Black Friday e Copa do Mundo 2022: como os eventos aquecem as vendas?

Escrito em 03 de Outubro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

2022 foi repleto de fortes emoções. Como não poderia deixar de ser, a reta final do ano também promete grandes surpresas, principalmente quando falamos sobre varejo: a junção da Black Friday e Copa do Mundo 2022.

A data promocional mais importante para o comércio acontece no dia 25 de novembro. Este ano, ela quase coincidirá com o início da Copa do Mundo (20/11) e o jogo inicial da seleção brasileira (24/11).

Devido ao potencial econômico dos dois eventos, há grandes expectativas, mas também dúvidas, sobre quais serão os impactos dessas ocasiões sobre o e-commerce.

Afinal, será que as promoções da Black Friday 2022 serão antecipadas por causa dos jogos da Copa?

Para responder a este e outros questionamentos importantes, o Think with Google preparou uma pesquisa robusta com os principais insights sobre a junção de dois grandes eventos e como eles podem impactar as vendas no período.

Para ficar por dentro das tendências e se preparar, é só continuar a leitura do texto até o final.

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse conteúdo?

Estreia da seleção brasileira pode impactar a Black Friday 2022?

A estreia da seleção brasileira em campo será na véspera da Black Friday 2022.

E apesar da distração causada pelo evento, a coincidência não promete ter um impacto significativo nas compras da BF, já que o volume de tráfego pode ser compensado nas horas seguintes.

Sendo assim, a dica é investir em ações promocionais durante a véspera (quinta-feira) e no dia oficial (sexta-feira), para obter um efeito cumulativo.

Black friday "mobile first"

A estreia do Brasil e o início da Black Friday acontecendo de forma simultânea também traz impactos significativos na forma de navegação dos usuários.

Com os olhos grudados na TV para acompanhar os jogos, a tendência é que os consumidores passem mais tempo em seus dispositivos móveis do que em computadores ou notebooks.

Logo, é preciso se preparar para oferecer uma experiência de compra mobile first

Portanto, ofereça uma navegação intuitiva e um checkout de pagamento ágil e transparente para que os consumidores possam fazer as compras com um clique sem perder os momentos mais emocionantes dos jogos.

black friday

O poder dos eventos: desejo de compra mais forte do que nunca

De acordo com o Boletim Focus, a previsão de inflação para 2022 ficou em 7,54%, uma baixa considerável frente a expectativa de 8,27%. 

Apesar do resultado positivo, que serve de alívio para o bolso do brasileiro, o poder de compra ainda se encontra estagnado devido a inflação longa e persistente, cenário que só deve ser revertido a longo prazo. 

Com isso, a tendência é a busca pelo menor preço.

De acordo com o estudo, 45% concordam que, após a pandemia, querem tomar decisões de consumo mais conscientes e certeiras, escolhendo itens que atendam as todas as necessidades de forma mais adequada.

No entanto, mesmo com o bolso apertado e a exigência em alta, o brasileiro ainda possui seus desejos de consumo, que serão bastante impactados pela junção da Black Friday e Copa do Mundo 2022.

6 das 8 categorias que os consumidores mais pretendem esperar para comprar na Black Friday também podem ter aumento de interesse em função da competição: TV, Informática, Eletrodomésticos, Eletroportáteis, Móveis e Esporte.

Além disso, outras categorias terão um impacto positivo ou muito positivo, como:

  • Utilidades domésticas;
  • Alimentos;
  • Áudio;
  • Câmeras e filmadoras;
  • Bebidas;
  • Decoração;
  • Games;
  • Pet.

Construir valor e se diferenciar é a chave da vez para aproveitar o potencial das datas

Como vimos logo acima, o atual cenário econômico do Brasil é desafiador e impacta negativamente as decisões de compra da população.

Contudo, a Black Friday 2022 ainda promete grandes resultados, que serão impulsionados, principalmente, pela potência da Copa Do Mundo.

Diante de um panorama com baixo poder de compra, alta competitividade e drásticas mudanças de comportamento do consumidor, será preciso se diferenciar e oferecer mais do que preços competitivos, como:

  • Frete atrativo;
  • Recompensas, como cashback;
  • Confiança;
  • Criação de laços emocionais e conexão com o consumidor.

Black Friday e Copa do Mundo 2022: antecipar promoções é a saída?

Após dois anos de isolamento social em razão da pandemia de COVID-19, o brasileiro está mais animado do que nunca para comemorar a Copa do Mundo 2022. 

Para se ter uma ideia, 86% dos entrevistados afirmaram que pretendem acompanhar os jogos.

Já segundo uma pesquisa da Nielsen e Toluna, 50% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday para se preparem para os jogos.

Mas além da animação, há também o fator de planejamento: 71% se planejam previamente para o mundial, enquanto 56% deixam para fazer as compras em novembro.

Isso significa que o consumidor planeja ir às compras mais cedo para deixar tudo pronto para os jogos, o que representa um questionamento importante: diante desses dados, será preciso antecipar as promoções da Black Friday?

De acordo com o report do Google, a antecipação é uma estratégia possível, mas não necessária para aumentar as vendas.

Isso porque, apesar da intenção de antecipação, muitos consumidores deixam as compras para a última hora.

Sendo assim, não é preciso se desesperar. Em 2018, a Copa foi responsável pelo maior pico de cliques no período antes da estreia do Brasil.

No entanto, em comparação com a Black Friday, o volume de cliques foi 9x menor. Ou seja, a Copa do Mundo tem menos influência, mas, junto a BF, funciona como uma força motriz para estimular o desejo de compra.

A antecipação da Black Friday pode ser, sim, uma estratégia possível diante do panorama, mas é preciso estar muito bem justificada por bons argumentos de vendas que se destaquem. 

iugu: inovação que impulsiona o seu negócio

Neste artigo, você entendeu mais sobre como a Black Friday e a Copa do Mundo 2022 se relacionam e impactam o comportamento do consumidor na reta final do ano.

E, como vimos, o cenário está cada vez mais competitivo e desafiador. Sendo assim, é preciso oferecer soluções inovadoras e com valor agregado ao consumidor.

Ao longo dos anos, vimos como o varejo tem incorporado produtos financeiros ao seu leque de serviços, garantindo uma importante fatia do mercado e aumentando o faturamento.

Então, que tal saber mais sobre o assunto e impulsionar o seu negócio? Baixe o e-book do Crédito à Cripto e saiba como essa estratégia pode beneficiar a sua empresa.

do crédito a cripto (10 de Ago de 2022 às 18:19)

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
mão de mulher segurando celular com tela aberto do Drex