Fim do boleto sem registro: entenda o impacto nas empresas
Escrito em 18 de Junho de 2019 por Renato Ribeiro
Atualizado em 28 de Setembro de 2023

A extinção do boleto sem registro pode até ter causado um desconforto para as empresas que não estavam acostumadas a executar alguns procedimentos burocráticos e de automação, mas é fato que as novas regras contribuíram para um controle financeiro mais efetivo.
Além disso, o acompanhamento de uma compra ou do comportamento do consumidor dentro do site ficou muito mais fácil de monitorar, pois, se ele gera o boleto e não efetua o pagamento, é possível criar alertas e a emissão de segunda via.
O que mudou com o fim do boleto sem registro?
Quando os boletos não continham registro, era impossível aos bancos a identificação, caso o cliente efetuasse o pagamento. Sem dados ou formalização na hora da geração, o rastreamento se perdia em um emaranhado de pagamentos, dificultando, inclusive, qualquer ação da loja em relação ao cliente.
Entendendo a necessidade de rastrear um pagamento e proceder com as baixas corretamente, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) instituiu que, a partir de 2018, os negócios on-line de e-commerce seriam obrigados a implantar o boleto registrado, caso essa fosse uma opção de pagamento.
Como o boleto é uma das formas de pagamento mais procuradas, depois do cartão de crédito, a maior mudança percebida é que o número de fraudes em relação à emissão de um documento sem registro tende a cair a cada dia, pois o registro solicita algumas informações que só o titular do boleto saberá preencher.
Outra mudança significativa é que o processo de venda on-line por boleto registrado se tornou mais seguro e transparente, tanto para o consumidor quanto para o seu negócio, facilitando o trabalho da equipe financeira na identificação correta dos clientes pagantes.
No boleto constam informações simples, mas suficientes para ajudar na localização, identificação e demais procedimentos financeiros referentes a um cliente ou uma compra:
- nome completo do cliente;
- tipo de documento (CPF/CNPJ) do cliente;
- endereço completo do cliente;
- data de vencimento do documento;
- valor nominal do documento.
Quais são as vantagens dessa extinção?
Depois que a tecnologia inovou os serviços e passou a oferecer recursos cada vez maiores de controle e acompanhamento, todas as ferramentas facilitadoras de processos são bem-vindas em negócios de comércio on-line. Não seria diferente com o registro de boletos. Veja!
- o boleto sem registro só podia ser pago na instituição responsável pela emissão, enquanto que o registrado poderá ser quitado em qualquer agência bancária ou casa lotérica;
- a identificação do cliente no banco de cadastro a partir do pagamento do boleto ficou muito mais fácil;
- as compras ficaram mais seguras em função dos dados dos clientes fornecidos para geração do documento;
- mesmo vencido, o boleto poderá ser pago;
- a loja on-line poderá identificar um boleto não pago e enviar a segunda via ao cliente;
- é possível o envio de arquivo de remessa para o banco;
- as fraudes serão reduzidas durante a emissão dos boletos;
- nenhum boleto será pago em duplicidade;
- é possível o recebimento do arquivo de retorno com todos os boletos pagos para procedimentos de baixa e conciliação financeira.
Todos esses novos serviços são agregadores e favorecem o seu negócio. Mesmo com as taxas cobradas pelo banco, o preço que se paga pela segurança e pelo bom relacionamento com o cliente — evitando cobranças indevidas — vale muito a pena.
Além disso, a rotina financeira ganha um novo e mais eficiente formato, com controle sobre a movimentação no site e identificação de pagamentos e clientes, instantânea e automaticamente.
Os valores iguais (que, manualmente, poderiam ser atribuídos a outro cliente pela falta de informações personalizadas no boleto) deixam de ser um problema para a equipe de conciliação.
O que fazer para se adequar às novas regras de registro?
Embora o objetivo da FEBRABAN seja pautado na segurança e no controle, a nova plataforma de cobrança com as regras do boleto registrado chegou para modernizar os procedimentos que, em muitas empresas, era realizado manualmente.
A melhor forma de adequar processos, procedimentos e regras é contar com um sistema completo e integrado de automação de pagamentos on-line. O diálogo entre as plataformas será mais dinâmico, prático e consistente, uma vez que as informações serão as mesmas circulando por etapas.
Em um sistema informatizado o boleto sem registro sai de cena para dar lugar ao boleto registrado e oferecer as vantagens de operacionalização e rastreabilidade, favorecendo a sua loja e o seu negócio em todos os aspectos.
A plataforma de gestão e automação intermediadora de pagamentos on-line da iugu é a mais completa e intuitiva existente no mercado. Além de praticar a menor taxa de cobrança por boleto registrado, oferece o diferencial de apenas cobrar do cliente (sua loja on-line) caso o pagamento do boleto seja efetivado.
A plataforma permite:
- emissão de boletos registrados on-line de forma fácil e segura;
- envio de e-mails automáticos com avisos de boleto vencido;
- envio de alertas sobre vencimentos e prazos;
- cálculo automático de juros e multas;
- integração de plataformas por meio de API de pagamentos;
- suporte técnico;
- taxa de 98% de satisfação.
Boleto registrado no e-commerce
O e-commerce é um excelente negócio e em função da volatilidade do consumidor — ele buscará outro fornecedor, caso não consiga o atendimento desejado — e da competitividade do mercado, são necessárias constantes adaptações para oferecer uma boa experiência de compras.
O fim do boleto sem registro e a adoção da versão registrada demonstra a preocupação com aqueles consumidores que, por algum motivo, não dispõem de um cartão de crédito ou o limite necessário e precisam recorrer ao boleto para efetuar suas compras. Pode ser também uma prática de pagamento à vista, sendo um excelente recurso que permite a rastreabilidade, quando necessário.
Com isso, o investimento em uma ferramenta inovadora, com funcionalidades que permitam disponibilizar serviços diferenciados, não só agrega valor, como pode colocar sua loja à frente da concorrência, fortalecendo e elevando o nome da marca no mercado.
Se você gostou deste post sobre a extinção do boleto sem registro, que tal entrar em contato conosco para conhecer os serviços da nossa plataforma de pagamento on-line? Ficaremos contentes, pois sabemos o quanto temos a contribuir para o sucesso do seu negócio!
Escrito em 18 de Junho de 2019 por
Renato Ribeiro
Posts relacionados

Gateway de pagamento iugu: tudo o que você precisa saber

Saiba como oferecer parcelamento sem cartão de crédito
