Garanta 30% de desconto para sempre em todas as suas mensalidades.

 
dias
 
horas
 
min
 
seg
Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

O que é DDA e quais são as vantagens para as empresas?

O DDA é uma ótima forma de automatizar pagamentos e contar com mais agilidade na empresa

Escrito em 03 de Junho de 2022 por Thainara Carvalho

Atualizado em 14 de Junho de 2022

Você sabe o que é DDA? Apesar de pouco conhecida, essa ferramenta existe desde 2009 e  auxilia no controle da conta bancária e na organização da vida financeira.

Ele é o quarto meio de pagamento mais utilizado no Brasil, segundo o Banco Central, e permite a automatização de pagamentos de boletos, o que é um grande benefício para evitar atrasos de contas e a inadimplência.

A sigla significa Débito Direto Autorizado, e funciona de forma semelhante ao Débito Automático, mas com algumas diferenças.

Se você quer descobrir as vantagens dessa ferramenta e como utilizá-la a favor da sua empresa, continue a leitura do texto a seguir.

Sem tempo para ler? Experimente o player abaixo!

Afinal, o que é DDA?

Como mencionamos ali em cima, o Débito Direto Autorizado é uma ferramenta que permite a automatização de boletos.

Com ele, você consegue visualizar todos os boletos que estão registrados no seu CPF ou CNPJ, eliminando a necessidade de lidar com papeladas ou esquecer pagamentos. Dessa forma, ele permite um maior controle da situação financeira.

A funcionalidade foi criada pela Federação Nacional dos Bancos (Febraban), em 2009, e hoje é oferecida pela maioria dos bancos e instituições de pagamentos. No entanto, ela precisa ser ativada, por isso, é preciso verificar se ela está disponível para a sua conta bancária

Como funciona o DDA?

O funcionamento do DDA é bastante simples. A partir dele, a instituição credora envia a cobrança diretamente para a conta bancária do devedor com dados como nome, valor da dívida e prazo para o pagamento.

Dessa forma, é possível ter uma visão geral dos boletos que ainda não venceram. Vale frisar que apenas o titular da conta é quem autoriza o DDA. 

Após a autorização, o pagamento é realizado de forma prática e rápida – no app ou site da instituição financeira –,  e o valor é enviado diretamente para o credor.

No entanto, é preciso estar atento. Em alguns casos, é comum receber o boleto e não identificar a empresa que está realizando a cobrança. 

Isso porque, muitas vezes, o DDA vem com o nome da intermediadora de pagamentos ou com nome social, que é diferente do nome fantasia. Sendo assim, lembre-se de verificar todas as informações. 

DDA X débito automático: quais são as diferenças?

Apesar de serem funções de débito, o DDA e o débito automático possuem importantes diferenças entre si. 

No débito automático, a conta é cadastrada uma única vez, a partir de um código específico. Com isso, o valor do boleto será debitado na conta todos os meses, sempre na data de vencimento.

Já com o DDA, é possível visualizar e ser notificado quando um boleto aparece no CPF ou CNPJ. No entanto, diferente do débito automático, o DDA exige a autorização do pagamento.

O que pode ser pago com DDA?

As mensalidades de escola ou faculdades, o plano de saúde, a academia e o aluguel são exemplos de contas que podem ser pagas a partir do DDA. 

Porém, é preciso lembrar que alguns serviços não podem ser pagos com a função, como:

  • Impostos;
  • Contas de internet e celular;
  • Serviços públicos, como luz, água e gás.

Por que oferecer DDA no seu negócio?

Para as empresas, o DDA oferece diversos benefícios que facilitam o dia a dia e evitam imprevistos. Confira quais são.

 1.  Pagamento simplificado


O DDA permite que os clientes do seu negócio realizem o pagamento com um clique. Essa agilidade garante uma melhor experiência e elimina o processo de preenchimento de código de barras.

 2.  Compensação mais rápida


Geralmente, os boletos são compensados em até três dias úteis. Já com o DDA, o pagamento é compensado em um ou dois dias úteis,

 3.  Reduz as chances de inadimplência


Outra vantagem do DDA é a redução da inadimplência. Como os boletos são disponibilizados online, não há chances de extravio e os clientes não correm o risco de perdê-los ou esquecerem do pagamento.

 4.  Menos custos


Como o DDA permite a automatização de boletos, a sua empresa não precisa se preocupar em enviar boletos físicos aos clientes. Assim, há menos custos com impressões e envios e mais eficiência na gestão de cobranças.

Conheça outras formas de realizar cobranças rápidas e seguras

Para manter o seu negócio competitivo e evitar o temido abandono do carrinho, é importante contar com o máximo de meios de pagamento possível. 

Isso porque, com a transformação tecnológica, os consumidores estão mais exigentes do que nunca, e buscam soluções ágeis e flexíveis durante o checkout. 

Agora que você já sabe o que é DDA e como funciona, chegou a hora de conhecer outras formas de pagamentos rápidas e seguras que te ajudam a realizar as cobranças do seu negócio de forma eficaz. Veja só.

 1.  Gateway de pagamento


O gateway de pagamento é uma solução tecnológica que faz a intermediação entre a loja online, o consumidor, a operadora de cartão  e a instituição financeira, garantindo a segurança e a confidencialidade dos dados e sendo o responsável pela realização do pagamento na hora do checkout.

 2.  QR Code


Conhecido pela praticidade, o QR Code é uma tendência em meios de pagamentos Ele funciona como um código de barras e apresenta um formato quadricular, mas consegue armazenar muito mais dados e proporcionar agilidade em pagamentos e comodidade para os consumidores.

 3.  Pix


O Pix é o sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. Lançado no final de 2020, o meio de pagamento já é mais utilizado pelos brasileiros. Em abril de 2022, esse método bateu o seu próprio recorde, com quase 60 milhões de transações em um único dia.

Com ele, os pagamentos caem em até 10 segundos, e podem ser feitos 24h por dia, 7 dias por semana, incluindo finais de semana e feriados. Além disso, as tarifas costumam ser mais baratas do que as de cartão de crédito e boleto.

iugu: automatização financeira e pagamentos transparentes 

A iugu atua como intermediadora de transações realizadas entre o estabelecimento e os consumidores, e é responsável apenas pelo processamento dos pagamentos.

Caso o nome da iugu apareça em algum DDA não identificado, você pode consultar a procedência da cobrança nessa página.

Planos-iugu