Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Controle financeiro de academia: por que essa gestão é tão importante?

Escrito em 29 de Junho de 2020 por Renato Ribeiro

Atualizado em 17 de Dezembro de 2020

O controle financeiro de academia, assim como de qualquer outro tipo de negócio, representa um dos pontos mais importantes dentro da rotina empresarial. Dar atenção a essa gestão é fundamental, porque ela é uma das bases para realizar um planejamento assertivo e manter as contas equilibradas.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Nesse sentido, vale ressaltar que o mercado fitness no Brasil é bastante promissor. Só para você ter uma ideia, de acordo com o levantamento da Associação Brasileira de Academias, há mais de 34.000 estúdios no Brasil sendo que, essa indústria, movimenta, hoje, mais de 2 bilhões de dólares no país.

controle financeiro de academia

Crédito: Acad Brasil

No entanto, apesar da posição de destaque conquistada pelo Brasil no mercado mundial, o país perdeu dois lugares em relação ao seu faturamento, como apontou pesquisa feita pela IHRSA

Um dos motivos para essa baixa foi a desvalorização do real frente ao dólar, outro foi o contexto da política e da economia brasileira. 

Diante desses dados, é possível concluir que o mercado está favorável, mas para ter sucesso, de fato, nesse segmento, o empreendedor fitness precisa lançar mão de práticas inteligentes

Elaborar um bom controle financeiro de academia é, certamente, uma delas!

Quer conhecer dicas efetivas sobre o tema? É só ler este texto até o fim. Boa leitura! 

Por que realizar o controle financeiro de academia é importante?

É só por meio do controle financeiro que uma academia consegue verificar se as metas planejadas estão sendo executadas na prática. 

Após feita essa análise, o gestor tem conhecimento sobre as práticas que não está gerando resultados e, assim, pode aplicar medidas que revertam esse cenário.

Esse exame detalhado é essencial na rotina de uma academia. Isso porque, por meio dele, é possível entender se o momento está propício para comprar novos aparelhos, se é preciso investir em estratégias de marketing ou se a situação exige pé no freio, redução de gastos e cortes. 

Dicas para realizar um controle financeiro de academia com sucesso

Confira, agora, algumas dicas vitais para realizar um controle financeiro com sucesso e, assim, fazer o seu negócio decolar de uma vez por todas!

1. Conheça, em detalhes, todas as operações financeiras de seu negócio

Saber, exatamente, as receitas e as despesas é uma prática crucial para o gestor que deseja criar um plano de metas assertivo. 

Nesse sentido, é preciso analisar tudo, os gastos operacionais, os custos para manter equipamentos, os salários, os impostos e os encargos trabalhistas. 

Aplicar essa estratégia é importante porque ela atuará como bússola tanto para seus investimentos como para os cortes de gastos. 

Além disso, é só com esse controle que você saberá qual valor de mensalidade poderá cobrar de seus alunos. Para tanto, é preciso também estudar a concorrência. Afinal, um valor muito elevado pode minar com suas chances de se dar bem nesse mercado. 

controle financeiro de academia

Crédito: Você SA

2. Invista em ações para reter clientes

Pelo fato da concorrência ser grande, a rotatividade de clientes no mercado fitness é alta. Desse modo, é imprescindível que você invista em ações para reter e fidelizar clientes. 

Para tanto, você precisa ter algumas cartas na manga, como:

  • convidar seus alunos mais fiéis para fazer parte de um clube exclusivo;
  • oferecer descontos e pacotes, e agregar outras modalidades de treinos. 

Outra tática que pode fazer a diferença é investir em marketing de conteúdo. Uma ação desse gênero pode ser bastante eficiente para atrair um novo público para sua academia. 

Para isso, é preciso ter um site responsivo e oferecer materiais relevantes sobre o universo fitness. Logo, aos poucos, além de atrair uma nova audiência, você também criará autoridade no mercado. 

Para saber como criar bom conteúdo para o seu segmento, recomendamos que assista ao vídeo abaixo: 

3. Diversifique os seus meios de pagamentos

Enquanto uns preferem pagar com cartão de crédito outros gostam mais de boletos. Dessa forma, quanto mais você diversificar os meios de pagamentos oferecidos, mais alta será a probabilidade de agradar seus alunos. 

Essa prática melhora a experiência do cliente e agrega valor ao seu negócio. Em outras palavras, vale a pena estudar se o seu negócio apresenta a estrutura necessária para oferecer essa diversificação. 

4. Tenha a tecnologia como aliada

Contar com ferramentas que elevem a experiência do cliente e que, ao mesmo tempo, promovam a segurança em suas transações pode ser bastante benéfico para o seu negócio. 

Nesse sentido, adotar um sistema que automatize suas movimentações financeiras é uma boa pedida. 

Afinal, um recurso desse gênero evita fraudes e, por contar com recursos personalizáveis, também contribui para a diminuição da inadimplência

Além disso, por ser automatizada, essa ferramenta diminui os erros manuais, realiza cálculos de juros e multas de forma instantânea e oferece mais diversidade em opções de pagamentos. 

A boa notícia é que o mercado apresenta ótimas plataformas desse tipo, como é o caso da iugu, referência em pagamentos digitais no Brasil e que conta com soluções únicas e competentes que podem ajudá-lo muito a realizar um controle financeiro de academia eficaz. 

Ficou interessado? Então, clique aqui e converse, sem compromisso, com um dos experts da iugu! 

Crédito da foto de capa: Freepik