainda não utiliza a tecnologia da nuvem para armazenar e tratar dados, você pode estar perdendo no quesito competitividade.

A nuvem é o que garantirá a disponibilidade dos dados e escalabilidade dos negócios. Além disso, ela também colabora para a redução de custos de hospedagem e acelera a inovação, possibilitando assim, novos modelos de negócio.

Na prática, ela servirá para conectar dispositivos dos usuários a recursos centralizados.

Mas, atenção, o cloud computing (computação em nuvem) pode não ser aplicável a todos os negócios, é preciso considerar como isso irá impactar o seu desempenho e a experiência do usuário.

Para saber se o seu produto ou serviço poderá se beneficiar desse recurso, invista em profissionais que poderão lhe auxiliar nesse processo.

5. Inteligência Artificial (IA)

A inteligência artificial já é parte integrante de nossas vidas. Desde melhorias à personalização, classificação dos resultados de pesquisa, recomendação de produtos e controle de dispositivos, vemos a aplicação de inteligência artificial em todos os lugares.

Segundo a IDC (International Data Corporation), os gastos globais com inteligência artificial chegarão a US$ 110 bilhões em 2024. Isso significa que, cada vez mais, as empresas investirão em IA para conquistar e fidelizar clientes.

6. Realidade Virtual e Metaverso

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Metaverso, nome dado ao mundo virtual criado para “imitar” a realidade, através de dispositivos digitais.

Nele, as pessoas utilizam a Realidade Virtual e a Realidade Aumentada para interagir com o próprio espaço, com conteúdos e com outras pessoas por meio de avatares.

Se isso te lembrou o filme Matrix, é mais ou menos isso mesmo. E, acredite, essa realidade tem tudo para ser uma tendência para os próximos anos, atraindo diversas marcas para esse universo.

O conceito, apesar de parecer ainda bastante futurístico, parte do princípio da Realidade Aumentada (RA), que já é utilizada por muitas empresas para levar ao cliente experiências de compras cada vez melhores e mais personalizadas.

7. Internet of Things (IoT)

A Internet está presente em nosso cotidiano. Desde os smartphones, os smartwatches e as smart tvs, estamos a todo momento conectados!

Mas a IoT não se resume apenas a esses aparelhos, ela é cada vez mais utilizada para facilitar o dia a dia das pessoas, em diversos segmentos como saúde, indústria, agronegócio e serviços, através de dispositivos capazes de se comunicar e trocar dados entre si por meio da Internet.

Utilizar-se da internet para melhorar o seu negócio é, cada vez mais, considerada uma estratégia que gera vantagem competitiva diante dos seus concorrentes.

Veja alguns dos principais benefícios da IoT para empresas:

  • Monitorar seus processos gerais de negócios;
  • Melhorar a experiência do cliente (CX);
  • Economizar tempo e dinheiro;
  • Aumentar a produtividade dos funcionários;
  • Integrar e adaptar modelos de negócios;
  • Tomar melhores decisões de negócios; 
  • Gerar mais receita.

Mas atenção! Alguns cuidados são necessários! É preciso atentar-se à segurança cibernética das organizações e à proteção e sigilo na coleta e no tratamento de dados.

Como implementar tendências?

Agora que você já conhece quais são as principais tendências tecnológicas para 2022, você pode estar se perguntando: como posso acompanhar todas essas tendências?

De fato, estar antenado no mercado é um trabalho árduo no mundo dinâmico em que vivemos, porém, é também bastante recompensador!

Empresas que se mantém abertas e aplicam em seus negócios o que há de mais moderno em tecnologias, possuem mais chances de conquistar novos clientes, que estão sempre em busca de novidades!

Veja a seguir algumas dicas de como começar a implementar essas tendências na prática!

Busque investimentos

Muitas empresas, principalmente em seu estágio inicial de desenvolvimento, não possuem capital suficiente para investir em novas tecnologias.

Para isso, existem muitas outras empresas que trabalham justamente investindo nessas novas empresas, como as incubadoras e as aceleradoras.

Além disso, é possível também buscar investimentos através de crowdfundings e investidores anjo.

Terceirize serviços

Pode acontecer de uma empresa estar sobrecarregada com diversas funções que não são seu core business, o que impacta diretamente no tempo de suas equipes e nos fundos necessários para investir em novas tecnologias.

Se essa é a sua realidade, já pensou em terceirizar serviços como facilities, atendimento ao cliente, recursos humanos e outros?

Muitas empresas possuem o know how para realizar essas tarefas que fogem totalmente do seu escopo de serviço e que podem estar te tomando tempo e recursos valiosos, que poderiam ser empregados na busca por novas tendências e gerar mais receita.

Busque por soluções tecnológicas

Para algumas empresas, manter-se atualizado com as tecnologias mais recentes pode ser difícil quando há outras tarefas do dia-a-dia para gerenciar.

Para isso, você pode investir na parceria com uma Fintech ou qualquer outra empresa de tecnologia que poderá lhe dar o suporte necessário para colocar em prática as tendências que podem ser mais benéficas para o seu negócio e seus clientes.

Ao contratar uma empresa de SaaS por exemplo, você não precisará se preocupar com o cloud computing, uma vez que a empresa terá essa tecnologia e a colocará a seu dispor.

Adotar o customer centric também se torna muito mais fácil, por exemplo, quando você vende pela internet através de uma plataforma de pagamentos eficiente e tecnológica, que oferece as soluções de pagamento mais modernas e práticas para o seu cliente.

Seguindo essas dicas será muito mais fácil ficar por dentro de todas essas tendências e adotar todas aquelas que fazem sentido para o seu negócio!

Sua empresa está preparada para 2022? Qual dessas tendências você acha que faz mais sentido adotar na sua empresa?

Para te ajudar nessa missão, baixe o nosso Guia Completo - Como Migrar as Vendas do Offline para o Digital, lá você encontrará as melhores dicas para digitalizar a sua empresa e assim conseguir se manter competitivo no mercado!

banner_ebook_off

 

Posts relacionados