Expectativas de vendas pelo Pix na Black Friday 2021

Escrito em 12 de Novembro de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 28 de Setembro de 2023

O Pix caiu no gosto dos brasileiros com a sua praticidade e simplicidade, se tornando o segundo meio de pagamento mais utilizado, com apenas um ano de existência.

No e-commerce, o Pix já ultrapassou todas as formas de pagamento à vista, como o boleto e débito.

O meio de pagamento lançado pelo Banco Central em novembro de 2020 teve um crescimento vertiginoso de quase 50% ao mês, o que comprova a preferência dos consumidores pela facilidade e baixo custo, duas de suas principais características.

Seguindo a boa maré do crescimento, a Black Friday 2020 movimentou mais de R$ 5 bilhões, valor 31% maior do que o mesmo período no ano anterior.

Como você deve ter percebido, unir Pix e Black Friday é sucesso na certa, então para saber quais são as expectativas de vendas pelo Pix na Black Friday 2021 e todos os insights que trouxemos para você vender ainda mais, confira o nosso texto!

Importância da Black Friday para as vendas

Um dos dias mais aguardados do ano por consumidores e lojistas é, sem dúvidas, a Black Friday, que surgiu nos EUA, mas logo conquistou países emergentes como o Brasil.

A última sexta-feira de novembro marca o início da temporada de natal e réveillon, onde todos estão focados em conseguir ótimos presentes, tirar a tão merecida folga do final de ano e fazer boas compras!

A data, que já vinha mostrando grande potencial de vendas, durante a pandemia mostrou que, mesmo de forma remota, as compras continuam acontecendo, principalmente através dos e-commerce, que cresceu 25% no período.

Veja aqui alguns motivos para aproveitar a data:

Maior tráfego

Durante esse período, é comum que muitos clientes pesquisem ao longo do mês de novembro (ou até antes) preços em diversos sites, aumentando o tráfego nos mesmos.

O maior tráfego na sua loja pode significar mais clientes, ou simplesmente mais reconhecimento para a sua marca, mesmo que acabem não efetuando a compra na Black Friday.

Alto ticket médio

Por se tratar de uma data mundialmente conhecida, muitas pessoas fazem planos para comprar especificamente na Black Friday.

Isso significa que estão com dinheiro destinado para essas compras que, geralmente, possuem um valor elevado.

Cliente recorrente

A Black Friday é uma ótima oportunidade de atrair novos clientes para a sua loja, isso você já sabe.

Mas ao atrair novos clientes, você está aumentando a chance de ter clientes recorrentes, que compram seu produto, gostam do seu atendimento, preço e prazo de entrega e se tornam fãs da sua marca, comprando sempre que precisam!

Importância do Pix para as vendas

Com o sucesso do novo meio de pagamento, os motivos são vários para adotá-lo na sua loja.

O Pix chegou para revolucionar o mercado de pagamentos, trazendo soluções para as ineficiências dos demais meios, principalmente os que são realizados à vista, como o boleto.

Tido como democrático, o Pix trouxe acessibilidade até mesmo às pessoas que antes não compravam pela internet, e por isso se tornou tão popular!

Veja algumas características dos meios de pagamentos mais aceitos pelos estabelecimentos e perceba as vantagens do Pix:

Cartão de crédito

Apesar de ser ainda muito utilizado, principalmente no meio digital, o cartão de crédito oferece alguns ônus aos lojistas, como:

  • Custo elevado: seja da maquininha para as lojas físicas ou mesmo as suas taxas, cobradas tanto no off como no online.
  • Tempo de recebimento: o tempo de recebimento pode variar de acordo com o pagamento, se foi realizado no crédito à vista ou a prazo. De qualquer forma, o valor costuma demorar pelo menos 30 dias para cair na conta do lojista.

Boleto

Antes do Pix, o boleto era o meio de pagamento à vista mais utilizado pelas pessoas, justamente por também ser considerado bastante democrático, atendendo inclusive a população desbancarizada no Brasil que chega a quase 20%.

Entretanto, com a chegada do novo meio de pagamento, o boleto começou a representar ônus tanto para os consumidores quanto para os lojistas, como:

  • Tempo de compensação: tanto para o lojista, quanto para o consumidor, o tempo de compensação do boleto - que é de até 72 horas -, já pode ser motivo para preferirem o Pix.

Do lado do lojista, fazer a gestão do estoque com compras no boleto, pode ser complicado. 

Já do lado do consumidor, a compra por boleto pode significar uma demora maior para receber sua compra.

Pix

Com o Pix, todos essas “ineficiências” são eliminadas, além de possuir vantagens realmente atrativas para ambos os lados, veja algumas:

  • Disponibilidade: O Pix está disponível para transações 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Sim, incluindo fins de semana e feriados.
  • Agilidade: Transações realizadas por Pix levam em torno de 10 segundos para serem completadas. Ou seja, o cliente pagou, o dinheiro fica disponível na sua conta em segundos.
  • Praticidade: O Pix pode ser realizado diretamente da sua conta bancária, pelo internet banking. Para realizar a transação, o cliente precisa apenas da Chave Pix, ou do QR Code para lojas físicas.
  • Segurança: O Pix é tão seguro quanto qualquer outro meio de pagamento, sendo regulamentado pelo Banco Central. Além disso, é também 100% rastreável, diferentemente dos pagamentos em dinheiro por exemplo.
  • Oferecer mais opções de pagamento aos clientes: Quanto mais - e melhores - opções de pagamento você oferecer aos seus clientes, maiores serão as chances de conversão e sua vantagem competitiva sobre os concorrentes.

Embora na última edição da Black Friday, o Pix ainda não fosse maduro o suficiente para representar uma grande porção dos pagamentos, existe uma grande possibilidade de crescimento para a edição deste ano.

Com a maior confiança dos consumidores neste meio de pagamento, na edição deste ano ele tem tudo para ser a escolha preferida dos seus consumidores, assim como foi no Dia das Mães no início deste ano.

Importância de oferecer o Pix como meio de pagamento na Black Friday

Você já entendeu sobre a importância da Black Friday para as suas vendas e também das vantagens em adotar o Pix como meio de pagamento.

Mas afinal, como oferecer o Pix para os seus clientes na Black Friday?

Escolha uma boa plataforma de pagamentos

Escolher uma boa plataforma de pagamentos é essencial para, não apenas oferecer variadas formas de pagamento, incluindo o Pix, mas também garantir que os clientes terão uma boa experiência de compra.

Uma boa plataforma de pagamentos oferece soluções tecnológicas como checkout transparente e pagamento preferencial, que permite que o seu cliente adicione, remova e gerencie diferentes cartões de crédito e escolher um principal.​

Além disso, uma plataforma como a iugu também permite que você personalize suas próprias regras de cobrança, como juros e multa, descontos e agendamento de faturas.

Pix na iugu

Conheça algumas facilidades do Pix que você encontra na iugu:

  • Recebimentos 100% instantâneos na sua conta iugu, a qualquer horário e dia;
  • Redução de custos ao usar o Pix com uma das melhores taxas do mercado e com adesão gratuita;
  • Envio ilimitado de cobranças com QR Code Pix;
  • Liberdade de configuração do Pix em faturas;
  • Painel completo para controle de vendas;
  • Recursos práticos para estorno de pagamentos instantâneos;
  • Pagamentos Recorrentes via Pix, com total automação de cobranças;
  • Segurança e infraestrutura para usar o Pix e outros meios de pagamento;
  • Integração com plataformas de e-commerce com condições ainda atrativas de uso.

Além disso, nos orgulhamos de ser uma plataforma segura, que trabalha com a criptografia de dados e seguir 100% dos requisitos da regulação do PCI Compliance.

Defina estratégias para estimular a venda por Pix

Conforme as pessoas vão conhecendo melhor as funcionalidades do Pix e pegando confiança nessa forma de pagar, é natural que passem a optar mais por este meio de pagamento.

Entretanto, existem algumas estratégias que você pode adotar para incentivar seus clientes a optarem pelo Pix em suas próximas compras!

A estratégia mais utilizada pelos maiores e-commerce e marketplaces é oferecer descontos ou vantagens como o frete grátis.

Se um meio de pagamento é mais vantajoso para você, faz sentido que ofereça vantagens para seus clientes para que optem por esse meio.

Esperamos que essas dicas te ajudem a vender mais com o Pix nessa Black Friday!

E se você quiser saber mais sobre o Pix no e-commerce, baixe nosso Guia Completo para Utilizar o Pix no seu E-commerce!

imagem de uma mulher com oculos e celular na mão realizando um pagamento com o pix





Posts relacionados