CTO: o que é, o que faz e quais as principais habilidades?

Escrito em 16 de Agosto de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

O mundo corporativo conta com uma complexa hierarquia de posições e cargos nas organizações. Quanto maior é a empresa, mais funcionários altamente especializados ela terá.

Isso é verdade para todos os níveis da hierarquia, dos estagiários aos executivos. Um dos muitos cargos executivos existentes é o de Chief Technology Officer (CTO). Neste artigo explicaremos melhor o que é um CTO, o que faz, como é seu dia a dia, etc. Continue a leitura!

O que é um CTO?

O Chief Technology Officer é o executivo responsável por controlar e tomar decisões pertinentes ao uso de tecnologias nas operações da organização.

O CTO determina quais tecnologias serão utilizadas, de que forma serão utilizadas, que problemas devem resolver, etc.

É a posição mais alta na hierarquia de liderança técnica dentro de uma organização.

O Chief Technology Officer planeja e estrategia o uso de ferramentas tecnológicas tendo em vista os objetivos de negócio, como crescimento ou consolidação. Portanto, suas decisões têm autoridade absoluta.

O que faz um CTO?

As atividades desempenhadas por um CTO em seu dia a dia podem variar muito de empresa para empresa, a depender do contexto de negócio e das necessidades daquela organização.

Dentre outras coisas, este profissional é responsável por:

  • buscar novas soluções tecnológicas;
  • supervisionar o uso das soluções propostas;
  • garantir os resultados;
  • auxiliar outros funcionários e membros da companhia.

Que habilidades um CTO deve ter?

Assim como para qualquer outro cargo executivo de alto nível hierárquico, o profissional que deseja se tornar um Chief Technology Officer deve contar com uma série de conhecimentos gerais e específicos.

Confira abaixo os principais conhecimentos necessários:

Perfil de liderança

É desnecessário dizer, mas um perfil de liderança é essencial para quem deseja ser o profissional de referência para os assuntos de mais alto nível de importância na organização.

O CTO deve se mostrar capaz de liderar, projetando confiança nos funcionários, e fazê-lo por merecer: abrindo o caminho para a inovação e auxiliando as equipes da empresa no caminho.

Proatividade

A proatividade também é essencial ao CTO. Executivos devem estar sempre um passo à frente do planejamento, antecipando as próximas necessidades e eventualidades dos processos.

Uma postura de proatividade proporciona novas chances de inovar, crescer e se fortalecer diante da concorrência. Não só para o CTO, mas para todos os executivos, estes pontos devem ser uma grande prioridade.

Capacitação técnica

Naturalmente, não se pode ser um líder técnico sem capacidade técnica.

O nível de conhecimento adequado para o cargo deve permitir que o profissional explore novas possibilidades e abra novos caminhos para o uso da tecnologia nas operações da empresa.

Costumam ser necessários um diploma de curso superior na área e uma experiência profissional de pelo menos 10 anos, apresentando uma progressão desde níveis hierárquicos mais baixos até a alta senioridade.

Visão de negócio

O trabalho do líder técnico, com o dos outros executivos de nível C (como CEO, COO, CFO…), deve objetivar primariamente o sucesso do negócio.

Ter visão crítica de negócio e um aguçado senso de oportunidade são requisitos básicos para o CTO.

Estas características mostram sua importância em momentos como a definição de processos, o planejamento de metas e a escolha entre os diferentes caminhos para um mesmo destino.

Responsabilidade

Como qualquer outro profissional, o CTO deve acima de tudo ter responsabilidade.

Esta classe de executivos carrega um alto poder de decisão, e suas ações geram impactos profundos a nível organizacional, muitas vezes sendo o ponto-chave que viabiliza ou não uma operação.

O CTO deve, além da responsabilidade, ter capacidade de autocrítica e olhar para o seu trabalho e o dos outros com atenção, compreensão e objetividade.

Paciência

No geral, cargos executivos e de gestão exigem uma boa dose de paciência para que o profissional aja na sua melhor conduta.

O CTO deve poder explicar com calma e didática, ter uma boa escuta, ser flexível e compreensivo.

Muitas vezes, a paciência e perseverança do CTO servirão para garantir a manutenção de uma boa cultura organizacional, especialmente em momentos iniciais de uma operação, quando ainda não se tem total acesso aos resultados esperados.

Quanto ganha um CTO?

O salário de um CTO varia conforme o porte da empresa, a magnitude da operação, o tempo de experiência do profissional e os resultados gerados por ele no processo.

É um complexo sistema de variáveis, assim como em outras áreas.

Apesar disso, assim como outros cargos executivos nível C, a remuneração anual costuma ficar acima dos 100 mil reais, podendo chegar a 200 mil em empresas multinacionais. Nada fora da realidade de salários para este tipo de posição.

Como se tornar um CTO?

O caminho tradicional para se tornar um CTO envolve percorrer o caminho trilhado por aqueles que serão seus subordinados no futuro.

O profissional da área de desenvolvimento e/ou tecnologia deve contar com uma boa experiência prática como operário da área para depois entender como melhor encarar cada desafio ou situação.

Confira abaixo o plano de carreira mais comum para um CTO:

Progressão de carreira

Normalmente, um CTO deverá contar com experiência em uma área técnica pertinente à tecnologia.

Esta experiência deve incluir uma progressão natural de experiências do funcionário, de júnior a sênior, passando por posições de liderança e gestão como Gerente de Projetos e Líder Técnico.

Após um longo histórico de experiência, com resultados comprovados e conhecimentos em estratégia de negócio, o profissional estará pronto para concorrer a posições de CTO.

Mas é importante estar preparado. Fazer cursos, atualizar seus conhecimentos e construir um bom currículo ou portfólio serão essenciais na hora de se candidatar a posições com concorrentes que têm, muitas vezes, mais de duas décadas de experiência no currículo.

Mantenha-se atualizado e em constante evolução profissional para garantir sua capacidade de gerar e agregar valor à empresa.

Afinal, o maior valor do trabalho do CTO está na sua capacidade de elencar estratégias para atingir os objetivos de negócio.

E se você gostou de saber mais sobre o que faz um CTO e deseja ingressar no mundo da tecnologia, fique por dentro das principais carreiras de profissionais de TI para 2022!


 

Posts relacionados