Estratégias de Marketing Digital: principais tipos e como aplicá-las

Escrito em 26 de Agosto de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A internet é um terreno fértil para os negócios, e é por meio dela que a maioria das pessoas pesquisa preços e avaliações quando deseja comprar um produto. Mas essa mesma abundância de informações também representa um desafio: como se destacar em um ambiente com tanta concorrência? É nesse ponto que as estratégias de Marketing Digital entram em ação.

Afinal, é a partir delas que o seu negócio pode ganhar reconhecimento, autoridade, atingir mais pessoas e ainda fidelizar clientes.

No entanto, ainda hoje, há diversas empresas que, por diferentes motivos, possuem dificuldades de implementar boas estratégias de Marketing Digital

Se esse é o seu caso, continue a leitura até o final e conheça todas as vantagens do Marketing Digital para os negócios.

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo.

O que é Marketing Digital?

Você se lembra da última vez que pesquisou por preços ou produtos específicos de forma presencial? 

Para você, assim como para muitas pessoas, esse tipo de recordação pode parecer muito distante, principalmente após os profundos avanços tecnológicos e democratização do acesso à informação. 

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2020, aproximadamente 81% dos brasileiros com 10 anos ou mais já possuem acesso à Internet. 

Com bilhões de usuários passando, em média, 7 horas online, é nos sites e apps que a maioria dos brasileiros pesquisa preços, conhece marcas e produtos, e realiza as compras em si.

Diante desse panorama, fica mais fácil entender por que as empresas estão preferindo investir no ambiente digital, certo? 

E o fato de estarmos inseridos em um contexto de hiperconectividade e recebendo informações sobre tudo, a todo momento e em qualquer lugar, fez com que seja impossível não ter uma presença digital. 

De multinacionais a lojas de bairros: todas tiveram que se adaptar e utilizar a internet a favor do próprio negócio, principalmente após o isolamento social causado pela pandemia de COVID-19.

E a tudo isso damos o nome de Marketing Digital: um conjunto de ações e estratégias aplicadas aos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos.

Qual é a importância das estratégias de Marketing Digital?

Como mencionamos ali em cima, a internet é inescapável, e precisa ser utilizada em benefício dos negócios, sejam eles grandes ou pequenos.

Se você está acostumada com as estratégias de marketing offline, como os famosos anúncios em jornais, revistas, rádio ou TV, saiba que esse pode não ser o melhor caminho a seguir. 

Além de custosos, esse tipo de anúncio é limitado ao ambiente físico, o que faz com os negócios fiquem restritos a uma determinada região. 

Utilizar as estratégias de Marketing Digital, por outro lado, traz diversos benefícios às empresas, como:

  • Alcance maior de público;
  • Destaque em meio à concorrência;
  • Facilita o caminho para que os consumidores encontrem seus serviços;
  • Aumenta as vendas e o reconhecimento da marca;
  • Contribui para a fidelização.  

Ou seja, pela internet, seus anúncios e divulgações podem alcançar milhares de pessoas com um investimento muito menor.

Veja como utilizar as principais estratégias de marketing digital no seu negócio

Agora que você entende a definição e a importância do assunto, é hora de colocar a mão na massa! Descubra, a seguir, quais são as principais estratégias de Marketing Digital e como colocá-las em prática.

1. Invista em conteúdo de qualidade

Na internet, o conteúdo de qualidade é rei. 

Por isso, busque criar materiais didáticos que eduquem e informem a sua persona. Além de pouco custosa, essa estratégia permite que o seu negócio converse diretamente com os clientes, o que estimula o contato e aumenta a relação de confiança. 

As postagens de blog, por exemplo, são uma excelente forma de atrair leads e os fazerem avançar no funil. 

Os podcasts e os materiais ricos – como e-books e whitepapers –, também são poderosas ferramentas para informar o público, trazendo-o para mais perto da empresa.

2. E-mail Marketing

O E-mail Marketing é, ainda hoje, uma das melhores estratégias de Marketing Digital. Conhecida pelo seu potencial de fidelização e construção de relacionamento, ela ainda é utilizada por milhares de empresas no mundo todo, mesmo após a chegada de diferentes plataformas e redes sociais. 

De forma resumida, o E-mail Marketing consiste na produção de conteúdos ricos e personalizados, que agregam valor aos clientes e potenciais clientes da empresa. 

Para colocá-la em prática, o primeiro passo é estruturar uma lista de e-mails de clientes ou de pessoas que já tenham tido contato com o seu negócio. Você pode, por exemplo, inserir formulários de captura de e-mail em sites, blogs, newsletter ou até eventos. 

Depois, construa conteúdos ricos para o envio periódico, que pode ser semanal, quinzenal ou mensal. Lembre-se que eles devem ser informativos, incluir texto, imagens e serem de fácil compreensão.

3. Redes sociais

O relatório Digital 2022 April Global Statshot Report, produzido pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, mostrou que os brasileiros passam, em média, 3 horas e 37 minutos nas redes sociais.

Logo, elas não podem ser ignoradas em uma estratégia de Marketing Digital. Apesar de haver as redes passageiras, como foi o caso do Vine e do Snapchat, algumas já se consolidaram no mercado, como o Twitter, o Instagram e o próprio TikTok.

Ao utilizar as redes certas para o seu tipo de negócio, é possível conhecer a fundo o perfil dos seus clientes, seus hábitos, interesses e horários de publicação. 

Dessa forma, fica muito mais fácil conhecê-lo e entender o que ela busca. 

Apenas tenha em mente que criar um perfil não é o bastante. É preciso, acima de tudo, fazer postagens alinhadas aos objetivos do negócio, interagir com os seguidores e entender as suas necessidades e anseios. 

Além disso, lembre-se de desenvolver uma identidade visual, utilizar imagens de qualidade e ter uma constância nas postagens.

4. SEO

De nada adianta produzir conteúdos ricos e informativos se eles não são encontrados pelos usuários, certo?

Para que o seu negócio ganhe relevância na internet, ele precisa ser identificado pelo Google. Afinal, é por lá que milhares de pessoas fazem pesquisas antes de adquirir um produto ou serviço.

Sendo assim, investir em SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para otimizar o seu site e ranqueá-lo nos principais buscadores, como o Google. 

Com essa estratégia, o seu site tem muito mais chances de ser encontrado pelos usuários

Qual é a melhor estratégia de Marketing Digital?

Sabe aquela receita de bolo de família, passada de geração a geração, e que sempre faz sucesso nos jantares? O Marketing Digital é justamente o oposto disso. 

Como são estratégias aplicadas ao ambiente online, tudo é dinâmico, e o que valia hoje, pode não valer para amanhã.

Portanto, não busque pela melhor estratégia de Marketing Digital ou uma receita pronta que "funcione para todos”. 

Tenha em mente que o que funciona para uma empresa, pode não funcionar para outra, e que é preciso manter-se atualizado e buscar conhecer mais sobre a sua persona.

Dessa maneira, será mais fácil construir estratégias de Marketing Digital assertivas e que tragam resultados.

Aprofunde os conhecimentos e potencialize os resultados do seu negócio

Se você leu até aqui, já deve ter entendido a importância do Marketing Digital para qualquer negócio. 

E agora que você já sabe todas as vantagens dessa estratégia, é hora de se aprofundar no assunto e fazer mais pelo seu negócio. 

Então, não deixe para depois. Conheça 39 ferramentas de Gestão, Marketing e Vendas e potencialize os resultados da sua empresa.

CTA e-book 39 ferramentas

Posts relacionados