Confira 17 dicas para fazer um vídeo de apresentação profissional

Escrito em 22 de Setembro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você se inscreveu para uma vaga de trabalho e o recrutador te pediu um vídeo de apresentação? Pode manter a calma que gravar um vídeo desse é bem simples! 

O vídeo de apresentação tem se tornado mais frequente, graças a modernização dos ambientes de trabalho.

Com tantas vagas home office e empresas nômades, pode ser difícil manter a proximidade humana dos processos seletivos.

Por isso, além da entrevista por chamada de vídeo, a empresa também pode pedir que você envie um vídeo se apresentando. 

Neste artigo, iremos te explicar qual é a importância desse vídeo e como você pode grava-lo sem erros. Continue a leitura!

O que é um vídeo de apresentação?

O vídeo de apresentação nada mais é do que uma apresentação sobre quem você é, o que faz e por que faz.

Resumindo, é com ele que a empresa vai poder te conhecer um pouco melhor e decidir se você passa para a próxima etapa ou não.

O vídeo de apresentação costuma ser requerido logo após a primeira triagem, quando os recrutadores já analisaram o seu currículo e portfólio

Porém, ele também pode ser pedido na primeira etapa e deve ser enviado junto com o CV e portfólio ou perfil do LinkedIn

O motivo de tantos pedidos é bem simples: a empresa precisa te conhecer melhor. Com um vídeo de apresentação, o processo seletivo pode ser mais humano, com espaço para você se expressar verbalmente.

Por que é importante saber como fazer um vídeo de apresentação?

Porém, para que o vídeo de apresentação seja um ponto positivo na sua candidatura, ele precisa ser feito corretamente. Por isso, vale seguir as dicas desse artigo para não errar na hora da gravação! 

O vídeo não precisa ser uma mega produção, mas precisa mostrar o seu empenho em enviar um bom material, que mostre nitidamente o seu rosto, com boa iluminação e é claro: sem pijama!

A primeira impressão é a que fica, e é por meio do vídeo que a empresa vai ter o primeiro contato com você. Sendo assim, capriche na gravação.

Currículo ou vídeo de apresentação: qual a diferença?

Como já dissemos, pode ser que o vídeo seja enviado após a análise do seu currículo, ou que ele deva ser enviado junto do CV. 

Porém, em alguns casos pode ser que a empresa não peça o currículo, e sim somente o vídeo de apresentação. Mais uma vez, essa pode ser uma estratégia da empresa para humanizar o processo seletivo.

De qualquer forma, o vídeo deve conter informações de identificação, como nome, idade, de onde é e o que você faz (ou quer fazer, caso seja seu primeiro emprego).

Como preparar um vídeo de apresentação profissional

É preciso lembrar que esse é o vídeo de objetivo profissional, então ele precisa ter seriedade e ser objetivo. Para isso, algumas dicas podem ser seguidas:

1.Faça um roteiro para o vídeo

Antes de começar a gravar, faça uma lista de coisas que você quer falar no seu vídeo de apresentação e depois organize os itens por ordem de importância.

Com o roteiro em tópicos, é mais fácil lembrar tudo o que você precisa dizer. A dica é organizar em tópicos curtos, com palavras-chave que te farão lembrar o que iria dizer.

Evite colocar muita informação nesse roteiro, assim você não vai lê-lo por inteiro durante a gravação.

Se precisar, peça ajuda a alguém com o roteiro na hora de gravar, assim você não tira os olhos da câmera e mantém a postura ereta.

2.Pratique o texto antes de gravar

Leia em voz alta o que você planejou para o vídeo, assim você consegue encontrar gaps que podem ser melhorados e frases que estão muito prolixas. Ao repetir várias vezes, você também terá mais confiança quando ligar a câmera.

3.Seja objetivo com as informações

Assim como o roteiro deve ser objetivo, o conteúdo do vídeo também deve ser.

Fale sobre o que é mais importante, como informações sobre o seu trabalho e o que você espera da vaga.

Como gravar o melhor vídeo de apresentação profissional?

Chegou a hora de ligar a câmera, mas ainda não acabamos! Alguns detalhes técnicos fazem toda a diferença na hora de gravar um vídeo. Por isso, continue acompanhando as dicas!

1.Aspectos técnicos

Tenha atenção redobrada com os detalhes técnicos! O vídeo pode ser simples, mas os recrutadores devem conseguir te ver e ouvir sem dificuldade.

2.Qualidade do vídeo e formato de tela

Evite gravar o vídeo com a câmera do celular. Se não tiver outra opção, grave na horizontal e com a câmera traseira.

Assim, você terá uma qualidade maior e com um formato que cabe tanto na tela do computador quanto na tela do celular de quem irá assistir ao vídeo.

3.Estrutura de suporte da câmera

Tenha certeza de que a câmera está bem posicionada e firme. Se não tiver um tripé, vale apoiar o celular ou câmera em livros, desde que esteja em uma boa altura e a câmera fique estática.

4.Qualidade do áudio e captação

Prefira gravar o vídeo com fones de ouvido. Mas confirme se o seu fone tem microfone embutido! 

Mesmo os fones mais simples conseguem captar bem o som da sua voz. Assim, o áudio fica mais limpo e sem eco. 

5.Ambiente

Tudo certo com a parte técnica, chegou a hora de arrumar o ambiente que será o seu cenário de gravação.

6.Use a iluminação a seu favor

Posicione uma fonte de luz na direção do seu rosto, por trás da câmera ou um pouco acima dela. Assim, o foco do vídeo ficará no seu rosto. 

Isso também diminui as sombras, que podem deixar a sua expressão mais triste ou esconder o seu semblante.

7.Procure lugares silenciosos

Microfone ok, agora precisamos de silêncio. Procure um cômodo em que você possa fechar portas e janelas, ajudando a diminuir o ruído externo.

8.Ajuste o cenário

Dê uma organizada no cenário. Certifique-se que nenhuma bagunça ou objetos inapropriados (e/ou ofensivos) estejam à vista. 

9.Cuide da sua imagem

Cabelo desarrumado e cara de sono com certeza não irão te ajudar a conseguir a vaga. Certifique-se de apresentar uma boa aparência! 

10.Escolha a roupa certa

Mais uma vez: nada de pijama! Escolha uma roupa mais arrumada, que não precisa ser necessariamente uma roupa social. Aqui é importante que você esteja confortável. 

Se preferir, veja se a empresa tem dress code.

Se ela for do tipo mais “descolada“, você pode usar uma camiseta sem nenhum problema (mas nada com estampa de filme, marca de roupa ou camiseta de banda, ok?). Na dúvida, uma camisa pólo vai bem para homens e mulheres. 

11.Postura

Agora que a luz e a câmera estão ok, chegou a hora da ação. Escolha um bom posicionamento em frente a câmera, verifique se tudo está no lugar e comece a gravar!

12.Apresente-se

Antes de tudo, diga seu nome, quantos anos tem, de onde é e com o que trabalha.

Dê destaque ao que é mais importante, como a sua trajetória profissional, quais são os pontos fortes das suas habilidades e qual o seu objetivo caso consiga esse emprego.

Se der tempo, você também pode falar sobre hobbies, família ou se está aprendendo algo novo que não tem relação com o seu trabalho.

13.Atenção à atitude e confiança

Respire fundo e mantenha a calma. Lembre-se de manter a cabeça ereta, olhando para a frente, mas sem ser muito robótico. A autoconfiança é essencial nesse momento.

14.Siga seu roteiro planejado

Com as suas anotações por perto, use-as para seguir o roteiro e garantir que você falou tudo o que era mais importante. 

Um improviso pode ser uma boa solução se você lembrar de algo no meio de uma frase, mas mesmo assim continue a ordem do roteiro logo depois.

15.Deixe seu público envolvido

Fale para a câmera como se estivesse falando diretamente com os recrutadores. Mantenha a educação e finalize o vídeo se colocando à disposição da empresa.

16.Avalie se a gravação ficou boa

Pronto! Com o vídeo gravado, verifique se deu tudo certo com a parte técnica. Principalmente se o som está audível durante toda a gravação e se você gravou tudo.

17.Avalie o seu desempenho

Avalie também como você se saiu, mas sem exagerar na autocrítica. Aqui, é melhor analisar se você consegue se ouvir, se as frases estão claras e se você manteve uma boa postura durante a gravação.

Enviando seu vídeo de apresentação 

Com tudo ok, envie o vídeo no formato e canal solicitado.

Tente não comprimir demais o arquivo para não perder qualidade da imagem, mas também não há necessidade de enviar um arquivo em 4K.

Vídeo enviado! Agora é só esperar o retorno da empresa. 

Gostou das dicas? Então, que tal continuar acompanhando outros conteúdos sobre carreira e desenvolvimento?

Confira 7 TED Talks para aprimorar sua vida profissional e prepara-se para o futuro.








Posts relacionados

escritório iugu