O que é dropshipping: saiba tudo sobre o modelo de negócios

Escrito em 14 de Julho de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você sabe o que é Dropshipping? Esse modelo de negócios tem crescido entre os empreendedores de e-commerce no Brasil e pode ser uma boa alternativa para a sua loja. 

O funcionamento do Dropshipping é muito simples, com menos custos e burocracias para realizar a venda e entregar o produto ao consumidor.

Porém, antes de escolher esse modelo de negócio, é importante saber como é trabalhar com Dropshipping, além de suas vantagens e desvantagens. 

Neste artigo explicamos o que é Dropshipping e como você pode saber se vale a pena investir nisso. Continue a leitura!  

O que é Dropshipping? 

O Dropshipping é um modelo de e-commerce onde o vendedor não precisa ter um estoque do produto ou ser responsável pela logística.  

Nesse modelo de negócios, o vendedor fica responsável apenas pela venda do produto. Ou seja, a divulgação do produto, investimento em marketing e gestão da plataforma de e-commerce na qual o produto é anunciado. 

Ao realizar uma venda, o produto será enviado diretamente pelo produtor ou fornecedor, que fica responsável também pela parte logística. 

O Dropshipping é uma ótima oportunidade para quem quer ter o seu e-commerce, mas não tem espaço para armazenar os produtos ou meios de manter a logística da empresa. 

O que é Dropshipping nacional? 

 O que muda entre o Dropshipping nacional e internacional é justamente de onde vem o produto. Algumas empresas de e-commerce no Brasil trabalham com fornecedores estrangeiros, sendo então um Dropshipping internacional. 

O Dropshipping nacional é feito integralmente com fornecedores locais, diminuindo o tempo de entrega e reduzindo as possibilidades de problemas alfandegários, que podem cancelar a compra ou atrasar a entrega. 

Por conta desses problemas, muitos empreendedores escolhem trabalhar somente com o Dropshipping nacional.  

O Dropshipping é regularizado no Brasil? 

O Dropshipping ainda é um modelo de negócios relativamente novo no Brasil, portanto não há uma legislação específica para ele.  

O empreendedor que optar por trabalhar com Dropshipping será categorizado como “intermediador de negócios”, como previsto pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE)

Com o CNAE correto, basta manter as obrigações legais e fiscais em dia.

Como receber por Dropshipping? 

O recebimento pelas vendas do Dropshipping é feito pelo repasse do fornecedor e da plataforma escolhida para trabalhar.

Ou seja, o empreendedor recebe uma parte sobre os lucros da venda. 

Quais são as vantagens de utilizar o Dropshipping?

O Dropshipping é uma alternativa de modelo de negócios para pequenos empreendedores, já que facilita a gestão de estoque e a logística do e-commerce.  

Além desses motivos, veja a seguir os benefícios de utilizar o Dropshipping:

Menos custos 

 O Dropshipping é uma das maneiras de diminuir os custos com o e-commerce. As operações comerciais ficam mais baratas, já que a tributação dos produtos, custos de envio e de armazenagem estarão por conta do fornecedor. 

Despesas fixas mínimas 

As despesas fixas do e-commerce — como a manutenção do site, domínio, hospedagem na nuvem, etc. — serão os custos mínimos com que o empreendedor terá que se preocupar, além dos impostos sobre operações e contribuições fiscais pela categoria do CNPJ. 

Diversidade de produtos 

Com o Dropshipping, é muito mais fácil ter uma maior variedade de produtos na loja. Sem a limitação de espaço físico para o estoque, o e-commerce tem infinitas possibilidades para oferecer aos clientes.

Escalabilidade nos negócios 

O Dropshipping permite que o e-commerce não tenha limites para o seu crescimento, escalonando o portfólio de produtos, regiões atendidas e número de clientes.  

A escalabilidade é essencial para o empreendedor que quer construir um negócio que possa crescer com o tempo, sem grandes obstáculos para isso. 

Mais tempo para investir em marketing 

Com a redução de tempo e custos para a parte operacional da loja, o empreendedor terá mais tempo para investir em outro quesito importante para um e-commerce: a divulgação. 

Ao investir em marketing digital,  o empreendedor terá mais alcance e a sua marca será mais conhecida entre o público-alvo, o que resulta em mais clientes e vendas. 

Desvantagens do Dropshipping 

Embora o Dropshipping tenha pontos positivos muito fortes, também há desvantagens que precisam ser consideradas. Veja quais são. 

Competitividade acirrada 

Esse é um modelo de negócios em ascensão, o que significa que muitos outros e-commerces estão investindo em Dropshipping

Isso aumenta a competitividade, o que faz com que o empreendedor tenha de encontrar diferentes formas de se destacar da concorrência e conquistar seus clientes. 

Margem de lucro menor 

Se os custos são mais baixos com o operacional, a margem de lucro também fica um pouco menor, já que os custos para a aquisição dos produtos não será incluído no cálculo. 

Problemas com a entrega 

Essa pode ser a maior desvantagem do Dropshipping.

Ao manter a logística sob a responsabilidade do fornecedor, é comum que atrasos ou produtos danificados no transporte possam ser problemas para o empreendedor. 

Embora a logística do e-commerce seja uma responsabilidade do fornecedor, será à sua loja que o consumidor irá pedir ajuda.

Manter a satisfação do cliente nesse momento é vital para que a imagem da sua loja não seja comprometida a longo prazo. 

Por isso, os fornecedores devem ser escolhidos com cuidado, priorizando empresas com mais tempo de mercado e credibilidade.  

Grande dependência 

Por fim, outro ponto negativo do Dropshipping é a dependência do fornecedor para o funcionamento da loja.

Ao não ter nenhum controle sobre o estoque, fica mais difícil manter a disponibilidade de produtos que vendem mais.

Vale a pena trabalhar com Dropshipping? 

Como você pôde conferir neste artigo, o Dropshipping tem ótimas vantagens para o pequeno empreendedor, mas também tem alguns pontos negativos, como todo modelo de negócios. 

Para saber se vale a pena investir nisso, ou não, é preciso analisar quais recursos você pode viabilizar para o seu negócio.

Para um primeiro momento, visando diminuir custos e começar um e-commerce do zero, pode ser uma boa alternativa. 

Gostou de entender mais sobre o dropshipping e quer colocar a mão na massa? Então, confira esses três exemplos de lojas de dropshipping de sucesso e inspire-se.

 

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de mulher segurando celular com tela aberto do Drex