O que é cartão private label? Saiba quais as suas vantagens

Escrito em 02 de Julho de 2019 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você sabe o que é cartão private label? Acostumados com os cartões de crédito tradicionais, muitos consumidores perdem a oportunidade de realizar boas compras em estabelecimentos que dispõem desse tipo exclusivo de crédito

Por outro lado, lojistas e empreendedores, precisam conhecer as vantagens de oferecer um cartão próprio e como um diferencial de negócio para alavancar, melhorar a experiência de compra e fidelizar os clientes ainda mais.

O objetivo deste artigo é apresentar a você uma visão geral sobre os cartões private label e como eles podem oferecer benefícios para o seu negócio fortalecendo ainda mais o nome e a marca da sua empresa.

O que é cartão private label e como funciona?

Cartão private label é uma modalidade de crédito emitida por uma empresa de financiamento comercial e concedido pelos lojistas aos seus clientes para realizarem suas compras no estabelecimento com melhores condições e ótimo custo-benefício.

Esse tipo de cartão não está vinculado a uma bandeira como os cartões de crédito conhecidos no mercado, e por isso, nem sempre é aceito em outros estabelecimentos, além daquele de origem.

Para saber o que é cartão private label, é necessário entender que o objetivo dele é criar um vínculo maior com o público específico da loja para proporcionar uma melhor experiência de compras e facilidades de parcelamento maiores em relação aos cartões universais.

Também chamado de crédito de marca própria, o cartão private label é uma estratégia e tanto para quem deseja oferecer aos clientes com problemas na obtenção do cartão com bandeira a possibilidade de realizar suas compras sem ter que desembolsar um valor à vista.

Com o cartão private label será mais fácil lançar campanhas de marketing, como criar um cartão de fidelidade, programas de descontos, ofertas sazonais exclusivas para estimular a compra na loja física ou no ambiente virtual com um risco menor de não alcançar um volume satisfatório de vendas.

Agora que você já sabe o que é cartão private label, deve estar se perguntando...

Quais são as principais vantagens de ter um cartão private label no negócio?

Tanto para a loja, quanto para a marca, adotar uma estratégia com o private lebal é criar um tratamento diferenciado para o cliente, pois ele sentirá que a personalização demonstra um interesse maior em mantê-lo na carteira.

Veja algumas vantagens de implementar o cartão private label, o que pode acarretar para a sua loja e como cada uma delas impacta o relacionamento com o cliente.

1) Aumenta o engajamento

Nada melhor que ver a loja movimentada, cheia de clientes interessados em consumir os produtos que seu negócio oferece. Ao conceder um crédito exclusivo aos clientes a tendência é que eles passem a consumir mais em sua loja do que em qualquer outro estabelecimento.

Com melhores oportunidades e possibilidades de pagamento, o cliente visitará com mais frequência sua loja, inclusive, indicando para parentes e amigos as vantagens de comprar os seus produtos.

Quanto mais contato houver com o cliente, maiores serão as chances de vendas, pois ele terá acesso ao catálogo de produtos. 

Sem o impasse de crédito disponível para efetivar as compras é bem possível que ele saia da loja com produtos que nem tinha a intenção de comprar quando entrou para uma simples pesquisa.

2) Fideliza os clientes

Quando um cliente encontra em uma marca motivos para efetuar suas compras é sinal de que houve uma identificação positiva e que a fidelização será consequência natural de todo o trabalho desenvolvido. Os motivos são os mais variados, como:

  • Qualidade dos produtos
  • Facilidade de pagamento
  • Condições diferenciadas 
  • Descontos exclusivos

O cliente, quando fidelizado, faz questão de demonstrar a satisfação. Além de retornar para realizar mais compras, ele se sente feliz em compartilhar com todos que fazem parte do seu círculo de amigos as vantagens de negociar com a sua loja — aproveite esses comportamentos para surpreender os clientes mais fiéis com algum tipo de recompensa.

3) Fortalece a sua marca

Ao entender o que é cartão private label, como um cartão próprio da marca, já deduz-se que a marca que aparecerá impressa nele será a sua e não de uma bandeira de mercado. 

Isso pode ser vantajoso, pois atua como mensagem subliminar para o cliente — todas as vezes que ele pegar no cartão se lembrará que sua loja oferece condições diferenciadas.

A marca influencia a decisão de compra do cliente, e quanto mais fortalecida ela for dentro do mercado e do segmento, com referências de boas práticas de atendimento ao cliente, mais forte se tornará a cada dia.

4) Aumenta o ticket médio das vendas

Sabendo que dispõe de um crédito próprio — que não compromete os limites do cartão de crédito convencional — há grandes chances de aumentar o ticket médio das vendas.

Isso porque o cliente entrará na sua loja disposto a comprar um produto específico, mas poderá se render às ofertas disponíveis para as compras no cartão da loja. As facilidades farão com que ele gaste mais por acreditar nesse processo vantajoso, o que de fato é.

É fundamental acompanhar essa nova experiência de compra para fidelizar o cliente e dar suporte sempre que ele precisar. Como já dissemos, esse amparo torna a relação mais confiável e engajada, favorecendo um crescimento sustentável com reflexos expressivos no faturamento.

Por sinal, a segurança é um fator decisivo para o cliente na hora de concretizar suas compras. Saber o que pagará, taxas menores e o descomprometimento de outros créditos aumenta o desejo do cliente de manter ativado um cartão como o private label.

Não existe uma fórmula mágica para conquistar os clientes, mas, sim, um trabalho sistemático de avaliação e análise de diversos fatores, como práticas de mercado, perfil de compra do cliente, preferência por produtos, facilidade de compras e vários outros.

O resultado dessas análises forma a ideia de negócio e sugere algumas estratégias a serem implementadas. 

saber o que é cartão private label é vantajoso não só para o cliente, é também para a sua loja, que poderá contar com uma ferramenta interativa, de fácil controle e com potencial enorme de aumento do faturamento.

5) Facilita o acompanhamento das transações

Para finalizar, as operações e transações realizadas com o cartão private label poderão ser facilmente acompanhadas e controladas por um sistema integrado de pagamento online

Além disso, existem empresas especialistas nesse tipo de solução para tornar os processos ainda mais dinâmicos e seguros, como a iugu.

 

Nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela, é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Além disso, com a tecnologia da iugu, você pode oferecer o método de pagamento cartão para seus clientes e vender mais com menos burocracias.

Quer saber mais? Entre em contato com nossos especialistas e escolha o plano ideal para o seu negócio.

mão de um homem segurando um smartphone e fazendo pagamento com método de pagamento cartão de crédito

Posts relacionados