O que é Open finance, como esse modelo funciona e quais são as vantagens

Escrito em 10 de Outubro de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Janeiro de 2024

Open Finance é a abertura de sistemas financeiros tradicionalmente fechados, permitindo o acesso e compartilhamento de dados entre diferentes instituições financeiras de forma segura. Isso promove inovação, concorrência e oferece aos usuários maior controle sobre suas informações e serviços financeiros.

 

Em fevereiro de 2021, o Open Banking começou a ser implementado no Brasil. De lá para cá, as mudanças implementadas deram início a um escopo maior de serviços, denominado Open Finance. Com a promessa de maior democratização, esse sistema vai ao encontro das demandas por maior inovação e controle de dados por parte dos usuários. 

Após mais de um ano de implementação, as mudanças, antes sutis, agora tendem a se aprofundar, abrindo o caminho para maior competitividade, personalização e criação de novos produtos. Diante das profundas transformações, empresas de diferentes segmentos e portes precisam estar preparadas. 

Afinal, novas oportunidades de negócio despontam no horizonte de empresas que entraram no ecossistema de participantes do Open Finance. Quer entender mais sobre o Open Finance e os impactos nos negócios? Continue a leitura!

O que é o Open Finance?

Considerada uma das mais recentes inovações do Banco Central, o Open Finance, ou sistema financeiro aberto, em português, é uma evolução do Open Banking.  

Dessa forma, ele tem como objetivo ampliar os tipos de dados que podem ser compartilhados entre instituições financeiras, assim como padronizá-los por meio de APIs (Application Programming Interface).

Como o próprio nome sugere, ele engloba uma maior variedade de produtos e serviços  em seu escopo, como, por exemplo:

  • Investimentos;
  • Previdências;
  • Seguros;
  • Operações de câmbio.

Assim como ocorre no Open Banking, o compartilhamento de dados entre usuários e instituições é feito de forma voluntária, e pode ser interrompido a qualquer momento pelos consumidores.

banner de resenha b2b com fotos de convidados

Como o Open Finance funciona?

Como o Open Finance refere-se a uma abordagem de dados e serviços de maneira mais acessível e interoperável, podemos pensar como isso é feito na prática. 

Um exemplo seria uma pessoa utilizando um aplicativo de gestão financeira que consolida informações de várias contas bancárias e investimentos de diferentes instituições, oferecendo uma visão abrangente de suas finanças. 

Nesse cenário, o Open Finance facilita a transferência de dados entre instituições, permitindo que o usuário tenha um panorama unificado de seus ativos e transações financeiras, promovendo a transparência e a conveniência.

Qual a diferença entre Open Banking e Open Finance?

Após entender um pouco mais sobre o sistema financeiro aberto, é possível que você esteja se perguntando qual é a diferença entre Open Banking e Open Finance.

Como vimos anteriormente, ambos promovem o compartilhamento de dados entre usuários e instituições financeiras.

Entretanto, o Open Banking refere-se apenas ao sistema bancário aberto. O Open Finance, por outro lado, é uma evolução do projeto e promove o compartilhamento de dados do ecossistema financeiro como um todo. 

Parte da agenda de inovação do BC, o objetivo do Open Finance é descentralizar o sistema financeiro, padronizar as informações, estimular a inovação, e facilitar o acesso a serviços financeiros.

Quais são as vantagens do Open Finance?

Não é novidade que os dados são os ativos mais valiosos do contexto digital. Com isso em vista, consumidores têm exigido mais transparência e controle em relação às próprias informações.

Com a chegada do Open Finance, os usuários podem ter um maior empoderamento, decidindo se, com quem e como desejam compartilhar os dados.

Ao optarem por fazer parte do sistema financeiro aberto, consumidores e empresas ganham vantagens, como:

  • Crédito customizado: linhas de crédito customizadas, redução de custos e condições de pagamento mais favoráveis;
  • Mais liberdade: com o Open Finance, os usuários têm mais acesso a opções e autonomia para escolher as opções mais vantajosas;
  • Inovação: o aumento da competitividade no setor  contribui para a criação de produtos e serviços mais inovadores e democráticos;
  • Mais agilidade: com o compartilhamento de dados do Open Finance, os consumidores não precisam inserir informações manualmente ou enviar documentos;
  • Diminuição de riscos: ao poder consultar o histórico financeiro do consumidor, as instituições podem tomar decisões mais assertivas quanto a empréstimos;
  • Melhor gestão financeira: a integração de dados de diferentes contas bancárias e outros tipos de dados é facilitada. Assim, gestores poderão consolidar informações em um único lugar e ter, por exemplo, a contabilidade automatizada.

Quais são os desafios do Open Finance?

Os desafios do Open Finance estão nas preocupações relacionadas à segurança e privacidade dos dados, uma vez que o compartilhamento aberto de informações financeiras pode aumentar os riscos de cibersegurança e fraudes. 

Além disso, há desafios regulatórios, pois a implementação efetiva do Open Finance requer a definição de padrões e diretrizes para garantir a integridade e a padronização das transações. 

A resistência de algumas instituições financeiras em abrir seus dados também representa um obstáculo, assim como a necessidade de educar e conscientizar os usuários sobre os benefícios e riscos associados ao compartilhamento de informações. 

Panorama do Open Finance: os impactos da inovação para as empresas

Neste artigo, entendemos como funciona o Open Finance, as suas vantagens e as expectativas para o mercado financeiro brasileiro.

Mas quais são os impactos dessas mudanças para as empresas? E quais são as oportunidades que podem surgir ao longo do caminho?

Entenda mais sobre essa dinâmica no nosso e-book panorama do open finance para empresas. Conheça os big numbers do projeto e descubra quais são as novas possibilidades de negócios que surgem com a regulamentação do sistema financeiro aberto.

arte de infográfico de panorama open finance

Posts relacionados

homem segurando celular e escaneando um QR code Pix
homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online