Qual é o futuro dos meios de pagamento no Brasil? Saiba aqui!

Escrito em 30 de Outubro de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Já parou para pensar como a forma que pagamos por produtos e serviços muda muito o próprio comportamento do mercado? É por isso que identificar tendências nesse sentido e buscar oportunidades antes dos concorrentes pode ser uma grande forma de sair na frente.

Então, é hora de se preparar e criar um diferencial competitivo para o seu negócio! Quer entender mais sobre o assunto e descobrir o promissor futuro dos meios de pagamento? Neste artigo, vamos bater um papo sobre o que vem por aí e a importância de se preparar. Boa leitura!

O meio de pagamento como chave do sucesso para negócios

Para entender melhor como modelos de pagamento moldam o nosso mercado, podemos voltar algumas décadas atrás, na popularização do cheque pré-datado no Brasil.

A prática de usar esse meio não era regulamentada pelo governo, mas todo mundo usava. Por quê? Porque era uma forma suficientemente confiável e segura (tanto para cliente quanto empresa) de diluir o pagamento de um produto com a garantia de que a dívida seria paga.

Isso moldou o funcionamento do varejo brasileiro. Se até hoje parcelamos em várias vezes (prática que não existe dessa forma na maioria dos países), isso tem a ver com a cultura em volta de um meio de pagamento específico.

É esse o poder transformador que opções de transação têm para cada empresa e o mercado como um todo. E é por isso que é tão importante ficar de olho no que vem pela frente. Quem se adapta rápido a costumes de seu público satisfaz e conquista antes da concorrência.

Sem contar, claro no lado gerencial. Se os meios de pagamento estão andando sempre para frente, eles vêm acompanhados de novas técnicas e ferramentas para controle financeiro e gerenciamento de fluxo de caixa.

As tendências mais relevantes para o futuro dos meios de pagamento

Quais, então, são os concorrentes a modelo mais utilizado no futuro? Não existe uma resposta definitiva para isso, mas existem tendências importantes para ficar de olho — em modelos, tecnologias e processos para facilitar a vida do cliente e atrair mais. Confira!

Pagamento recorrente

Vamos começar com outro grande exemplo do que estávamos conversando mais acima, sobre como meios de pagamento modelam negócios.

Você já notou a quantidade de serviços "as a service" que surgiram nos últimos anos? É uma nova realidade que começou no desenvolvimento de softwares e hoje se espalha até para clubes de assinatura e financiamento coletivo.

Esses negócios só se tornaram viáveis pela chegada no mercado de plataformas e ferramentas que simplificam e dão segurança ao pagamento recorrente — assinaturas gerenciadas automaticamente por um sistema.

Criando uma nova opção, essa tendência permite modelos de negócio mais flexíveis e com preços atrativos. É uma grande sacada para ganhar mais clientes ao mesmo tempo que se ganha previsibilidade no caixa.

P2P

Quem trabalha com tecnologia já está familiarizado com o conceito de Peer to Peer, ou Ponto a Ponto. Sabia que a mesma filosofia está sendo transportada para os pagamentos online?

O P2P foi possibilitado por aplicativos e softwares que gerenciam e automatizam transações diretamente entre usuários, dando a indivíduos a capacidade de receber e gerir receitas como se fossem uma empresa.

Mobile Payment

Vamos aproveitar o gancho dos aplicativos de pagamento P2P para citar como as plataformas móveis estão revolucionando essas transações nos últimos anos.

Podemos falar de uma transformação em vários âmbitos, desde o uso do celular diretamente na máquina de cartão de crédito, sem necessidade do plástico, até esses apps capazes de fazer transações, controlar contas, investir etc.

Hoje, celulares estão nos bolsos de quase todos brasileiros. Quem entende a plataforma e foca na sua utilização vai sempre se destacar no mercado, independentemente do setor.

Compra com 1 clique

Inventada pela Amazon, a compra com um clique é um conceito incrível para quem quer tirar proveito de nossa característica humana da impulsividade. Mas o mais importante nesse sentido é a filosofia por trás: para ser competitivo na internet, é preciso encurtar o máximo possível o caminho entre o interesse e a compra.

Ou seja, o uso de sistemas e plataformas de pagamento confiáveis, seguros e simples de usar são vantagens competitivas. Pode ser um clique apenas para comprar ou a automação da cobrança recorrente.

Criptomoedas

Outro presente da tecnologia para empresas é a liberdade de realizar transações simples sem necessariamente ser em moedas tradicionais.

As criptomoedas já estão revolucionando os meios de pagamento. São modelos seguros (quando bem gerenciados) que dão muita privacidade e decentralização para como valores são distribuídos.

O ponto fraco hoje de receber em moedas como o bitcoin é a volatilidade da cotação, mas até isso pode ser usado a seu favor — aliando, por exemplo, receitas recorrentes e investimentos especializados.

Boleto

Sim! O boleto ainda vai ser muito relevante no futuro. Principalmente aqui no Brasil, essa é a forma mais prática para clientes e empresas fazerem transações monetárias.

A diferença é que a tecnologia vem transformando esse meio. Com intermediadores e outros sistemas de pagamento, é possível automatizar a geração e o controle do código de barras, o que leva a uma nova oportunidade no mercado: pagamentos recorrentes por boleto.

O novo mercado

Essa aliança entre praticidade, variedade no pagamento e flexibilização na relação entre cliente e marca é o que determina como será o nosso mercado no futuro. Assim como os cheques pré-datados criaram uma cultura de parcelamento, as novas formas de transação e o pagamento recorrente devem ser os influenciadores daqui para frente.

E não existe outra saída: se adaptar ao futuro dos meios de pagamento passa por investimento em tecnologia. Uma plataforma de automação, com infraestrutura segura e confiável, será fundamental para seu sucesso.

Que tal então conhecer as soluções da iugu? Nós temos a mais completa e mais robusta infraestrutura de pagamentos, desde a simplificação de fluxos para o cliente até o gerenciamento integrado de transações e controle financeiro em um único lugar.

Gostou da ideia? Então fale com um de nossos especialistas! Conte-nos suas necessidades, seus objetivos e vamos juntos construir um sistema perfeito para conquistar e manter os clientes da sua empresa.

Posts relacionados