Prepare seu e-commerce para vender mais no Dia dos Namorados

Escrito em 04 de Junho de 2019 por Redação iugu

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

O Dia dos Namorados está chegando! E você, o que está preparando para encantar o consumidor e aumentar o faturamento da sua loja online? Assim como tantas datas sazonais que ocorrem ao longo do ano, essa é mais uma oportunidade para movimentar as vendas no e-commerce.

Aproveitando o momento romântico e a disposição de uma grande parte da população para investir em compras e agradar a quem ama, muitas lojas online já estão preparando promoções diferenciadas para atrair mais consumidores.

Neste post, vamos trazer dicas do que você pode fazer para deixar o seu e-commerce com um clima mais romântico e movimentar ainda mais o ambiente para aumentar a taxa de conversão. Confira!

Quando surgiu o Dia dos Namorados?

Na Itália “Giorno di San Valentino”, nos Estados Unidos “Valentine’s Day”, no Brasil “Dia dos Namorados”. Com origem no antigo Império Romano quando São Valentim realizava casamentos às escondidas, em todo o mundo o sentido do dia é o mesmo: celebrar a união e o amor entre duas pessoas com presentes e declarações.

No Brasil a data é comemorada em 12 de junho, um dia antes de Santo Antônio, que em cada pregação deixava mensagens sobre a importância do amor, do casamento e da família.

Qual a importância dessa data para o comércio?

Se a troca de presentes representa a importância do casal na vida do outro, para o comércio significa uma melhor performance nas vendas. Afinal, dificilmente a data passa despercebida para quem está vivendo um relacionamento.

Nas vésperas do grande dia, um aquecimento generalizado tem início. Contudo, se você pretende vender ainda mais, precisa se preparar para colocar em prática as estratégias.

O que fazer para chamar a atenção e vender mais?

O consumidor da atualidade é impulsionado por boas ofertas, qualidade dos produtos, facilidades de compras e condições de pagamento. É, basicamente, por esses aspectos que ele pode decidir comprar no site da sua loja ou no da concorrência.

O consumidor 4.0, ou seja, aquele que tem pressa e faz buscas em vários canais de compras ao mesmo tempo, não muda de comportamento em períodos sazonais. Assim, ele deseja ofertas diferenciadas, com bom custo-benefício.

Veja algumas estratégias interessantes que você pode utilizar para chamar mais atenção do usuário.

Faça um planejamento

O planejamento de vendas é fundamental para verificar as tendências e variáveis, além de avaliar o comportamento de compras do consumidor.

Para desenhar um plano de marketing, por exemplo, é preciso monitorar os consumidores nas redes sociais para captar sobre as suas preferências, entre outras informações relevantes, que sirva de base para compor o planejamento.

Antes de tudo você precisa definir o quanto deseja vender nessa data e concentrar todas as ações nessa projeção. Depois, é necessário determinar os produtos que irão para a vitrine com maior destaque e que serão direcionados para o Dia dos Namorados, além de delimitar o público que você pretende efetivamente vender.

Com essas etapas concluídas, é importante alinhar a equipe com os tópicos do planejamento e, se julgar necessário, promover treinamentos dentro do padrão de atendimento desejado.

É fundamental que todos falem a mesma linguagem e estejam em plena sintonia, pois é um período de muito movimento, com um ritmo intenso de trabalho.

Promova ações de marketing

Com a concorrência tão acirrada, é essencial que você planeje boas ações de marketing para divulgar sua marca e produtos.

Para isso, utilize os melhores canais de comunicação e as redes sociais para promover suas ações para o Dia dos Namorados. Uma boa ideia é deixar o consumidor curioso e interessado em acessar o site da sua loja.

Cuide do design e do layout da loja

A mensagem subliminar deixada pela campanha de marketing levará o consumidor direto para a sua loja.

Para gerar uma surpresa no consumidor, ofereça um site com design arrojado, prático e intuitivo, de forma que ele se situe rapidamente e encontre os produtos com facilidade — com apenas alguns cliques.

Apresente bem os produtos

A disposição dos produtos, a qualidade das imagens, informações técnicas e a descrição de utilização de cada um deles é um diferencial para quem busca chamar a atenção do consumidor que está em busca de um presente especial.

O ambiente deve ser dinâmico e disponibilizar recursos para que os produtos sejam encontrados com facilidade. Uma boa dica é aproveitar as soluções tecnológicas disponíveis no mercado para dar um upgrade no site, deixando-o de cara nova para as vendas do Dia dos Namorados.

Divulgue promoções especiais

Vai fazer promoções? Inclua-as nas ações de marketing para divulgação. Contudo, antes de divulgar os novos preços, certifique a disponibilidade dos produtos no estoque e tome cuidado para expor no site apenas o que for realmente possível de vender e entregar ao cliente.

Conceda descontos

As chamadas “vendas casadas” também é uma estratégia interessante para esse período. Dependendo do produto, o consumidor pode achar vantajoso surpreender o seu companheiro com um presente duplo.

Assim, além de aumentar o ticket médio, a boa prática pode fidelizar o consumidor!

Avalie o estoque e faça liquidações

Sabe aqueles produtos parados há muito tempo no estoque? Essa é a hora de fazer um levantamento e promover liquidações arrasadoras. Dessa forma, você libera espaço para novas mercadorias e pode reaver parte de um investimento do passado.

Todas essas ações são simples e podem atingir uma marca financeira surpreendente se você seguir o roteiro adequado de atendimento ao cliente.

Contudo, além disso, é importante disponibilizar diversas formas de pagamento para que o usuário possa escolher a melhor opção. Um checkout transparente também é fundamental, pois cria uma atmosfera de segurança, independentemente, se o cliente realizará o pagamento por meio do cartão de crédito, boleto ou transferência bancária.

Como você pode ver, o Dia dos Namorados é uma excelente data para aumentar as vendas do seu e-commerce. Por isso, não deixe de planejar antecipadamente boas estratégias para atrair ainda mais clientes.

Gostou deste post sobre as estratégias de vendas para o Dia dos Namorados? Então você vai gostar de ler também sobre como fazer uma boa gestão de cobrança.

Posts relacionados