Vantagens de criar um programa de fidelidade para os seus clientes

Escrito em 17 de Maio de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Uma estratégia comercial já bastante consagrada, o Programa de Fidelidade é uma ótima maneira de criar relacionamentos duradouros e lucrativos com os clientes.

Apesar de ter suas origens no comércio físico de produtos e serviços, o Programa de Fidelidade também é uma estratégia bastante interessante para transações comerciais online. Ela pode ser utilizada tanto para produtos ou para serviços, como SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço na língua portuguesa).

Implementar uma solução de Programa de Fidelidade para comprar através da internet pode parecer pouco usual, mas certamente não é uma tarefa complexa. Em alguns passos, você cria e configura seu Programa de Fidelidade e já começa a aproveitar os benefícios de oferecer este tipo de facilidade aos seus usuários.

Continue lendo este artigo para saber como um Programa de Vantagens pode agregar valor ao seu produto digital.

 

O que é um Programa de Fidelidade?

Caso você não saiba o que é um Programa de Fidelidade, explicaremos em termos simples: trata-se de um sistema de acúmulo de pontos que você oferece ao cliente.

Normalmente, estes pontos são gerados a cada compra ou transação feita pelo cliente em seu site ou loja. Dessa forma, ele pode resgatar determinados produtos ou vantagens após ter acumulado um certo número de pontos.

No e-commerce, as transações que geram pontos podem ser referentes à compra de um produto ou pagamento recorrente de uma assinatura. Em ambos os casos, um Programa de Fidelidade pode recompensar seus clientes por continuarem fazendo negócio com você e utilizando seu produto digital.

 

Vantagens de criar um programa de fidelidade

Criar um Programa de Fidelidade traz muitas vantagens para o vendedor. Este tipo de solução não só melhora os resultados do seu negócio como também contribui para a construção de uma reputação positiva para a marca ou produto.

Além disso, é uma ótima estratégia para diminuir o churn e chargeback, além de ajudar na retenção e fidelização dos seus clientes.

Abaixo, conheça as principais vantagens experimentadas por comerciantes que implementam um Programa de Fidelidades no seu produto digital.

 

1. Aumento das vendas

O aumento das vendas é uma das consequências diretas da implementação de um Programa de Fidelidade. Especialmente nos mercados com competição mais acirrada, é bastante vantajoso oferecer diferenciais ao cliente que escolhe comprar com você.

Ser recompensado pela compra incentiva o cliente a escolher o seu produto e voltar a consumi-lo. A sensação criada é, basicamente, a de um retorno do dinheiro investido pelo cliente.

Por consequência, o cliente estará mais propenso a realizar outras compras no seu negócio, e assim, aumentar seu número de vendas.

 

2. Retenção de clientes

Além de realizar mais compras, o cliente interessado pelas vantagens do Programa tem mais chances de manter um relacionamento duradouro com a sua empresa.

O cliente fidelizado através do Programa apresenta um potencial de lucro grande para a empresa, já que continua comprando ao longo de um grande período de tempo.

Esses clientes também têm maior probabilidade de recomendar o seu produto a amigos e conhecidos, especialmente se ficarem satisfeitos com as vantagens e recompensas do Programa de Fidelidade.

 

3. Aumento do ticket médio

Caso o Programa de Fidelidade implementado por você contabilize os pontos a partir do valor total da compra do cliente, isto incentiva-o a realizar transações maiores no seu site. O motivo é não somente o desejo de pontuar mais, mas também a sensação criada de que o dinheiro investido está retornando para si de alguma forma.

Isso aumenta diretamente o Ticket Médio das compras no seu negócio. Essa métrica informa o valor médio das transações que seus clientes fazem na loja. Considerando que o cliente faça mais compras com um Ticket Médio mais alto, as vantagens para a empresa são óbvias.

 

Sistemas de gerenciamento de programa de fidelidade na sua aplicação

Para implementar um Programa de Fidelidade na sua aplicação, duas coisas serão necessárias: um sistema de gerenciamento do Programa e um sistema de registro das compras para computação no saldo do Programa.

Isso pode parecer uma tarefa complexa, mas novamente o mercado atual oferece soluções de terceiros, já prontas para você integrar à sua aplicação e gerenciar as funcionalidades com segurança e praticidade.

 

Software para Programas de Fidelidade

Se você já é responsável por um produto de e-commerce, por exemplo, é altamente provável que já utilize um serviço de gerenciamento de conteúdo (Content Management Service, ou CMS, em Inglês). Soluções como WooCommerce e Shopify oferecem várias integrações para que você acrescente funcionalidades à sua loja.

Essas soluções são adicionadas à sua aplicação a partir de integrações nativas, em forma de plugins nativos do CMS. Mas, também podem ser feitas com integrações manuais, baseadas numa adição ao código-fonte da aplicação que utiliza a API da solução de Programas de Fidelidade - para registrar as compras e pontos dos seus clientes.

 

Programa de Fidelidade e Segurança de Dados

Se você deseja implementar um sistema de fidelidade na sua aplicação, além de buscar uma integração que se adéque às suas necessidades, você precisará garantir que seu processo esteja em conformidade com as normas de segurança de dados.

Quando se utiliza uma integração nativa que ofereça uma solução pronta e completa para implementar o Programa, o processo provavelmente estará seguro. Isso porque, é obrigação da empresa, provedora do serviço, garantir que seus usuários não estarão infringindo nenhuma lei ao utilizá-lo como devido.

Caso você opte por uma integração manual com a solução de Programas de Fidelidade, é importante atentar-se à segurança na coleta, tratamento e transmissão dos dados de usuários a terceiros — neste caso, a empresa dona do produto de criação de Programas de Fidelidade.

Sua aplicação deve estar em conformidade com os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para evitar que sua aplicação seja legalmente penalizada e/ou tenha sua reputação negativamente afetada por vazamentos de dados de usuários.

Posts relacionados