Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Fim do boleto sem registro: entenda o impacto nas empresas

É o fim do boleto sem registro? Descubra os impactos nas empresas desde que o boleto registrado tornou-se obrigatório

Escrito em 18 de Junho de 2019 por Renato Ribeiro

Atualizado em 04 de Dezembro de 2020

A extinção do boleto sem registro pode até ter causado um desconforto para as empresas que não estavam acostumadas a executar alguns procedimentos burocráticos e de automação, mas é fato que as novas regras contribuíram para um controle financeiro mais efetivo.

Além disso, o acompanhamento de uma compra ou do comportamento do consumidor dentro do site ficou muito mais fácil de monitorar, pois, se ele gera o boleto e não efetua o pagamento, é possível criar alertas e a emissão de segunda via.

O que mudou com o fim do boleto sem registro?

Quando os boletos não continham registro, era impossível aos bancos a identificação, caso o cliente efetuasse o pagamento. Sem dados ou formalização na hora da geração, o rastreamento se perdia em um emaranhado de pagamentos, dificultando, inclusive, qualquer ação da loja em relação ao cliente.

Entendendo a necessidade de rastrear um pagamento e proceder com as baixas corretamente, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) instituiu que, a partir de 2018, os negócios on-line de e-commerce seriam obrigados a implantar o boleto registrado, caso essa fosse uma opção de pagamento.

Como o boleto é uma das formas de pagamento mais procuradas, depois do cartão de crédito, a maior mudança percebida é que o número de fraudes em relação à emissão de um documento sem registro tende a cair a cada dia, pois o registro solicita algumas informações que só o titular do boleto saberá preencher.

Outra mudança significativa é que o processo de venda on-line por boleto registrado se tornou mais seguro e transparente, tanto para o consumidor quanto para o seu negócio, facilitando o trabalho da equipe financeira na identificação correta dos clientes pagantes.

No boleto constam informações simples, mas suficientes para ajudar na localização, identificação e demais procedimentos financeiros referentes a um cliente ou uma compra:

  • nome completo do cliente;
  • tipo de documento (CPF/CNPJ) do cliente;
  • endereço completo do cliente;
  • data de vencimento do documento;
  • valor nominal do documento.

Quais são as vantagens dessa extinção?

Depois que a tecnologia inovou os serviços e passou a oferecer recursos cada vez maiores de controle e acompanhamento, todas as ferramentas facilitadoras de processos são bem-vindas em negócios de comércio on-line. Não seria diferente com o registro de boletos. Veja!

  • o boleto sem registro só podia ser pago na instituição responsável pela emissão, enquanto que o registrado poderá ser quitado em qualquer agência bancária ou casa lotérica;
  • a identificação do cliente no banco de cadastro a partir do pagamento do boleto ficou muito mais fácil;
  • as compras ficaram mais seguras em função dos dados dos clientes fornecidos para geração do documento;
  • mesmo vencido, o boleto poderá ser pago;
  • a loja on-line poderá identificar um boleto não pago e enviar a segunda via ao cliente;
  • é possível o envio de arquivo de remessa para o banco;
  • as fraudes serão reduzidas durante a emissão dos boletos;
  • nenhum boleto será pago em duplicidade;
  • é possível o recebimento do arquivo de retorno com todos os boletos pagos para procedimentos de baixa e conciliação financeira.

Todos esses novos serviços são agregadores e favorecem o seu negócio. Mesmo com as taxas cobradas pelo banco, o preço que se paga pela segurança e pelo bom relacionamento com o cliente — evitando cobranças indevidas — vale muito a pena.

Além disso, a rotina financeira ganha um novo e mais eficiente formato, com controle sobre a movimentação no site e identificação de pagamentos e clientes, instantânea e automaticamente.

Os valores iguais (que, manualmente, poderiam ser atribuídos a outro cliente pela falta de informações personalizadas no boleto) deixam de ser um problema para a equipe de conciliação.

O que fazer para se adequar às novas regras de registro?

Embora o objetivo da FEBRABAN seja pautado na segurança e no controle, a nova plataforma de cobrança com as regras do boleto registrado chegou para modernizar os procedimentos que, em muitas empresas, era realizado manualmente.

A melhor forma de adequar processos, procedimentos e regras é contar com um sistema completo e integrado de automação de pagamentos on-line. O diálogo entre as plataformas será mais dinâmico, prático e consistente, uma vez que as informações serão as mesmas circulando por etapas.

Em um sistema informatizado o boleto sem registro sai de cena para dar lugar ao boleto registrado e oferecer as vantagens de operacionalização e rastreabilidade, favorecendo a sua loja e o seu negócio em todos os aspectos.

A plataforma de gestão e automação intermediadora de pagamentos on-line da iugu é a mais completa e intuitiva existente no mercado. Além de praticar a menor taxa de cobrança por boleto registrado, oferece o diferencial de apenas cobrar do cliente (sua loja on-line) caso o pagamento do boleto seja efetivado.

A plataforma permite:

Boleto registrado no e-commerce

O e-commerce é um excelente negócio e em função da volatilidade do consumidor — ele buscará outro fornecedor, caso não consiga o atendimento desejado — e da competitividade do mercado, são necessárias constantes adaptações para oferecer uma boa experiência de compras.

O fim do boleto sem registro e a adoção da versão registrada demonstra a preocupação com aqueles consumidores que, por algum motivo, não dispõem de um cartão de crédito ou o limite necessário e precisam recorrer ao boleto para efetuar suas compras. Pode ser também uma prática de pagamento à vista, sendo um excelente recurso que permite a rastreabilidade, quando necessário.

Com isso, o investimento em uma ferramenta inovadora, com funcionalidades que permitam disponibilizar serviços diferenciados, não só agrega valor, como pode colocar sua loja à frente da concorrência, fortalecendo e elevando o nome da marca no mercado.

Se você gostou deste post sobre a extinção do boleto sem registro, que tal entrar em contato conosco para conhecer os serviços da nossa plataforma de pagamento on-line? Ficaremos contentes, pois sabemos o quanto temos a contribuir para o sucesso do seu negócio!