Pagamento online para a Black Friday: como usar com segurança

Escrito em 26 de Novembro de 2021 por Parceiro iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o comércio e o varejo. Embora todos saibam disso, alguns recursos e funcionalidades são essenciais para o bom funcionamento de toda a operação de venda na data. Este é o caso dos sistemas de pagamento online

De forma simples, neste artigo vamos te ajudar a entender como as novas tecnologias aplicadas às soluções financeiras vão ampliar as possibilidades do seu negócio. 

Siga a leitura e conheça as melhores formas de pagamento online para a Black Friday.

Vamos lá?

Sistemas de pagamento online 

A tecnologia traz muitos benefícios para o dia a dia das pessoas, tanto em ambientes corporativos quanto na vida pessoal. 

O pagamento online, por exemplo, é um tipo de recurso que ajuda a ampliar as possibilidades de vendas, explorando mais áreas comerciais e oferecendo um mercado consumidor mais dinâmico. 

Basicamente, o pagamento online possibilita que o cliente realize suas compras com mais agilidade e segurança, sem precisar sair de casa. Como falamos, toda a transação ocorre através da internet. 

Desse modo, é necessário um sistema interno integrado com as operadoras de cartões de crédito, instituições bancárias e departamentos responsáveis pelo recebimento. 

Dito isso, vale ressaltar que você precisa ter em mente que ao decidir oferecer este serviço aos consumidores, tudo deve estar em perfeitas condições de uso e performance - de forma a ampliar os recursos no seu site ou app, e melhorar a experiência do usuário. 

Ou seja, um sistema eficiente deve atender às expectativas dos mais variados perfis de clientes, com uma solução de fato eficaz.

Quais os tipos de pagamento online na Black Friday?

As atuais inovações tecnológicas demonstram ser mais dinâmicas e abrangentes, oferecendo cada vez mais alternativas e soluções para diversos problemas. 

No caso de pagamento em lojas virtuais, por exemplo, as soluções são parametrizadas conforme as necessidades da loja. 

A seguir, listamos alguns exemplos de pagamento online que podem ser usados na sua Black Friday, certo?

  1. Pagamento online para e-commerce - em versões desktop e mobile friendly;
  2. Pagamento online em transferência de débito;
  3. Pagamento online em Débito Direto Autorizado (DDA);
  4. Pix;
  5. Pagamento pelo WhatsApp;
  6. Cartões e boletos;
  7. Envio de SMS.

Essas são as principais formas de pagamento online que podem te ajudar durante a jornada de Black Friday.

Agora que você já conhece essas opções, que tal te mostrar como usar alguns desses exemplos? Vamos lá. 

Quais os melhores tipos de pagamento online para a Black Friday 

Durante a Black Friday é comum vermos um alto tráfego de visitantes e leads nas empresas devido às promoções e grandes ofertas desta data. 

Além desse aumento natural, uma das consequências da pandemia vivida no ano de 2020 foi a migração de muitas empresas físicas para o ambiente virtual, o que causou um aumento significativo no e-commerce. 

Com esse dois fatores colidindo (restrições da pandemia e a Black Friday) há um aumento no volume de tráfego das empresas. 

Nesse sentido, você precisa estar preparado para absorver as demandas dos seus clientes. 

Dito isso, um ponto importante que tem que ser considerado é: o foco na agilidade do atendimento. Assim, você consegue melhorar a performance, fazendo com que a empresa cresça. 

O que queremos dizer é que o pagamento online é, sem dúvidas, uma das melhores opções para quem quer atingir esse objetivo.  

Pix

O Pix é uma tecnologia perfeita para as empresas que buscam a agilidade e facilidade para fazer transações financeiras. 

De forma simples, esse recurso utiliza chaves previamente cadastradas para realizar a transação financeira.

Assim, as chaves passam a serem consideradas códigos que representam contas durante o processo de depósito e envio de valores pela internet. 

Esse tipo de sistema oferece segurança, pois todo o processo é criptografado, ou seja, o Pix conta com a proteção direta do Banco Central. 

Além disso, as operações vindas desse recurso são rastreáveis, o que significa que em eventuais problemas, as autoridades responsáveis podem identificar os titulares das contas. 

Vale ressaltar que as vantagens do Pix são inúmeras, mas destacamos: a disponibilidade de operação a qualquer hora; a segurança das transações e o modelo prático e instantâneo. 

Pagamento pelo WhatsApp 

Hoje em dia é possível enviar e receber dinheiro de maneira prática em suas conversas no WhatsApp. 

Também conhecido como WhatsApp Pay, o pagamento via aplicativo é uma nova maneira de fazer transferência bancária no cotidiano de pessoas físicas e jurídicas.

Para realizar esse tipo de operação, o usuário precisa fazer um cadastro na plataforma com um dos bancos cadastrados no sistema do WhatsApp, sem tarifa.

Ao utilizar essa alternativa para pagamento online na Black Friday, é possível acompanhar o status das transferências pelo próprio WhatsApp.

No Brasil, este modelo de pagamento é processado pela operadora Cielo e autorizado pelo Banco Central. 

As transações via WhatsApp não podem ser protegidas pela criptografia de ponta a ponta. Contudo, as informações dos cartões são criptografadas e armazenadas virtualmente sob a responsabilidade da empresa que processa os pagamentos.

Boletos

O boleto bancário e o cartão de crédito são formas tradicionais e consolidadas para realizar pagamento e transações online. 

Basicamente, o boleto bancário é um documento/título que dá o direito a uma parte receber um determinado valor da outra parte. 

Dentro desse documento, por exemplo, o destinatário do boleto pode especificar as informações do produto, prazo de pagamento e valor de compra. 

Nesse sentido, após a confirmação do pedido, imediatamente, o cliente recebe via mensagem o boleto bancário para realizar o pagamento.

Vale ressaltar que o pagamento por boleto tem um prazo de compensação de até 72 horas úteis, sendo assim é considerado a opção mais demorada para transações. 

Cartões

Todo mundo sabe que o cartão de crédito oferece muito mais segurança e conforto na hora de realizar as transações.

Nesse sentido, o cartão de crédito é visto como uma das principais formas de pagamento para o e-commerce.

O reconhecimento da compra, por exemplo, é feito de forma rápida e eficiente, distribuindo corretamente os valores para o fornecedor. 

Para implementar esse tipo de recurso é necessário ter integrar seu sistema financeiro aos outros processos dentro do seu negócio, para facilitar a conciliação. 

Ou seja, esse tipo de operação exige um software mais sofisticado que conte com todas as especificações que uma integração de sistema precisa. 

Em suma, a tecnologia por trás desse sistema é baseada em gateway de pagamento e intermediador de pagamento. 

Envio de SMS

Mas como assim realizar pagamento por envio de SMS?

Apesar de existirem muitas opções para realizar um pagamento online, o envio de SMS tem bastante relevância nesse assunto pelas próprias características do recurso. 

Por se tratar de uma ferramenta muito usada em estratégias de remarketing e relacionamento com o cliente, algumas pessoas podem não reconhecer que até em transações financeiras o envio de SMS é bastante eficaz.

O envio de SMS, por exemplo, pode ser usado como lembrete do pagamento de um boleto ou até mesmo ser enviado um link de direcionamento para realização da transação, conhecido como CTA. 

Neste caso, o CTA, ou Call to Action, é o link de uma página (nesse exemplo, o boleto bancário) que leva os usuários a realizarem ações, com palavras persuasivas utilizadas para orientar o usuário, como “saiba mais” e “acesse agora”. 

O principal objetivo desse tipo de recurso é direcionar as pessoas a avançarem no quesito conversão online

Além disso, por se tratar de uma ferramenta que não requer acesso à internet, pode ser usada de forma mais abrangente, pois engloba regiões que não possuem cobertura de banda larga.

Mas eu posso confiar nesse tipo de pagamento?

Neste post, você conferiu um panorama interessante sobre as principais ferramentas que podem otimizar o atendimento durante a Black Friday - e em todas as outras épocas do ano. 

Atualmente, com o ambiente digital cada vez mais presente na vida das pessoas, uma parte significativa das transações financeiras já são realizadas através dos meios digitais. 

Nesse sentido, é verdade que muitas pessoas não sentem confiança para realizar qualquer tipo de transação na internet por medo ou falta de conhecimento sobre a proteção de suas informações bancárias. 

Por isso, o que vamos falar agora é extremamente importante. 

As formas de pagamento online, em sua maioria, contam com um sistema de segurança altamente sofisticado com autenticação de dois fatores - ou apenas 2FA. 

Basicamente, essa autenticação utiliza dois destes três fatores que existem para validar uma requisição do usuário.

Vejamos como isso acontece:

  • Pergunta-se algo que o usuário sabe (ou seja, que é do conhecimento do proprietário da conta ou login), como uma senha; 
  • Um item de posse particular do usuário, como telefone ou token que lhe permite receber um código de segurança;
  • Um “objeto” que identifique o usuário (inerência), ou seja, uma característica intrínseca do ser humano, como impressões digitais, íris, CPF etc. 

Vale a pena ressaltar que, por mais que a autenticação de dois fatores aumente o trabalho do consumidor terá para logar em sua conta e usar o site/ meios de pagamento das empresas, os benefícios gerados por esse processo de segurança são muito maiores; ainda mais em momentos de alto tráfego nos canais digitais, como na Black Friday.

Isso tem um impacto na jornada do cliente, uma vez que ele se sente mais seguro para comprar na sua plataforma. 

Considerações 

Viu só como a variedade de formas de pagamento online na Black Friday podem impactar a experiência do seu cliente?

Uma boa dica para quem anda pensando em começar um e-commerce é analisar qual o perfil do seu público-alvo. Assim, você oferece vantagens competitivas que diferenciam o seu negócio dos concorrentes. 

 

Conteúdo elaborado pela equipe da Nvoip, plataforma de comunicação global com foco em soluções de telefonia digital, SMS e API.  

 

Posts relacionados