Entenda o que são webhooks e quais as suas funcionalidades

Escrito em 10 de Novembro de 2020 por Patrick Negri

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

Páginas de e-commerce trabalham com um fluxo contínuo de dados. Para conseguir gerenciar as trocas de informações, a empresa deve saber o que são webhooks e como eles podem ajudá-la. Assim, a integração entre sistemas será muito mais robusta.

Eles ajudam a empresa a coletar dados de outras plataformas em segurança. Para quem trabalha em um e-commerce, isso pode ser algo muito útil. A empresa vai conseguir manter a sua página funcional conforme as suas vendas, enquanto a sua presença no mercado é ampliada sem maiores gastos.

Continue lendo este post para entender como os webhooks podem ajudar.

O que são webhooks?

Webhook é uma forma de coletar as informações de um ambiente sempre que uma operação acontece. Ele opera de modo passivo e entrega dados em tempo real. Sendo assim, os consumidores podem ter uma experiência de consumo mais segura e livre de erros operacionais.

Como os webhooks funcionam?

Os webhooks podem ser estruturados com o apoio de tecnologias, como o JSON e formulários XML. Eles podem ser personalizados para que a aplicação ou página web tenha acesso apenas a um tipo de informação. Desse modo, o negócio pode conectar diferentes tecnologias rapidamente e garantir que novas funcionalidades possam ser integradas às suas páginas web.

O webhook também pode ser utilizado para operações em que os dados são recebidos e transferidos para outro lugar. Em um e-commerce, por exemplo, ele pode ser utilizado para o envio de alertas quando as operações ocorrerem. Sempre que um usuário fizer uma compra, o webhook pode pegar esse dado e enviar um alerta para a equipe de logística com os registros básicos da compra.

Como os webhook se diferenciam de APIs?

Há duas grandes diferenças entre os webhooks e as APIs. Eles estão relacionadas às possibilidades de uso e o modo como os dados são entregues. Entender como cada um funciona, é crucial para estruturar a sua página de vendas utilizando os recursos certos.

Os webhooks, como citamos, funcionam de modo passivo, recebendo novidades continuamente. Podemos dizer que ele é como uma antena de rádio, enquanto existir sinal disponível, ele será alimentado por outro sistema.

Já as APIs podem executar processos em intervalos regulares. Desse modo, elas ganham um caráter mais ativo e as operações são executadas sempre que o usuário aciona algum tipo de gatilho.

As funcionalidades das ferramentas também são diferentes. Um webhook pode apenas receber e/ou repassar registros de outro ambiente. Já as APIs, conseguem fazer a coleta, a modificação e a inserção de registros em sistemas.

Quais cuidados tomar ao criar um webhook?

A criação de um webhook envolve algumas precauções. Eles ajudam o negócio a evitar problemas de performance e segurança. Além disso, dão mais qualidade para as operações da solução quando ela for implementada. Veja a seguir quais são as atenções.

Fique atento a perda de dados

Como o webhook trabalha com o recebimento ativo de dados, a empresa deve ficar atenta para minimizar qualquer chance de essa operação ocorrer sem erros. Isso envolverá um cuidado muito grande durante a implementação da solução: do modo como os registros são entregues até o seu uso, tudo precisa ser avaliado.

O ideal é que a implementação seja feita conforme os padrões do desenvolvedor do webhook e as aplicações que estarão envolvidas. Isso diminuirá as chances de o webhook executar as suas operações com falhas, capaz de comprometer a integridade dos registros. Ou seja, dará mais confiabilidade para a sua operação como um todo.

Evite informações duplicadas

Informações duplicadas são um grande problema para quem trabalha com vendas online. Imagine a confusão que seria, caso o seu cliente comprasse um de seus produtos e a equipe de logística recebesse mais de um alerta da compra. Por isso, evitar informações duplas é crucial.

A melhor forma de fazer isso, é planejar com cuidado como e quais webhooks serão integrados. Testes também podem ser feitos para validar a operação. Sendo assim, os riscos de você ter dados entregues duas vezes, serão muito menores.

Faça a implementação conforme a documentação

Toda ferramenta mantém uma documentação, portanto, se a sua empresa optar por um webhook de terceiros, fique atento. Esse é o melhor documento para validar as suas ações, além de garantir que a integração do webhook seja feito da melhor forma possível.

A documentação também ajuda a empresa a ter mais agilidade e qualidade na adoção de seu webhook. Os times terão um guia preciso sobre quais problemas evitar e como fazer ajustes conforme as suas demandas. Isso diminui problemas de segurança e ajudará na correção de erros.

Por que utilizar um webhook?

Páginas de internet devem ser atualizadas continuamente para entregar uma boa experiência para o seu cliente. Isso vale principalmente para o e-commerce de um negócio. Não atualizado, ele pode levar a venda de produtos que não estão disponíveis e a insatisfação de clientes.

Apoiando-se no webhook, a empresa pode fazer esse processo com segurança e precisão. O compartilhamento de dados será contínuo, além de evitar situações como demora no processamento de solicitações e erros operacionais. Desse modo, a empresa entregará uma experiência de uso muito mais adaptada às demandas dos seus clientes.

Para a equipe de TI, saber o que são os webhooks tornará o dia a dia dos profissionais muito mais prático. Os times podem executar a integração entre plataformas rapidamente e com menores chances de erros. Essas rotinas serão menos complexas, além de diminuir as possibilidades de erros acontecerem e menos necessidade de ajustes após tudo ser finalizado.

A usabilidade da sua página de vendas está diretamente conectada à capacidade de a empresa fazer negócios. Ter uma página funcional reduz custos, melhora a competitividade e o posicionamento da sua marca. Ao mesmo tempo, torna o consumidor fidelizado — fazer compras em uma página agradável, é sempre melhor do que o contrário.

Por isso, sempre garanta que a sua equipe saiba o que são webhooks. Isso permite que eles integrem essa solução no seu dia a dia, sem erros e aproveitando ao máximo as possibilidades que elas trazem. Portanto, garantirá que o seu negócio terá mais formas de tornar o seu e-commerce mais atraente e lucrativo.

Entre em contato conosco para mais informações.

Posts relacionados