Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Confira o fluxo de pagamento e as opções para marketplace

Confira como funciona o fluxo de pagamento para marketplace, as formas de pagamento e as vantagens desta opção de negócio.

Escrito em 29 de Agosto de 2014 por Marcos Madureira

Atualizado em 30 de Julho de 2021

Depois que o consumidor mudou o comportamento e passou a realizar suas compras por meio virtual, cada vez mais as lojas online com múltiplos vendedores se tornam uma preferência, o que faz com que seja importante entender a fundo como funciona o fluxo de pagamento para marketplace.

A diversidade de vendedores e compradores em movimento contínuo dentro do marketplace exige um controle rigoroso das contas para que tanto as vendas quanto os comissionamentos sejam atribuídos ao fornecedor correto e evite o desencontro das operações.

Neste post, falaremos sobre o funcionamento do pagamento em marketplace, quais são as opções de pagamento mais utilizadas e as vantagens de abrir um em meio a tantas opções de negócios na atualidade. Confira!

Como funciona o fluxo de pagamento em marketplace?

Antes de entender o funcionamento do fluxo de pagamento para marketplace é importante lembrar que sempre há um relacionamento triangular nesse formato de comercialização: o comprador, o vendedor e a plataforma como intermediária.

Compreender bem o papel de cada um, além de facilitar o acompanhamento dos processos de pagamentos, possibilita um melhor direcionamento do atendimento ao cliente para que ele não tenha dificuldades em efetuar suas compras e encontre um ambiente transparente, seguro e facilitador.

Confira quais são as etapas de compra que o consumidor passa até finalizar o pedido:

  1. entrar na loja virtual;
  2. escolher os produtos e colocar no carrinho de compras;
  3. ir para a página de pagamento;
  4. escolher entre as formas de pagamento: cartão de crédito, boleto bancário ou transferência;
  5. informar o CEP para cálculo de frete;
  6. definir o parcelamento em caso de cartão;
  7. finalizar a compra.

Confira como funciona o processo de comissionamento aos vendedores depois de uma compra finalizada:

  1. identificação dos vendedores;
  2. informação sobre a venda;
  3. verificação do pagamento;
  4. acompanhamento da preparação e envio;
  5. confirmação de recebimento da mercadoria;
  6. cálculo do comissionamento;
  7. pagamento da comissão ao vendedor.

Todo esse processo só pode ser executado com excelência em uma ferramenta de automação que permita conexão e sincronismo entre a plataforma do marketplace e todos os softwares de gestão disponibilizados pelos vendedores, além de comunicação direta com os bancos e as operadoras de cartão.

É fundamental oferecer uma experiência de compras agradável ao consumidor, e isso quer dizer que ele deve encontrar um processo ágil e dinâmico que o faça ter a certeza sobre a decisão de trocar a loja física e longas filas pela comodidade das compras virtuais que podem ser feitas em qualquer hora do dia.

Quais são as formas de pagamento?

Mulher utilizando um notebook e segurando um cartão de créditoAlém de entender o fluxo de pagamento para marketplace, é importante entender as opções de pagamento.

Existem duas formas de pagamento em marketplace que costumam ser mais utilizadas e sua utilização depende do formato do negócio e de acordo com o funcionamento da gestão financeira da empresa

Conheça cada uma delas:

Conta mestre

Essa é a conta da plataforma do marketplace. É por meio dela que  a empresa intermediadora de pagamentos recebe todo o montante do resultado das vendas aos consumidores, divide e distribui aos fornecedores envolvidos na operação, depois de identificados o valor e a quantidade dos produtos vendidos.

Algumas partes correspondentes aos serviços prestados pelo marketplace ficam retidas na conta mestre, como: 

  • divulgação de produtos;
  • cessão de espaço virtual;
  • intermediação de pagamento; 
  • cálculo e distribuição de pagamentos;
  • comissionamento.

Quando o consumidor efetua um pagamento parcelado, os valores podem ser antecipados ao vendedor utilizando as soluções disponíveis na plataforma do intermediador de pagamento online. Essa é uma vantagem para quem precisa do dinheiro para repor mercadorias ou manter a saúde financeira em equilíbrio.

Os repasses são realizados sempre que houver valores passíveis de resgate para o vendedor solicitante. Toda a programação automática de pagamento das comissões pode ser facilitada por um sistema integrado que utiliza a API como principal ferramenta de comunicação entre os departamentos envolvidos e as contas dos vendedores parceiros.

Transação por subconta

Cada usuário tem uma conta na plataforma, e esse é um processo diferente e realizado por meio do split de pagamento. Apenas um é realizado pelo cliente que tenha efetuado a compra de produtos e fornecedores variados e distribuído às subcontas correspondentes, sem a necessidade de uma conta mestre para servir de ponte.

Cada vendedor é responsável por administrar os ativos recebidos a partir do momento que são disponibilizados na subconta já com desconto do que corresponde às comissões e taxa do intermediador. Isso causa um distanciamento maior entre o marketplace e os fornecedores, impedindo, inclusive, a antecipação de parcelamentos.

Quais as vantagens de um marketplace?

Com a inovação da tecnologia e a criação das lojas virtuais, os consumidores tiveram inúmeros ganhos e facilidades de compra pela internet, como:

  • comodidade de aquisição sem sair de casa;
  • compras em qualquer hora do dia;
  • eliminação das filas de espera;
  • pesquisas dinâmicas;
  • variedade de produtos em um só ambiente.

Por outro lado, o e-commerce e o marketplace abraçaram as oportunidades de aumentar o faturamento, com maior vantagem para a segunda opção de pagamento ao atuar no mercado em parceria com um número maior de fornecedores e variedade de produtos. 

Veja algumas dessas vantagens:

Visibilidade

O volume de buscas por produtos nas lojas virtuais é infinitamente superior ao das lojas físicas. Isso porque o consumidor não precisa se deslocar para verificar o preço de um produto ou até mesmo efetuar uma compra. De casa ou do trabalho, ele abre o site e se vê diante de uma enorme vitrine de possibilidades.

Essa visibilidade aumenta as chances de faturamento e permite que o marketplace explore ao máximo o potencial de vendas de produtos criando estratégias e sugestões de similaridade dos produtos pesquisados, mesmo que sejam fornecidos por vendedores de diferentes marcas.

Baixo investimento

Várias moedas ao lado de uma calculadoraO marketplace oferece inúmeros benefícios para os compradores e vendedores.

O marketplace se mantém com os valores referentes ao comissionamento pago por vendedor, o que é compensador para quem vende, pois, além de não precisar abrir uma loja própria, vai utilizar um espaço com chances maiores de visitação e intensidade de tráfego.

Como é interesse do marketplace chamar a atenção para o ambiente virtual e para a vitrine com uma boa variedade de produtos, as ações de marketing e divulgação alcançam todos os vendedores, o que faz com que o investimento seja bem atraente em comparação aos ganhos de visibilidade.

Aumento da renda

Se um marketplace tem visitação frequente e crescente, as vendas tendem a aumentar na mesma proporção. Para isso, alguns fatores ajudam a oferecer mais oportunidades de negócios e rentabilidade para todos os envolvidos. Confira quais são eles:

  • oferecer mais variedade;
  • ter uma boa divulgação;
  • contar com processos dinâmicos;
  • oferecer diferentes formas de pagamento;
  • qualidade dos produtos;
  • agilidade na entrega. 

Uma plataforma bem estruturada não terá dificuldades em promover boas vendas, mas é importante pensar nas condições de pagamento como um ponto crítico na relação com o consumidor — dominar o fluxo de pagamento para marketplace e contar com um intermediador com expertise de mercado é um diferencial competitivo.

A iugu é uma plataforma intermediadora de pagamento online com uma solução de API de marketplace que possibilita os negócios inseridos neste modelo a criarem o seu fluxo de distribuição de receitas de acordo com a necessidade de cada negócio.

Ilustramos aqui os dois exemplos de fluxo de pagamento para marketplace, baseados em negócios que necessitam aguardar a confirmação de uma das partes (escrow), antes de liberar o repasse do recurso para o vendedor/usuário da plataforma.

Se você gostou deste post e deseja melhorar o controle do fluxo de pagamento para marketplace e facilitar as operações financeiras da sua gestão e também dos vendedores parceiros da sua loja, entre em contato com a gente e saiba como a iugu pode ajudar nesse processo!

Falar com consultores