Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

O que é cashless: será que sua empresa está pronta para esse sistema? 

Escrito em 17 de Junho de 2020 por Redação iugu

Atualizado em 07 de Dezembro de 2020

Entender o que é cashless é essencial no cenário atual. Afinal, essa tendência de pagamentos tem se tornado uma alternativa atraente e conveniente para muitas pessoas ao redor do globo, como mostra pesquisa da Statista. 

O cashless representa uma evolução natural do mercado, pois vivemos em uma sociedade cada vez mais digital. Logo, não é surpresa que essa alternativa de pagamento esteja avançando tão rapidamente. 

Se, há dez anos, seis em cada dez transações eram feitas por dinheiro. Hoje, são três entre dez, como mostra artigo publicado na Forbes.

Essa mudança de cenário aconteceu devido a inúmeros fatores, como:

  • avanço da tecnologia;
  • facilidade uso;
  • segurança;
  • praticidade;
  • baixo custo. 

No Brasil, apesar de estar apenas começando, esse método de pagamento tem chamado a atenção de muita gente. Tanto que o cashless para eventos, festivais e casas de entretenimento tem sido usado com frequência, como é o caso do Lollapalooza, por exemplo, como você pode ver no vídeo abaixo.


Se em terras tupiniquins o cashless configura uma tendência, lá fora, ele já é uma forte realidade.  Isso porque países como a Dinamarca e a Suécia estão utilizando o cashless há alguns anos e pretendem, em futuro próximo, ampliar esse formato para todas as transações. 

Diante desses dados, é possível concluir que esse modelo de pagamento é vantajoso, não é mesmo? Para saber quais são seus benefícios e entender, de uma vez por todas, o que é cashless, basta seguir com sua leitura.

O que é cashless, afinal? Entenda! 

Como o termo em inglês já sugere, cashless é uma tecnologia que não precisa de “dinheiro vivo” para funcionar, nem de cartão de crédito ou de débito. 

Essa inovação tecnológica surgiu com a meta de facilitar e tornar mais prático o pagamento em diversos tipos de negócios, o que, por sua vez, melhora a experiência dos clientes. 

Em outras palavras, ao realizar uma compra, o consumidor não precisa colocar a mão no bolso nem pegar sua carteira, o que representa uma praticidade relevante.

O que é cashless: compreenda como essa tecnologia funciona

Para entender melhor o que é cashless, é fundamental compreender como essa tecnologia funciona, certo?

O sistema cashless funciona das seguintes maneiras:

  • via aplicativo de celular;
  • pulseira RFID;
  • cartão RFID.

Para efetuar o pagamento, o processo é bastante simples. Basta que o vendedor coloque a sua maquininha perto da pulseira ou do cartão do cliente para que a compra seja realizada. Ou seja, ao aproximar o chip RFID do leitor da máquina, a transação financeira acontece quase que instantaneamente.  

Em relação ao aplicativo, o processo acontece de forma similar, porém a tecnologia utilizada é o NFC, um recurso sem fio que demanda um software específico para funcionar. 

Vale ressaltar que o cliente pode inserir créditos a sua conta e, assim, gastá-los como desejar. Tudo isso ocorre de modo criptografado. 

Nesse contexto, é importante enfatizar que como o pagamento acontece com rapidez, o cashless para eventos tem configurado uma ótima alternativa. Afinal, ele evita que filas muito grandes sejam formadas. 

sistema cashless

Principais vantagens do sistema cashless

Ciente do que é cashless, que tal conhecer algumas vantagens desse sistema?

  • rapidez: com o sistema cashless, além do processo de pagamento acontecer com agilidade, a pessoa responsável pelo fechamento do caixa consegue tanto visualizar os dados em tempo real como acompanhar o seu faturamento por meio do celular;
  • segurança: como toda transação é registrada de forma criptografada, o risco de fraudes diminui, assim como a duplicidade na utilização. Além disso, em caso de extravio ou roubo, é possível bloquear o acesso;
  • possibilidade de lucrar mais: com esse sistema não demanda taxas, os pagamentos são recebidos integralmente. Além disso, pelo fato dessa tecnologia oferecer tanta agilidade e facilidade, a tendência é de que as pessoas consumam mais, ainda mais em um evento, o que, como consequência, pode aumentar o lucro.
  • melhora na experiência do cliente:  além de oferecer praticidade ao clientes, por meio dessa tecnologia, é possível conhecer informações de seu público. Desse modo, com esses dados, compreende-se melhor o comportamento de seus clientes e, logo, é possível aplicar estratégias que melhorem suas experiências. 
  • redução de custos: já que o empresário fica livre do aluguel das máquinas de cartões e das taxas relacionadas às vendas
  • mais controle financeiro: pelo fato do sistema ler e gravar as informações, é possível ter acesso a elas e, assim, o controle do fluxo de caixa se torna mais assertivo;
  • mais transparência: como o sistema cashless oferece informações precisas, é possível, com elas, elaborar relatórios, o que aumenta a transparência entre o empresário e seus fornecedores

Resumindo, as vantagens do cashless são: 

  1. Rapidez
  2. Segurança
  3. Possibilidade de lucrar mais 
  4. Melhora na experiência do cliente
  5. Redução de custos
  6. Mais controle financeiro
  7. Mais transparência. 

Agora que já sabe o que é cashless e conheceu suas vantagens, a pergunta é: sua empresa está apta a abraçar essa tecnologia? Compartilhe sua opinião aqui em embaixo nos comentários!

Como viu no decorrer desse post, a tecnologia pode atuar como uma grande aliada em um negócio. A iugu também acredita nisso. Tanto que sua plataforma traz funcionalidades tecnológicas importantes e essenciais para melhorar a experiência de pagamentos de seus clientes. 

Em um mercado com disputa acirrada, não basta apenas ter o melhor produto, é fundamental também oferecer opções diferenciadas. Para isso, existe a iugu! Clique aqui e descubra como a iugu pode ajudá-lo!