Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Empresa digitalizada:  7 passos para evoluir o seu negócio!

Ter uma empresa digitalizada é um processo fundamental para o sucesso. Acesse o artigo e saiba como conquistar esse objetivo!

Escrito em 01 de Junho de 2021 por Patrick Negri

Atualizado em 18 de Junho de 2021

Nos últimos meses, uma pesquisa do SEBRAE revelou que cerca de 70% dos pequenos negócios migraram para o digital em 2020, sendo a única alternativa para superar a pandemia e manter a saúde financeira dos seus investimentos. Dentro do atual contexto econômico e social, ter uma empresa digitalizada se tornou fundamental para a sobrevivência de qualquer negócio.

Está sem tempo para ler este artigo? Dê o play e escute enquanto faz outras coisas!

A transformação digital gera impactos muito positivos às operações do negócio e são fundamentais para o crescimento das empresas, aumentando a produtividade e otimizando os fluxos de trabalho dos colaboradores.

Modernizar processos fundamentais como o recebimento de pagamentos pode garantir não só uma maior facilidade na gestão, mas também contribuem para a segurança das transações.

Neste artigo, vamos explicar como tornar a empresa digitalizada e tirar as suas dúvidas sobre o assunto. Acompanhe a leitura!

O que é uma empresa digitalizada? 

Uma empresa digitalizada é uma empresa que passou por um processo de transformação digital. Isso quer dizer que houve uma reestruturação dos processos da empresa, de forma a utilizar as inovações tecnológicas e implementar uma cultura digital com o objetivo de melhorar a produtividade e os resultados. 

Quando decide por fazer uma transformação digital, a empresa precisa fazer algumas mudanças estruturais em suas operações, trazendo a tecnologia como elemento central para automatizar diversos processos. 

Para isso, não basta estar presente nas redes sociais ou contratar um sistema de armazenamento em nuvem, por exemplo. A transformação digital é algo muito mais profundo, que impacta todos os processos do negócio. 

Por essa razão, ter uma empresa digitalizada pode levar algum tempo de transição e adaptação do antigo modelo para os novos processos digitais.  Além disso, também requer investimentos na atualização de recursos e no auxílio de especialistas para a transição. 

Isso não quer dizer, porém, que somente organizações de grande porte ou empreendimentos do setor de tecnologia podem fazer uma transformação digital. Digitalizar as operações é possível para todos os segmentos e tem mais relação com gestão do que com investimento financeiro, mesmo quando se trata de gestão de pagamentos.  

Qual o nível de maturidade da sua empresa na transformação digital? Entenda sobre o assunto ouvindo nosso podcast sobre o tema! Clique no banner e dê o play! 🎧

episódio 2 - podcast b2b - transformação digital

Por que digitalizar a sua empresa? 

A transformação digital é uma transformação praticamente obrigatória para quem quer atingir melhores resultados no mercado. 

Isso se tornou ainda mais evidente com a pandemia do Covid-19. Afinal, com estabelecimentos fechados por conta das medidas de controle à transmissão do vírus, muitas empresas ficaram dependentes do digital para realizar suas atividades em home-office ou por e-commerce. Como resultado dessas mudanças, o e-commerce brasileiro registrou um crescimento de 73,88% em 2020, dobrando o faturamento do ano anterior em regiões como norte e nordeste.

A tendência é que o digital tenha cada vez mais força, o que faz com que o processo de digitalização deixe de ser um diferencial e passe a ser uma forma de fazer a empresa sobreviver nesse novo mercado. 

Uma empresa digitalizada reduz sua dependência de condições externas, podendo manter suas operações ativas mesmo em condições adversas.

Além disso, uma empresa digitalizada consegue melhorar a experiência do cliente, seja fazendo abordagens mais personalizadas ou realizando segmentações mais assertivas. 

Também podemos citar como um benefício da transformação digital a melhoria de processos internos, tornando as operações da organização mais simples e eficientes, o que reduz custos e aumenta a satisfação da equipe de colaboradores. 

É importante entender que a digitalização não pode se restringir a apenas alguns setores da empresa, devendo abranger as operações como um todo.

Tendências digitais na gestão empresarial 

Entre os segmentos que mais têm se beneficiado das inovações digitais, podemos citar: 

  • Armazenamento em nuvem: garante a segurança dos dados e diminui o uso de espaço, substituindo documentos físicos por digitais;
  • CRM: adotar um sistema de Customer Relationship Manager na área de vendas ajuda a organizar e analisar o relacionamento com potenciais clientes; 
  • Análise de dados: entrar no digital usando com ferramentas como Google Analytics e Facebook Ads, garantindo maior precisão e segurança na coleta de dados dos clientes;
  • Experiência do cliente: adoção de chatbots, disparo de e-mail marketing e aplicativos, garantindo agilidade no atendimento ao cliente; 
  • Gestão de processos: Trello, Slack e Asana, entre outros softwares de organização de tarefas entre o time, conquistando maior agilidade nos processos feitos em conjunto com outras pessoas ou áreas;
  • Automação financeira: automação financeira tem como objetivo alinhar e padronizar os processos de pagamento do negócio, desde as atividades operacionais e rotineiras de contas até na gestão de cobranças, A iugu oferece processos automatizados e gestão de ponta a ponta, contando com o suporte de empresas parceiras para o desenvolvimento da melhor experiência tanto para cliente, quanto para empresa. 

7 passos para tornar sua empresa digitalizada

Veja a seguir as etapas e transformações para a digitalização de um empreendimento:

1 - Avalie a realidade da empresa

Em primeiro lugar, é importante entender qual é a situação em que a empresa se encontra em termos de processos internos e serviços aos clientes. 

Inclua na análise inicial todas as operações atuais e fatores envolvidos, para que as necessidades de inovação e possibilidades de adoção de ferramentas e dispositivos tecnológicos fiquem muito claras. 

Faça uma lista de todos os processos de sua empresa, identificando quais possuem já soluções digitais e quais poderiam contar com auxílio tecnológico. A partir disso, priorize quais setores terão prioridade na atualização. 

2 - Elabore uma estratégia 

Estabelecer metas e objetivos bem definidos para que a empresa seja digitalizada é essencial para conseguir organizar esse processo e aproveitar as melhores opções de serviços tecnológicos no mercado. 

Entender e interpretar os atuais dados é fundamental para qualquer estratégia. É estudando as atuais métricas que a equipe poderá entender os atuais resultados e estabelecer os objetivos principais do negócio.

Para auxiliar nesse planejamento, a north star metric é um dos principais instrumentos utilizados por empresas em constante crescimento, Após um exercício de compreensão de métricas, dados e resultados, o north star metric irá mostrar quais são as principais entregas aos clientes, regendo qual deverá ser o principal objetivo da empresa no médio ou longo prazo.

Nessa etapa, considere todos os gargalos operacionais a serem solucionados, o perfil da empresa e do time de colaboradores, e planeje qual será o orçamento destinado à transformação digital da organização.

3. Escolha quais serão as ferramentas adotadas

Programas de CRM, softwares, armazenamento em nuvem, automatização do controle financeiro. Existem muitas ferramentas que podem compor uma empresa digitalizada. 

Avalie as opções do mercado, estude as condições oferecidas por cada parceiro, defina quais áreas são prioritárias e invista nas alternativas que vão trazer mais resultados para o seu negócio. 

4. Comunique e treine os colaboradores

A digitalização pode trazer muitas mudanças para o dia a dia dos funcionários de uma empresa, especialmente para quem já trabalha no local há mais tempo e está acostumado à forma tradicional de realizar os processos.

Além disso, contar com um bom treinamento é fundamental para manter o padrão de qualidade, instruindo os colaboradores da melhor forma possível, contando com o auxílio de profissionais especializados que possam desenvolver outros profissionais

Para que a transição para o contexto digital seja mais tranquila, é importante alinhar as mudanças com a equipe e criar uma cultura de colaboração, esclarecendo dúvidas e pedindo engajamento para que a redefinição das operações gere os melhores resultados possíveis.

Afinal, são os colaboradores que conhecem melhor os problemas e os pontos a serem melhorados, já que estão familiarizados com os processos de suas áreas. 

5. Pense na experiência do consumidor

Além dos funcionários, é importante pensar no ponto de vista dos clientes da sua empresa. A transformação digital também precisa incluir benefícios que ajudem a melhorar a experiência dos consumidores, oferecendo soluções inovadoras e mais satisfatórias. 

Busque entender o perfil e as dores dos seus clientes por meio de estratégias de coleta de informação como o Big Data e NPS. Em seguida, pense em como solucionar esses problemas com seus produtos e serviços por meio da digitalização de processos da organização.

6. Faça experiências

Grande parte das startups de sucesso têm como premissa do negócio a abertura aos testes rápidos para que erros possam ser identificados e corrigidos de forma ágil. 

Isso porque, a experimentação, é uma excelente maneira de aprimorar processos e operações, e portanto é bastante recomendada num cenário de transformação digital. 

Por isso, não tenha medo de executar ideias e inovar, utilizando plataformas especializadas para realizar testes cujo potencial seja alto. Além disso, é importante que seja feito um único teste por mês, pois facilitará na hora de identificar as melhorias do novo processo. 

7. Acompanhe os resultados

Depois de implementar novos processos e ter concluído a transição para empresa digitalizada, é importante não dar a transformação como concluída e continuar atento aos resultados. 

Afinal, o mundo digital está em constante evolução e é essencial acompanhar as operações para garantir que as melhorias aplicadas continuam sendo eficientes e que o empreendimento está tendo um bom desempenho, monitorando métricas como taxa de conversão, ticket médio, taxa de abandono, entre outras métricas fundamentais para análise de resultados.

O desafio de tornar uma empresa digitalizada é vasto e engloba vários aspectos de diferentes setores. Portanto, contar com parcerias pode ser fundamental para uma boa transição do seu negócio, dividindo o peso e a dificuldade em todos os processos. 

Digitalizar uma empresa não é algo fácil, mas esse processo vai trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Quando o assunto é digitalização do seu financeiro, a iugu pode ajudar! 

Com uma plataforma de automação e gestão financeira completa você pode descomplicar as finanças da sua empresa em todo o processo de digitalização, contando com soluções personalizadas para sua operação financeira e seus pagamentos. Conheça nossa calculadora de planos e encontre a que melhor combina com seu negócio!