Garanta 30% de desconto para sempre em todas as suas mensalidades.

 
dias
 
horas
 
min
 
seg
Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

O que é NF 4.0? Como usar em pagamento recorrente?

Escrito em 03 de Janeiro de 2019 por Patrick Negri

Atualizado em 03 de Maio de 2021

Que a nota fiscal é o documento de comprovação das transações comerciais, todos sabem. Mas, você sabe o que é NF 4.0? A emissão de nota fiscal eletrônica passou a ser obrigatória. Confira tudo neste post e como emiti-la em serviços de pagamento recorrente.

As notas fiscais de compra e venda servem para trocas ou devoluções, além de servirem como base para a retenção de impostos. Agora, você sabe como ela se aplica ao pagamento recorrente?

As vendas têm processos burocráticos, sendo um deles a emissão da nota fiscal. É um documento obrigatório que basicamente tem a função de:

  • Descreve os itens;
  • Informa a quantidade;
  • Especifica o meio de pagamento;
  • Mostra a tributação correspondente;
  • E resguarda e garante os direitos do consumidor.

Neste post vamos explicar em detalhes o que é NF 4.0, como proceder com as cobranças e, ainda, por que emitir a NF-e 4.0 em conexão com um sistema de automação de pagamento online. Confira!

O que é NF 4.0?

Se você está procurando saber o que é NF 4.0 é porque você lida diariamente com tributações e processos de compra e venda. A NF-e 4.0 é o modelo atualizado da NF-e gerada no formato XML (linguagem de dados) com validade jurídica pela assinatura digital do emissor.

É transmitida pela internet e as mudanças ocorridas tem como objetivo:

  • Aumentar as ações de fiscalização
  • Evitar sonegação
  • Erros de processo

As alterações impostas ao layout da NF-e 4.0 são basicamente técnicas. Elas visam atender aos critérios de aprimoramento dos sistemas de controle e fiscalização dos tributos. Esse tributos são recolhidos ao final de um período, para garantir que o arrecadamento do imposto seja realizado em tempo hábil.

Para entender o que é NF 4.0, conheça algumas das mais importantes alterações na emissão dessa nota fiscal:

  • Adoção do protocolo TLS 1.2 – substituição do protocolo padrão de comunicação SSL para aumentar a segurança na comunicação de dados;
  • Fundo de Combate à Pobreza (FCP) – Para a empresa que tenha qualquer vínculo, de aplicação ou venda de produtos, junto ao FCP, o ICMS deverá ser calculado separadamente;
  • Indicador de pagamento, é o meio de pagamento (cartão de crédito ou débito, dinheiro, cheque) — deverá constar no campo indicador, assim como as informações sobre o troco;
  • Modalidade de frete – para transporte de frete próprio, — 0 para remetente e 1 para destinatário — sofreram alterações e devem ganhar uma atenção especial;
  • Rastreabilidade do produto – lotes controlados com regulamentação sanitária passaram a exigir informação para melhor rastreabilidade;
  • Medicamentos – há um campo específico para o código da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizar um controle aperfeiçoado de movimentação;
  • Combustível – informações sobre a composição do gás de cozinha (GLP – Gás Liquefeito de Petróleo). Elas serão obrigatórias facilitando o acompanhamento e controle da comercialização;
  • Grupo Total da NF-e – há um campo de preenchimento para o valor total de impostos em caso de mercadoria devolvida e que não contribuam com o imposto sobre produtos industrializados (IPI).

Confira no vídeo abaixo os detalhes que mudaram na nota fiscal antiga, para o que é NF 4.0:

 

 

O que é pagamento recorrente?

O pagamento recorrente é o tipo de movimentação financeira que utiliza um sistema automático para realizar as transações com regularidade periódica.

Para optar por essa modalidade, o consumidor estabelece em contrato os termos e período de vigência para fornecimentos de produtos ou prestação de serviços.

O fornecimento é contínuo até que uma das partes cesse o compromisso. Enquanto não ocorre essa ruptura, os pagamentos são efetuados recorrentemente, conforme a data requerida pelo consumidor, com possibilidade de renovação do contrato ao final da vigência.

O pagamento recorrente possibilita ao cliente realizar suas transações mensais por meio de:

Em todas as categorias deve haver uma boa gestão de pagamento recorrente, para que o controle e a conciliação financeira estejam livres de falhas e cobranças indevidas.

Entender como funciona o pagamento recorrente é importante para não confundi-lo com parcelamento, pois ambos têm características diferentes.

O parcelamento possui origem em uma venda dividida em várias parcelas e é atribuído a um serviço concluído ou produto entregue. Já a recorrência tem valores mensais pagos em troca de um fornecimento periódico.Case vittude

 

Como é realizada a cobrança recorrente?

Para que a ela seja eficiente e ao mesmo tempo uma experiência agradável ao consumidor, é preciso criar um mecanismo de atendimento que favoreça às suas necessidades de forma personalizada.

O relacionamento com os clientes vai além da qualidade que ele vê naquilo ofertado pela loja. Assim, classificar cada um deles e flexibilizar a escolha pela data de vencimento, por exemplo, é uma boa estratégia de cobrança. Além atender a uma necessidade específica, contribui para a redução da inadimplência.

Em caso de pagamento por cartão de crédito, a cobrança torna-se mais fácil e ágil. Com isso a identificação imediata e liberação dos serviços ou envio dos produtos também. Para cobrança via boleto registrado, a demora é igual ao prazo de compensação do título no banco cadastrado.

Por que é necessário emitir a NF-e 4.0?

1) Aumenta a segurança

Ao movimentar seu negócio online, de prestação de serviços ou venda de produtos, e emitir a nota fiscal, você saberá exatamente o que está saindo da sua loja e que haverá uma movimentação financeira posterior.

Isso aumenta a segurança das transações e a idoneidade dos seus processos.

2) Garante o recebimento

Uma vez emitida a nota fiscal, a menos que haja uma solicitação de devolução, você saberá que o recebimento é garantido.

O consumidor precisa do documento para comprovar suas compras e requisição da garantia em caso de defeitos, por isso tratará de pagar conforme acordado no ato da compra.

3) Diminui erros

Todo serviço ou produto possui um código específico, assim, ao emitir a nota fiscal será necessário informar a natureza da operação e a descrição da venda, isso minimiza as chances de vender um produto errado ao cliente.

4) Melhora o controle da empresa

Os valores relacionados à entrada e saída, ou seja, despesa e receita são mais bem controlados com a emissão da nota fiscal.

Durante a conciliação financeira é possível detectar se existe uma comercialização sem documentação ou um documento sem identificação do pagamento correspondente.

5) Possibilita a integração com o meio de pagamento

Essa é a melhor parte, e deixamos estrategicamente para o final, pois, certamente, responderá a muitos dos seus questionamentos quanto à emissão de nota fiscal online e um sistema de pagamento.

Depois de saber o que é NF 4.0 você pode estar se perguntando como fazer a integração com os meios de pagamentos. Pois saiba que é possível integrar o sistema fiscal com a plataforma de pagamento e assim garantir a formalização a cada venda e as facilidades e cobrança recorrente.

Se seu negócio é um marketplace, a interface com os outros fornecedores se dará de maneira prática e segura.

A iugu é uma intermediadora de pagamento que tem como proposta uma solução inteligente, inovadora e com grande custo-benefício.

Utilizamos a API de pagamentos para integrar sua base de dados de forma sistematizada, possibilitando o gerenciamento e a otimização da cobrança recorrente com utilização e redução da margem de erros.

Nossa plataforma oferece um serviço parametrizado nas principais funções para auxiliar gestão de pagamento recorrente da sua empresa:

  • após o vencimento o sistema gera a cobrança automática;
  • os boletos registrados  e faturas são enviados para o email do cliente;
  • o cliente poderá escolher a data de vencimento para facilitar sua programação;
  • a agilidade do checkout transparente promove melhor experiência de compras;
  • o sigilo das informações pessoais e de cartão de crédito, garante a segurança na plataforma;
  • as multa e juros podem ser configurados de forma automática.

Se você deseja realizar suas vendas de forma segura e eficiente para atender à obrigatoriedade de emissão do que é NF-e 4.0, poderá contar com um parceiro experiente que otimiza suas vendas e protege sua loja.

Entre em contato com a gente para saber o que temos a oferecer em serviços de pagamento recorrente. Ficaremos contentes em contribuir com o seu sucesso!Conheça nossos planos