O que é DDA e quais são as vantagens para as empresas?

Escrito em 03 de Junho de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Você sabe o que é DDA? Apesar de pouco conhecida, essa ferramenta existe desde 2009 e  auxilia no controle da conta bancária e na organização da vida financeira.

Ele é o quarto meio de pagamento mais utilizado no Brasil, segundo o Banco Central, e permite a automatização de pagamentos de boletos, o que é um grande benefício para evitar atrasos de contas e a inadimplência.

A sigla significa Débito Direto Autorizado, e funciona de forma semelhante ao Débito Automático, mas com algumas diferenças.

Se você quer descobrir as vantagens dessa ferramenta e como utilizá-la a favor da sua empresa, continue a leitura do texto a seguir.

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

Afinal, o que é DDA?

Como mencionamos ali em cima, o Débito Direto Autorizado é uma ferramenta que permite a automatização de boletos.

Com ele, você consegue visualizar todos os boletos que estão registrados no seu CPF ou CNPJ, eliminando a necessidade de lidar com papeladas ou esquecer pagamentos. Dessa forma, ele permite um maior controle da situação financeira.

A funcionalidade foi criada pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban), em 2009, e hoje é oferecida pela maioria dos bancos e instituições de pagamentos. No entanto, ela precisa ser ativada, por isso, é preciso verificar se ela está disponível para a sua conta bancária

Como funciona o DDA?

O funcionamento do DDA é bastante simples. A partir dele, a instituição credora envia a cobrança diretamente para a conta bancária do devedor com dados como nome, valor da dívida e prazo para o pagamento.

Dessa forma, é possível ter uma visão geral dos boletos que ainda não venceram. Vale frisar que apenas o titular da conta é quem autoriza o DDA. 

Após a autorização, o pagamento é realizado de forma prática e rápida – no app ou site da instituição financeira –,  e o valor é enviado diretamente para o credor.

No entanto, é preciso estar atento. Em alguns casos, é comum receber o boleto e não identificar a empresa que está realizando a cobrança. 

Isso porque, muitas vezes, o DDA vem com o nome da intermediadora de pagamentos ou com nome social, que é diferente do nome fantasia. Sendo assim, lembre-se de verificar todas as informações. 

DDA X débito automático: quais são as diferenças?

Apesar de serem funções de débito, o DDA e o débito automático possuem importantes diferenças entre si. 

No débito automático, a conta é cadastrada uma única vez, a partir de um código específico. Com isso, o valor do boleto será debitado na conta todos os meses, sempre na data de vencimento.

Já com o DDA, é possível visualizar e ser notificado quando um boleto aparece no CPF ou CNPJ. No entanto, diferente do débito automático, o DDA exige a autorização do pagamento.

O que pode ser pago com DDA?

As mensalidades de escola ou faculdades, o plano de saúde, a academia e o aluguel são exemplos de contas que podem ser pagas a partir do DDA. 

Porém, é preciso lembrar que alguns serviços não podem ser pagos com a função, como:

  • Impostos;
  • Contas de internet e celular;
  • Serviços públicos, como luz, água e gás.

Por que oferecer DDA no seu negócio?

Para as empresas, o DDA oferece diversos benefícios que facilitam o dia a dia e evitam imprevistos. Confira quais são.

 1.  Pagamento simplificado


O DDA permite que os clientes do seu negócio realizem o pagamento com um clique. Essa agilidade garante uma melhor experiência e elimina o processo de preenchimento de código de barras.

 2.  Compensação mais rápida


Geralmente, os boletos são compensados em até três dias úteis. Já com o DDA, o pagamento é compensado em um ou dois dias úteis,

 3.  Reduz as chances de inadimplência


Outra vantagem do DDA é a redução da inadimplência. Como os boletos são disponibilizados online, não há chances de extravio e os clientes não correm o risco de perdê-los ou esquecerem do pagamento.

 4.  Menos custos


Como o DDA permite a automatização de boletos, a sua empresa não precisa se preocupar em enviar boletos físicos aos clientes. Assim, há menos custos com impressões e envios e mais eficiência na gestão de cobranças.

Conheça outras formas de realizar cobranças rápidas e seguras

Para manter o seu negócio competitivo e evitar o temido abandono do carrinho, é importante contar com o máximo de meios de pagamento possível. 

Isso porque, com a transformação tecnológica, os consumidores estão mais exigentes do que nunca, e buscam soluções ágeis e flexíveis durante o checkout. 

Agora que você já sabe o que é DDA e como funciona, chegou a hora de conhecer outras formas de pagamentos rápidas e seguras que te ajudam a realizar as cobranças do seu negócio de forma eficaz. Veja só.

 1.  Gateway de pagamento


O gateway de pagamento é uma solução tecnológica que faz a intermediação entre a loja online, o consumidor, a operadora de cartão  e a instituição financeira, garantindo a segurança e a confidencialidade dos dados e sendo o responsável pela realização do pagamento na hora do checkout.

 2.  QR Code


Conhecido pela praticidade, o QR Code é uma tendência em meios de pagamentos Ele funciona como um código de barras e apresenta um formato quadricular, mas consegue armazenar muito mais dados e proporcionar agilidade em pagamentos e comodidade para os consumidores.

 3.  Pix


O Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. Lançado no final de 2020, o meio de pagamento já é mais utilizado pelos brasileiros. Em abril de 2022, esse método bateu o seu próprio recorde, com quase 60 milhões de transações em um único dia.

Com ele, os pagamentos caem em até 10 segundos, e podem ser feitos 24h por dia, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados. Além disso, as tarifas costumam ser mais baratas do que as de cartão de crédito e boleto.

iugu: automatização financeira e pagamentos transparentes 

A iugu atua como intermediadora de transações realizadas entre o estabelecimento e os consumidores, e é responsável apenas pelo processamento dos pagamentos.

Caso o nome da iugu apareça em algum DDA não identificado, você pode consultar a procedência da cobrança nessa página.

Planos-iugu

Posts relacionados