Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

O que é a North Star Metric e como você pode usar na sua empresa?

Em busca de uma métrica que te ajude a escolher o caminho do crescimento sustentável? Conheça a North Star Metric e saiba como ela pode te ajudar!

Escrito em 21 de Setembro de 2021 por Carolina Fanin

Atualizado em 04 de Outubro de 2021

O maior objetivo de todas as empresas, independente do seu tamanho e do setor em que atua, é crescer! Por isso, traçar estratégias e analisar métricas e resultados é tão importante. Além das métricas já bastante conhecidas, existe uma relativamente nova que muitas startups estão utilizando, que é a North Star Metric.

Entretanto, ter um objetivo em mente é uma coisa, mas saber o caminho certo para atingí-lo é outra totalmente diferente - e tem um grande impacto!

Sem tempo para ler? Que tal ouvir este conteúdo? Aperte o play!

 

Por isso, a North Star Metric é muito importante para dar esse primeiro passo em busca do objetivo global para sua empresa nos próximos meses.Se você ainda não sabe muito sobre ela ou quer aprender a utilizar essa métrica, esse artigo é para você!

O que é North Star Metric ?

North Star Metric (NSM) é, como o próprio nome diz, uma métrica que norteia ações. Foi idealizada e desenvolvida no Vale do Silício, grande polo de tecnologia nos EUA, e tem como principal objetivo o crescimento sustentável da empresa a longo prazo.

A partir dela, é possível identificar qual o principal valor que o seu produto ou serviço deve entregar aos seus consumidores.

Vale lembrar que se trata de uma métrica séria e bastante definitiva, não sendo ideal mudá-la a cada 3 meses, por exemplo.

Defina onde você quer chegar, o que você quer entregar de valor aos clientes e trace as estratégias necessárias para atingir esses objetivos.

Como funciona a North Star Metric?

Em seu uso diário, uma métrica North Star é dividida em métricas menores que conduzem a responsabilidade e propriedade no nível individual.

Muitas dessas sub-métricas são específicas da equipe e acionáveis, para que os colaboradores, individualmente, possam estabelecer uma conexão clara entre suas tarefas diárias e a NSM.

Veja um exemplo: uma fintech, como a iugu, pode ter como métrica North Star elevar cada vez mais a satisfação de seus clientes. Dessa forma, o time de CX trabalha em suas tarefas diárias para tornar a experiência do cliente cada vez melhor.

Do outro lado, o time de marketing estuda diariamente para entender as expectativas dos clientes e atendê-las através de conteúdos de valor. Já o time de produto, trabalha para estar atento às novidades do mercado, trazendo sempre o que há de mais moderno e tecnológico no mercado financeiro, facilitando o dia a dia do cliente.

Percebe como, dessa forma, todos os times em suas tarefas diárias, trabalham para alcançar um único, e principal, objetivo? Isso é saber trabalhar com uma métrica North Star!

Exemplos de Métricas North Star

Embora pareça simples definir a sua métrica North Star agora que você já conhece melhor esse conceito, na prática podem surgir dúvidas. Afinal, são tantas metas importantes para medir o seu negócio que escolher apenas uma pode fazer você quebrar um pouco a cabeça.

Para te ajudar, daremos alguns exemplos de North Star Metrics para empresas de alguns setores, confira:

E-commerce

  • Número de clientes semanais concluindo seu primeiro pedido;
  • Valor das compras diárias;
  • Valor de vida do cliente (CLV).

Tecnologia do consumidor

  • Número de usuários ativos diários;
  • Número de mensagens enviadas por dia;
  • Retenção.

B2B / SaaS

  • Número de contas de teste com mais de 3 usuários na primeira semana;
  • Retenção percentual do segundo ano;
  • Receita mensal recorrente.

Meios de comunicação

  • Inscrições e retenção;
  • Número de visitantes ativos diários;
  • Tempo total de leitura;
  • Tempo total de exibição.

Fintech

  • Total de ativos sob gestão;
  • Número de usuários ativos diariamente.

Empresas que usam North Star Metric

Além destes exemplos, confira como algumas empresas bastante conhecidas utilizam a métrica North Star:

Netflix 

Pode parecer simples para uma empresa como o Netflix estipular sua NSM, porém, foi necessário bastante estudo e empenho dos gestores para descobrir que sua principal métrica não era o número de novos assinantes, mas sim o tempo em que o assinante fica logado na plataforma assistindo séries e filmes.

Facebook 

A maior rede social do mundo também tem bem definida a sua NSM. E assim como o Netflix, eles também escolhem como principal métrica o tempo de engajamento do usuário no feed.

Uber 

Já o Uber, tem como NSM o número de corridas diárias. Parece bastante objetivo, mas essa métrica permite aos gestores analisar outras métricas, como: qualidade do serviço, treinamento dos motoristas e preferência dos usuários pela plataforma, em detrimento de outras.

Como encontrar sua North Star Metric?

Para encontrar sua métrica North Star, as empresas devem decidir o que é realmente essencial para o negócio. As empresas são complexas, têm sucesso e falham por vários motivos.

Mas quais são os pilares do negócio que, realmente, sustentam a sua empresa?

Para muitas equipes pode ser: deixar os clientes felizes, gerar lucro e medir o progresso em direção a essas metas.

Entretanto, uma métrica que simplesmente mira o ganho de dinheiro sem se preocupar com a satisfação dos clientes, fracassará no longo prazo. Assim como uma empresa que satisfaz os clientes sem ser lucrativa.

Além disso, uma métrica que não mede o progresso de uma forma que permita às equipes agir de acordo com seus insights e mudar seus comportamentos, não é útil.

Portanto, uma métrica North Star deve refletir todos estes fatores, ajustados para cada negócio.

Para encontrar sua métrica North Star:

  1. Pergunte: o que é essencial para o funcionamento do negócio? Faça uma lista de prioridades;
  2. Questione: quais KPIs e métricas podem medir os principais OKRs  da minha empresa?
  3. Analise: qual métrica engloba todos os itens acima?
  4. Construa uma hierarquia métrica, com a métrica North Star no topo da pirâmide.

As métricas North Star podem ser uma estratégia eficaz para alinhar todas as equipes em torno de um único objetivo, desde que sejam apoiadas por uma cultura flexível e medidas com ferramentas analíticas que ajudem as equipes a saber se ainda estão seguindo o caminho certo.

Gostou deste conteúdo? Que tal dar uma olhada no nosso Ebook sobre as principais métricas para empresas Saas e de assinaturas?

métricas saas

Com esse ebook você vai aprender mais sobre:

  • Quais são as 10 principais métricas financeiras para Saas;
  • Como calcular cada métrica;
  • Como realizar o gerenciamento de tantas métricas.

Aproveite!