Saiba como aplicar o CRO e a importância para a sua estratégia

Escrito em 11 de Outubro de 2019 por Renato Ribeiro

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Quais são as estratégias adotadas na sua empresa para aumentar o número de conversão dos visitantes? Esse é um objetivo difícil de alcançar, considerando a competitividade acirrada, além das ações efetivas da concorrência.

São muitos os negócios voltados para o e-commerce e serviços on-line lançados nos últimos tempos. As tentativas de vendas frequentemente divulgadas nas campanhas de marketing exigem das empresas muito mais que qualidade e criatividade.

Por isso, aplicar o CRO e focar na experiência pode gerar bons resultados. Mas, o que significa essa sigla e qual a sua utilidade dentro de uma estratégia de negócio? Responder a essas perguntas e contribuir com algumas dicas de aplicação é o objetivo deste post. Boa leitura!

O que é CRO?

Otimização da taxa de conversão — essa é a tradução para CRO, do inglês Conversion Rate Optimizaton — é uma prática aplicada de melhoria da performance e do engajamento de um site com foco na conversão.

A empresa que utiliza o CRO como recurso de conversão tende a resultados mais rápidos e precisos, inclusive com redução do CAC — custo por aquisição do cliente — em função das estratégias de marketing mais bem definidas.

A ideia é a conversão do visitante em alguma das possibilidades conforme o tipo de negócio. A forma de abordagem deve despertar a atenção e evitar que o visitante vá embora sem demonstrar alguma preferência ou vínculo.

Em e-commerces, a conversão acontece quando o visitante decide realizar uma compra. Já em empresas SaaS, uma nova assinatura demonstra que o visitante gostou do que foi apresentado e está disposto a testar os serviços disponibilizados.

É possível também observar a conversão em leads nas estratégias de inbound marketing, ou seja, se o visitante dá atenção à publicidade e propaganda do site — blog, podcasts, vídeos, newsletters — é sinal de que se identificou com a marca e pode vir a ser um cliente em médio e longo prazo.

Qual a importância da ferramenta para um negócio?

O CRO funciona como um termômetro, logo, sua importância é de monitoramento e alerta quanto às possibilidades de conversão dos visitantes. A otimização visa ao aumento das taxas de conversão, mas tem uma função ainda mais abrangente: a melhoria na aplicação das métricas.

Além do CAC, é possível mensurar o customer lifetime value — valor do tempo de vida do cliente —, a margem de lucro e o ticket médio. A isso se soma a velocidade de tráfego da página, o acesso seguro ao ambiente de pagamento e todos os processos de atendimento ou entrega.

Toda ação focada em conversão gera dados para análise que precisam de uma coleta adequada para que seja produzido um relatório que embase bem a tomada de decisão. O CRO agrupa as principais estratégias e avalia a permanência do visitante e a oportunidade de negócio gerada a partir dessa experiência.

Quais estratégias adotar com uma boa aplicação do CRO?

O comportamento do visitante dentro do ambiente virtual diz muito sobre as suas preferências e a compreensão se dá por meio de uma avaliação minuciosa para que os detalhes não se percam entre tanta informação.

Ao melhorar a performance do site, algumas ações podem ter um efeito positivo para ampliar a produção, coleta e análise dos dados. Seguem algumas dicas e sugestões do que você pode implementar na página do seu negócio.

Otimizar o site para mobile

Já pensou em criar a versão mobile do seu site? A maioria dos usuários utiliza smartphones para realizar buscas e compras pela internet. Abrir mais uma opção de acesso agrega valor à experiência que sua empresa deseja oferecer e cerca o visitante de uma atenção capaz de mantê-lo fiel à sua marca.

Apresentar descrições mais detalhadas

O sucesso dos acessos e transações virtuais não se dá apenas pela qualidade de um produto ou serviço. Muitos visitantes fogem da morosidade e da burocracia das lojas físicas, recorrendo ao acesso on-line por acreditar que terão mais facilidades para realizar as compras.

Uma dessas facilidades está em não ter que esperar pelo atendimento de um vendedor para dar informações e detalhes sobre um produto ou serviço. Por isso, o detalhamento das descrições é tão importante quando o assunto é conversão.

Quanto mais autonomia o visitante tiver no ambiente do seu site, maiores serão as chances de ele se deter por mais tempo para explorar as funcionalidades e chegar ao ponto da aquisição.

Transmitir segurança em seu site

O acesso seguro — velocidade da navegação, tráfego de informações, inserção de dados pessoais — está entre um dos principais motivos para convencer um visitante a se tornar cliente.

Nenhum usuário vai inserir informações sobre pagamentos, seja via cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta, se não sentir segurança ao navegar pelo site. Inclusive, quando assunto se referir a pagamentos, os cuidados devem ser maiores ainda.

Contar com uma plataforma de pagamento e com os serviços de um intermediador de pagamento pode não apenas reduzir a margem de erros, como também a inadimplência e o risco de insatisfação do cliente.

Contratar os serviços de um intermediador é garantir ao visitante uma condição diferenciada de acesso e checkout de pagamento, isso sem contar o valor agregado ao próprio negócio com o uso de ferramentas adequadas e funcionalidades estratégicas.

Em negócios de recorrência (assinaturas), por exemplo, é comum ter a inadimplência como um inimigo velado. Mesmo sendo uma situação por vezes desagradável e constrangedora, criar um fluxo de cobrança e facilitar o pagamento do cliente são formas de retenção e referenciamento.

Todos esses aspectos mensuráveis que apontamos podem ter a contribuição do CRO. Afinal, acompanhar a evolução do negócio, avaliar bem os números, tomar providências em tempo hábil e contar com parceiros de expertise causará, certamente, uma boa repercussão no mercado.

Com esses resultados, o objetivo de aumentar as taxas de conversão vai encontrar no CRO o apoio para um crescimento sustentável e ampliação da visibilidade positiva de uma marca inovadora.

Se você gostou do conteúdo deste post e percebeu que pode melhorar a performance da empresa utilizando práticas de CRO, que tal entrar em contato conosco e conhecer as funcionalidades disponíveis e como elas podem valorizar o seu negócio?

 

Posts relacionados