Como implementar o modelo de recorrência para SaaS?

Escrito em 29 de Outubro de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O modelo de entrega de produtos digitais como serviço vem revolucionando o mercado em pouco tempo. De um lado, ele traz mais comodidade e flexibilidade para o uso de soluções por clientes. De outro, vantagens de gestão e finanças para os negócios. Diante desse cenário, entender como implementar o modelo de recorrência para SaaS pode ser uma vantagem competitiva.

Neste artigo, preparamos um guia rápido e objetivo sobre o modelo de recorrência.

Veja, a seguir, o que é esse tipo de pagamento, suas vantagens e como você pode implementar. Confira!

O que é recorrência para SaaS?

Quando analisamos o percurso mercadológico de várias soluções e serviços digitais, vemos que existe uma grande tendência acontecendo nos últimos anos.

Por exemplo, o modelo de compra de licenças, normalmente, é substituído pelo chamado SaaS, ou Software como Serviço.

A maior diferença está no modo de pagamento.

Em vez de pagar uma vez por um produto digital, o usuário dilui esse valor em uma assinatura periódica.

Dessa maneira, ele paga o preço adequado e pelo tempo necessário para ter sua demanda atendida. Esses planos se encaixam em uma modalidade de cobrança recorrente.

Como funciona na prática?

Na teoria, a recorrência SaaS parece muito um modelo de assinatura tradicional, mas existem algumas diferenças.

Quando olhamos para o que era feito até pouco tempo com o SaaS, notamos que a cobrança anterior não era tão atrativa para clientes.

Naquele caso, a assinatura era, na verdade, uma compra parcelada. O usuário se comprometia com um grande valor de uma vez e apenas pagava em período diluído.

A recorrência, por outro lado, não exige essa barreira de entrada.

Como a empresa utiliza um sistema de automação de pagamentos e cobranças, o valor é automaticamente debitado do cartão (ou um boleto é gerado), diante do vencimento daquele período combinado em contrato.

Dessa forma, todo o processo é feito sem a necessidade de interferência humana, o que aumenta muito a eficiência e o retorno para o negócio que investe na tecnologia.

Resenha B2B

Quais as vantagens de implementar?

A facilidade de utilizar um sistema de pagamento recorrente, é um benefício que está revolucionando o mercado. Veja o que esse modelo traz de mais importante para o sucesso do seu produto ou serviço digital.

1. Cobrança simplificada

Reforçando este ponto que talvez seja o principal: investir em recorrência automatizada é ter um processo mais simples de cobrança, e ainda mais, de pagamento.

Na maioria dos casos em que as assinaturas são pagas com cartões de crédito, nenhuma das partes precisa de qualquer ação para manter o plano ativo.

Isso é bom, inclusive, para controle de inadimplência, além de manter o seu fluxo de caixa mais saudável e estável ao longo do tempo.

2. Menos obstáculos para a conversão

Assinaturas no modelo de compra parcelada exigem comprometimento de limites de cartão, e também do tempo que o cliente ficará preso àquela solução.

Muitas conversões são perdidas por causa disso. Com uma barreira de entrada bem menor, você consegue converter mais e, então, usar a qualidade do serviço para mantê-los por mais tempo.

3. Mais clientes fidelizados

Sim, a recorrência para SaaS ajuda muito na fidelização. Parece contraditório, já que o cliente pode parar de usar o serviço quando quiser. No entanto, é exatamente essa simplicidade que conquista o público.

"Prender" o público a um plano hoje é visto como uma prática pouco desejável.

O foco deve ser em um relacionamento, uma parceria entre as partes. Sem o peso da obrigação, os clientes ficam mais abertos a experimentar, testar, entrar em contato e demonstrar o que acham do seu serviço. Você cria uma base mais sólida e participativa.

4. Maior previsibilidade de receita

Clientes fidelizados, pagamento automatizado e menos inadimplência. O resultado dessa combinação não poderia ser outro. Sua empresa ganha estabilidade de faturamento, conseguindo projetar receitas e custos em prazos maiores.

Com isso, você consegue levantar um pouco mais os olhos e mirar no futuro, como novos projetos, produtos e estratégias. É possível investir com menos riscos e buscar tendências antes dos concorrentes.

Quais os indicadores para mensurar seu sucesso?

Quando você, finalmente, implementar sua estratégia de recorrência para SaaS, vai perceber uma melhora considerável em vários aspectos internos de gestão financeira e administrativa.

Mas, medindo os indicadores certos, também consegue perceber a melhora nos ganhos relacionados à retenção de público.

Estudando esses números, é possível aprimorar ainda mais a estratégia, ajustar preços, planos e ofertas para faturar cada vez mais. Veja os KPIs principais da recorrência.

1. Custo de Aquisição de Cliente

Quando falamos em menos barreiras de conversão, estamos entrando diretamente na influência do CAC — o valor que você gasta para conseguir cada novo cliente.

É um indicador mais voltado para o marketing, mas acompanhá-lo na implementação de pagamento recorrente, pode mostrar os fatores mais relevantes para atrair novos assinantes.

2. Ticket médio

Outra vantagem de automatizar o pagamento é ter mais flexibilidade de criar planos e pacotes especiais com valores distintos.

Aproveite o momento para experimentar novas combinações entre preços e oferta. Assim, você pode otimizar o ticket médio em geral.

3. Taxa de Churn

A taxa de churn demonstra a porcentagem de clientes convertidos que deixam de ser recorrentes, depois de determinado período.

A tendência é que esse indicador melhore bastante com a recorrência para SaaS, mas é sempre bom analisar e entender esses números para mantê-los, ainda mais tempo, consumindo suas soluções.

4. NPS

Que tal mensurar seu sucesso perguntando diretamente aos seus clientes? O Net Promoter Score, demonstra a satisfação e a propensão da sua base de indicar o serviço ou produto à outras pessoas.

Você pode fazer pesquisas NPS específicas para preços, períodos de vencimento e ofertas. Assim, encontrar um equilíbrio perfeito entre o que cobra, como cobra e o que entrega.

Como implementar?

Cada negócio tem sua própria solução digital, forma de entrega e estratégia de faturamento. Ou seja, não existe um plano universal de implementação.

Mas podemos terminar apontando para um caminho que talvez seja melhor para todos, ou pelo menos, para a maioria seguir: o investimento em uma boa solução automatizada de pagamento recorrente.

Plataformas especializadas não só garantem a eficiência do processo, como fornecem dados para indicadores e auxiliam na busca por aprimorar questões como inadimplência.

Com um bom sistema em mãos, é hora de traçar planos, buscar as melhores condições de pagamento, prazos, entender a expectativa do cliente e se adequar a ela. A recorrência SaaS é um passo que coloca a sua empresa no futuro.

E aí, gostou das dicas? Então, que tal impulsionar o seu negócio com a ajuda da tecnologia?

Se esse modelo faz sentido para sua empresa, conheça a solução de cobranças recorrentes da iugu e fale com nossos especialistas para tirar suas dúvidas!

recorrência

Posts relacionados

mãos de gestores em relatórios fazendo controle de inadimplência em edtech