Tap on Phone: tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia

Escrito em 20 de Abril de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Os pagamentos sem contato se tornaram preferência dos consumidores durante a pandemia de COVID-19. Mesmo após o retorno das atividades presenciais, eles ainda se mantêm no pódio dos métodos com maior aderência. Agora, além do Pix, Qr Code e carteiras digitais, o Tap on Phone tem ganhado cada vez mais tração no Brasil.

Idealizado pela Visa, ele promete revolucionar os pagamentos físicos, uma vez que elimina a necessidade das tradicionais maquininhas de cartão de crédito e reduz a fricção da jornada.

Com isso, a expectativa é que os pagamentos contactless ganhem uma maior fatia do mercado. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs), a modalidade representou 40,5% das transações no varejo físico em 2022, com 11,1 bilhões de transações, quase o triplo de 2021.

Diante desses dados, fica fácil entender a adesão ao Tap on Phone e o quanto o método pode se tornar um diferencial para empresas de diferentes segmentos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o texto a seguir e descubra o que é Tap on Phone, as vantagens e as diferentes formas de utilização.

Sem tempo para ler? Que tal ouvir o conteúdo?

O que é Tap on Phone e como funciona?

A tecnologia Tap on Phone é uma inovação que permite que empresas e comerciantes de diferentes portes e segmentos possam transformar seus celulares Android em terminais de pagamento móvel. 

Dessa forma, eles podem aceitar pagamentos por cartão de crédito ou débito, sem a necessidade de uma máquina de cartão.

Se você achou a tecnologia complicada, saiba que entender como funciona o Tap on Phone é mais simples do que parece. 

Os celulares só precisam ser equipados com a tecnologia NFC (Near Field Communication) e um aplicativo compatível com Tap on Phone.

Assim, quando um cliente deseja fazer uma compra, ele pode apenas encostar seus cartões, celulares ou smartwaches no aparelho do comerciante, que utiliza o aplicativo para processar o pagamento.

CTA news

Quais são as vantagens do Tap on Phone?

Como uma tecnologia recente, o Tap on Phone ainda não é amplamente difundido no Brasil. Contudo, ele já vem gerando inúmeras vantagens para as empresas. Veja só. 

1. Economia de custos

Uma das principais vantagens do Tap on Phone é a redução de custos. Isso porque, com a tecnologia, as máquinas de cartão tornam-se dispensáveis, o que representa uma importante economia em custos operacionais a longo prazo.

2. Otimização da experiência de pagamento

Esse tipo de pagamento por aproximação também vai ao encontro de uma importante demanda dos consumidores moderna, que é a conveniência nos pagamentos. 

Com essa tecnologia, os clientes não precisam se preocupar em carregar seus cartões de crédito ou débito, já que a tecnologia de pagamento via celular faz todo o trabalho. 

Isso torna a jornada de pagamento mais fluída e ágil, eliminando as fricções e aumentando a satisfação do consumidor. 

3. Aumento da segurança

O Tap on Phone também se destaca pela segurança que oferece às transações financeiras.

Isso porque a tecnologia NFC exige que o consumidor confirme o pagamento por meio de digital ou senha no smartphone, o que ajuda a proteger as informações e oferece uma camada extra de segurança.

4. Flexibilidade de pagamento

Com essa modalidade, as empresas também ganham mais flexibilidade na hora de aceitar pagamentos, já que os celulares podem ser levados a qualquer lugar. 

Assim, basta contar com uma conexão à internet para receber os pagamentos de onde estiver. 

Como vimos ao longo do artigo, o Tap on Phone é uma forma de pagamento que promete deixar as transações financeiras do mundo físico ainda mais dinâmicas e flexíveis para consumidores e empresas. 

Ao mesmo tempo, as inovações em meios de pagamento online não param de chegar: checkout transparente, diferentes formas de Pix e os links de pagamento são só alguns dos muitos exemplos de como a indústria continua a se reinventar para atender as demandas do consumidor. 

Na iugu, além de múltiplos meios de pagamento para receber cobranças de forma automatizada, a sua empresa conta com uma infraestrutura de soluções completa para gerenciar o financeiro em um só lugar.  

Além disso, a iugu conta com uma API RESTful robusta, flexível, bem documentada e em português para você automatizar os fluxos financeiros e dar mais potência aos resultados do negócio.

Pronto para escalar sua operação? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal. 

pagamento online

 

Posts relacionados