Planejamento tributário 2023: por que fazer o seu?

Escrito em 02 de Fevereiro de 2023 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Se você empreende, deve saber que o início do ano é um período crucial para a gestão de tributos do negócio. Dessa forma, pensar no planejamento tributário para 2023 é fundamental para colocar a casa em ordem e pagar menos impostos.

Como você deve saber, o Brasil é um dos países com maior carga tributária do mundo, já que 38% da economia é destinada ao pagamento de impostos. 

Para se ter uma ideia, em 2021, a carga tributária bruta (CTB) do governo geral (governo central, estados e municípios) foi de 33,90% do PIB, o que representa um aumento de 2,14 pontos percentuais do PIB em relação a 2020.

Dessa forma, o planejamento tributário é uma maneira lícita de reduzir os encargos e ainda contribuir para a otimização da gestão financeira do empreendimento. 

Vale destacar que, a depender dos resultados da empresa, o melhor tipo de regime pode mudar de um ano para o outro. Por isso, é importante ficar atento às regras. 

Quer saber mais? Continue a leitura do conteúdo e entenda o que é o planejamento tributário, a sua importância e dicas para fazer o seu.

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário é uma técnica legal que permite uma avaliação minuciosa sobre todas as operações contábeis e fiscais da empresa, e tem como objetivo reduzir a carga tributária. 

Realizado anualmente, o planejamento tributário, ou planejamento fiscal, como também é conhecido, pode ser feito por empresas de todos os portes e segmentos. 

Além de auxiliar na melhora da gestão financeira e na economia de recursos, o planejamento tributário também possibilita uma visão macro sobre o regime tributário adequado para o momento do seu negócio. 

Para saber como fazer um planejamento tributário de maneira eficaz, é importante considerar todas as particularidades da empresa, como, por exemplo:

  • Quadro societário;
  • Impostos e taxas referentes à operação da empresa;
  • Quadro de funcionários e questões trabalhistas, como folha de pagamento;
  • Faturamento;
  • Regime tributário ao qual a sua empresa se enquadra;
  • Despesas;
  • Informações de estoque;
  • Margem de lucro;
  • Serviços;

Por que fazer um planejamento tributário?

A principal finalidade do planejamento tributário é a redução da carga tributária da empresa e melhora da eficiência financeira. 

Entretanto, as vantagens do planejamento tributário também incluem:

1. Economia

Como vimos anteriormente, o Brasil é um dos países com a maior taxa tributária do mundo. 

Sendo assim,  a economia é um dos principais benefícios do planejamento tributário, já que diminui consideravelmente as despesas e permite que os recursos da empresa sejam aplicados de forma estratégica. 

2. Segurança

Ter surpresas com a Receita Federal está longe de ser o desejo de qualquer empresa, certo? 

Nesse sentido, o planejamento tributário funciona de forma preventiva, uma vez que ele eliminar os erros contábeis. Dessa forma, a sua empresa não precisará se preocupar com multas ou autuações pelo Fisco. 

3. Competitividade

O planejamento tributário também é essencial para a competitividade da empresa, uma vez que a economia que ele proporciona possibilita investimentos ou expansões do negócio.

 

CTA news

Quais são os tipos de planejamento tributário?

Agora que você já entendeu o conceito, é hora de conhecer os 3 tipos de planejamento tributário. Veja só.

1. Operacional

O planejamento tributário operacional tem como objetivo a correta escrituração dos procedimentos de um negócio e o cumprimento das obrigações fiscais, como o pagamento dos impostos sempre dentro do prazo. 

Dessa forma, a finalidade do planejamento operacional é evitar que a empresa sofra com pagamentos de multas ou taxas por atrasos. 

2. Estratégico

No planejamento tributário estratégico, a ideia é planejar o pagamento de impostos a longo prazo. 

Dessa forma, seu objetivo é fazer previsões sobre o futuro da empresa de acordo com o momento em que ela se encontra. 

Como ele é pensado para períodos mais longos, como 5 a 10 anos, não costuma ser muito detalhado, e abrange decisões mais simples, como a escolha do regime tributário da empresa. 

3. Tático

O planejamento tático é aplicado a médio prazo e complementa os planejamentos operacionais e estratégicos, mantendo as estratégias alinhadas com o desenvolvimento da empresa.

O que levar em consideração na hora de montar o planejamento tributário 2023 do seu negócio?

Agora que você entendeu a importância e vantagens de contar com um planejamento tributário para 2023, é hora de colocar a mão na massa. 

Mas, antes de iniciar as tarefas, é preciso ter em mente que o planejamento tributário 2023 da sua empresa deve ser feito por profissionais financeiros ou contábeis, como um contador de confiança.  

Confira algumas dicas a seguir.

1. Ajustar a empresa adequadamente

O primeiro passo para montar o planejamento tributário para 2023 é conhecer as possibilidades de enquadramento fiscal vigentes.  Dessa forma, será mais fácil encontrar a mais adequada ao momento do seu negócio. Conheça os três principais regimes.

Simples Nacional

O Simples Nacional é indicado para empresas pequenas, que faturam, no máximo, R$3,6 milhões por ano.

Por isso, essas empresas pagam uma alíquota menor de impostos.


Lucro presumido

A margem de lucro para empresas que contribuem pelo Lucro Presumido já é determinada por lei.

Nesse caso, os impostos cobrados são o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, calculados sobre a parcela compreendida como lucro pela legislação.


Lucro Real

As empresas que se enquadram no Lucro Real têm seus impostos cobrados sobre o valor e não de faturamento. Assim, ele pode ser um regime interessante a depender do lucro e atividade exercida. 

2. Organização na rotina fiscal

Para iniciar o planejamento tributário 2023 com tudo, é importante que todos os documentos do seu negócio estejam bem organizados e regularizados.

Dessa forma, é possível evitar o pagamento de multas ou pagamentos duplicados.

3. Atenção a estratégia

Para conseguir uma redução de tributos, é preciso conhecer a fundo a estratégia do seu negócio. Por isso, é preciso colocar a mão na massa: planejar e acompanhar todos os processos é fundamental para entender as responsabilidades fiscais que a empresa terá que assumir. 

Seu financeiro ainda mais potente com a tecnologia

Ao longo do artigo, você entendeu a importância de contar com um planejamento tributário para 2023.

Como vimos, esse é um recurso legal e estratégico que pode potencializar a lucratividade da empresa.

E na hora de potencializar os lucros, a tecnologia possui um importante papel.

Isso porque, quando aplicada aos serviços financeiros, ela atende às necessidades específicas da empresa e desburocratiza tarefas cotidianas. 

Quer saber como a automação financeira pode potencializar os lucros do seu negócio? Baixe gratuitamente o seu e-book e descubra como construir o seu motor financeiro com a iugu.

https://www.iugu.com/material-motor-financeiro