Conheça os principais meios de pagamento da Black Friday 2022

Escrito em 03 de Novembro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Novembro promete ser um mês intenso para os varejistas. A Black Friday 2022, que acontece na última sexta-feira deste mês, já conta com altas expectativas.

Mesmo diante de um período econômico instável – com menor poder de compra, alta da inflação e outros eventos que podem distrair o consumidor, como a Copa do Mundo 2022, a tendência é de aquecimento do consumo e bons resultados para as empresas.

De acordo com estudo da Globo disponibilizado pela Plataforma Gente, cerca de 50% dos consumidores pretendem aproveitar as promoções. Na classe A, esse número é ainda maior: 65% pretendem realizar alguma compra na data.

Com isso, os lojistas têm uma excelente oportunidade de movimentar o estoque parado e alavancar os lucros na reta final de 2022.

Então, que tal saber mais sobre os principais meios de pagamento para a Black Friday 2022 e como se preparar para a data?

Continue a leitura e saiba mais!

Quais são as expectativas para a Black Friday 2022?

Mesmo em um cenário econômico desafiador, a expectativa para as compras de Black Friday está em alta. 

Para além do desejo de aproveitar as promoções para as compras de final de ano, os consumidores também estarão estimulados por outro evento importante: a Copa do Mundo 2022

Embora ela tenha um efeito de distração – já que milhares de brasileiros estarão grudados nas telas durante os jogos –, a pesquisa realizada pela Globo revelou que 56% dos consumidores pretendem fazer uma compra específica por conta do evento.

Além disso, 72% dos consumidores que irão comprar itens para a Copa do Mundo também pretendem comprar na Black Friday, o que significa que o evento pode até dividir a atenção com a BF, mas também contribui para o aquecimento das vendas.

Quanto aos interesses dos consumidores na data, uma pesquisa realizada pelo Instituto Reclame Aqui mostrou que:

  • 74,4% afirmam que o preço será definitivo na decisão de compra;
  • 73% preferem descontos em eletrodomésticos e eletroportáteis, linha branca e eletrônicos;
  • 38,2% pretendem pagar itens de valor alto à vista, desde que as lojas ofereçam um bom desconto.
    black friday

E-commerce x Lojas físicas: para onde irá o consumidor?

O e-commerce reinou como o principal canal de compras durante a Black Friday 2021.

Em 2022, o cenário é um pouco diferente: com a volta das atividades presenciais, a expectativa é que as compras em lojas físicas tenham um maior peso nas intenções do consumidor.

A pesquisa realizada pelo Instituto Reclame Aqui ainda revelou que, embora a maioria dos consumidores tenha a intenção de comprar pela internet (70%), outra parte pretende comprar nas lojas físicas.

Diante desse cenário, é preciso pensar em estratégias omnichannel para oferecer uma experiência completa e consistente ao cliente. 

Quais serão os principais meios de pagamento para a Black Friday 2022?

Para a Black Friday 2022, os meios de pagamento a prazo continuam sendo os preferidos dos brasileiros.

Isso porque eles vão ao encontro de uma parcela da população que recorre ao parcelamento para adquirir produtos com um ticket médio elevado. 

Para além do cartão de crédito, o boleto parcelado e o Pix parcelado também figuram como uma aposta dos lojistas para a data, já que as opções atendem a parcela que não possui cartão de crédito ou não tem limite suficiente para as compras. 

Outros meios de pagamento que terão destaque na Black Friday 2022 são: 

1. Pix

O Pix já é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil, seja nas compras físicas ou online. 

De acordo com um levantamento da consultoria GMattos, o pagamento instantâneo empata com o boleto em segundo lugar na aceitação no e-commerce, com 78% de adesão. 

Como a Black Friday é o momento certo para promoções e ofertas que atraem os consumidores, oferecer descontos com essa forma de pagamento pode ser uma excelente alternativa para aumentar as conversões.

2. Cartão de crédito

O cartão de crédito continua sendo o método preferido para as compras da Black Friday, e figura como o líder dos meios de pagamento para a data, com salto de 49% em 2021 para 68% em 2022.

Proteja o seu negócio e alavanque as vendas durante o todo o ano

Sabemos que a Black Friday é um período que alimenta as expectativas de lojistas e consumidores. 

Contudo, a data também chama a atenção pelo alto volume de fraudes, que prejudicam empresas e clientes. 

Diante de um cenário com dados alarmantes e consumidores cada vez mais atentos e desconfiados, é preciso se preparar. 

Então, que tal deixar o seu e-commerce pronto para vender como nunca? Baixe o e-book fraudes em pagamentos digitais, conheça os principais tipos de fraudes e descubra as melhores dicas para proteger o seu negócio.

Nova call to action

 

Posts relacionados

mão de homem apontando para notebook e entendendo como escolher o melhor gateway de pagamento
mão de cliente segurando celular e fazendo um pix automático