Recorrência para Healthtechs: como cobrar no setor de saúde

Escrito em 04 de Março de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Healthtech é o nome dado às startups do segmento de saúde, que prometem transformar o setor, promovendo melhorias na forma como as pessoas acessam os serviços de saúde.

Você também pode ouvir este conteúdo, clicando no play abaixo:

A ideia é utilizar a tecnologia, como Inteligência Artificial e Machine Learning, para melhorar a relação entre os médicos e os pacientes, e entre as instituições de saúde e o público, otimizando também os tratamentos oferecidos.

Trata-se de um setor em crescimento exponencial. Em 2018, o número de healthtechs era 288. Já em 2021, teve um salto para 1.158  – um aumento de mais de 400% – o que não é difícil compreender, dado o cenário de pandemia de Covid-19.

Mas, afinal, porque as healthtechs são tendência e como elas podem utilizar a lógica da economia de recorrência para oferecer o melhor modelo de pagamento aos seus pacientes?

Continue a leitura para descobrir!

O que oferecem as healthtechs?

A expectativa dos consumidores por melhores - e mais acessíveis - serviços de saúde, motivou os empresários a criarem alternativas ao sistema de saúde atual, onde os planos de saúde e os tratamentos são cada vez mais caros.

As soluções criadas por essas startups são diversas e podem ter o foco em:

  • Sistemas e bancos de dados;
  • Equipamentos para clínicas e hospitais;
  • Aplicativos de celular;
  • Plataformas em nuvem.

Essas são apenas algumas das soluções que encontramos hoje em dia, porém outros serviços/ produtos também podem ser criados - e melhorados - pelas healthtechs.

Todos com o mesmo objetivo de otimizar a gestão, o diagnóstico, o acompanhamento do paciente, a logística de medicamentos, entre várias outras funcionalidades.

Confira em quais segmentos as Healthtechs estão se destacando:

healthtechs

Fonte: Distrito HealthTech Report

Como as healthtechs estão revolucionando o setor?

A saúde é, e sempre será, um dos principais focos de pesquisa e desenvolvimento da sociedade.

Atualmente, trilhões de dólares são gastos anualmente para encontrar novas e melhores formas de atender a população e suas necessidades.

Segundo a OMS, em 2019, esses gastos já chegavam a 10% do PIB mundial, similar aos 9,2% do PIB brasileiro que representam esses gastos.

Entretanto, apesar dos gastos, o sistema de saúde no Brasil e no mundo possui diversos problemas, principalmente na esfera pública, que acabam atingindo as camadas sociais mais baixas.

Mas, sendo brasileiros, sabemos que, onde existe um problema, existe também uma oportunidade. E é exatamente aí que as soluções tecnológicas das healthtechs entram.

Hoje,  segundo o CB Insights, já são mais de 42 healthtechs unicórnios no mundo, que acumulam um valor de mercado de US$ 102,4 bilhões.

A inovação tecnológica dessas startups é exatamente o que diferencia seus produtos e transforma, de forma significativa, os negócios.

Quais são as principais healthtechs do mercado?

São milhares de healthtechs entregando o que há de melhor em tecnologia para o setor de saúde. Entretanto, algumas se destacam nesse cenário.

Confira as 5 principais healthtechs do momento.

1. Dr. Consulta

O Dr. Consulta é um dos pioneiros do setor. Criado em 2011, é hoje a maior rede de clínicas populares do país, contando com 58 unidades em 3 estados brasileiros.

A healthtech permite o agendamento de consultas por aplicativo ou central de atendimento, e tem como objetivo principal preencher a lacuna dos gastos com plano de saúde, que podem ser elevados - além de demorados.

Ao todo, já são mais de mil funcionários e um total de funding captado de mais de 180 milhões de dólares.

2. Vitta

A Vitta é uma ferramenta que tem como principal objetivo reduzir as burocracias que os médicos enfrentam no dia a dia com os prontuários. Sua tecnologia permite que os prontuários sejam eletrônicos, de fácil pesquisa e localização.

Hoje, são mais de 15 mil clientes em 25 estados brasileiros. Além disso, a healthtech está expandindo os negócios, com o lançamento de um plano de saúde voltado para startups. 

3. CM Tecnologia

A startup CM Tecnologia integra diferentes sistemas de saúde da América Latina e oferece uma plataforma de conexão entre sistemas internos e externos.

Ao todo, já são mais de 2 milhões de pacientes que utilizam o sistema por ano.

4. Sanar

A Sanar é uma plataforma de conhecimento online para profissionais da saúde. Tem como principal objetivo atualizar esses profissionais de maneira acessível, reduzindo erros médicos e os custos ao sistema de saúde.

5. Neoprospecta

A Neoprospecta é um laboratório que realiza análises microbiológicas, oferecendo soluções de mapeamento de focos de infecção a hospitais, clínicas e postos de saúde.

Seu principal diferencial é a entrega de resultados em tempo recorde comparado aos laboratórios tradicionais.

As ferramentas também podem ser aplicadas à indústria de alimentos, em frigoríficos e estações de tratamento de água. Até o momento são 39 funcionários, e um funding captado de mais de 2 milhões de dólares.

Outras que você já deve ter ouvido falar e que já são gigantes em seus segmentos são a Beep (exames e vacinas), a Alice (gestora de saúde) e a Queima Diária (plataforma de exercícios físicos).

estatísticas healthtechs

Fonte: Distrito HealthTech Report

Como funciona a recorrência para as healthtechs?

Assim como acontece com as fintechs e as insurtechs, unir a tecnologia das healthtechs aos pagamentos recorrentes traz facilidades que beneficiam tanto as empresas, quanto os clientes.

Confira alguns desses benefícios:

  • Possibilidade de emitir cobranças e notas fiscais automaticamente;
  • Criar réguas de cobrança personalizadas;
  • Reduzir a inadimplência;
  • Parametrizar descontos para clientes especiais;
  • Emitir relatórios de desempenho e muito mais!

Ao oferecer a cobrança recorrente, a empresa facilita a vida do cliente que poderá pagar as mensalidades, planos ou assinaturas pelo próprio computador ou celular e também alivia seus próprios processos, não precisando emitir boletos manualmente, por exemplo, o que é muito positivo caso o time financeiro da empresa seja enxuto.

Para os clientes, os principais benefícios são:

  • Ter acesso à diversas opções de pagamento: cartão de crédito, boleto e até mesmo Pix;
  • Não comprometer o limite do cartão de crédito - a cobrança é feita apenas no valor mensal (ou trimestral, semestral, etc).
  • Ter a cobrança automatizada, o que evita esquecimento do pagamento e suspensão do plano de saúde.

Como oferecer a recorrência na sua Healthtech?

Para oferecer o pagamento recorrente no seu negócio, é necessário contar com a tecnologia de uma empresa de pagamentos como a iugu, que poderá automatizar a gestão da sua recorrência.

Por meio do painel, ou integração da base via API da iugu, você realiza facilmente todos os processos de cadastro e cobrança de clientes, com possibilidades de personalização da régua de comunicação, formas de pagamento disponíveis, descontos e ciclos de cobrança.

Além disso, através de nossa plataforma você pode acompanhar de perto a performance de seu negócio por meio dos status das cobranças recorrentes​ como saldo em conta, pagamentos realizados, pendentes e cancelados.

Quer saber mais sobre as cobranças recorrentes da iugu e como ela pode ser vantajosa para a sua empresa? Então, entre em contato com nossos especialista e encontre o plano ideal para você.

 

recorrência assinaturas

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online