Erros mais comuns ao fazer cobrança recorrente: saiba quais são!

Escrito em 04 de Outubro de 2018 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Para negócios com vendas pela internet e sistema de receita e cobrança recorrente, há uma previsibilidade financeira maior sobre as transações realizadas, o que favorece o fluxo de caixa e o planejamento financeiro.

Ter uma carteira de clientes ampla e diversificada é o sonho de todo empreendedor, não é mesmo? Diante disso, quando um negócio se expande, aumentam não só a visibilidade e a rentabilidade, mas também a responsabilidade de controle sobre as contas — a pagar e a receber.

Acontece que nem sempre esse tipo de estratégia tem um bom resultado, pois muitas empresas aderem ao serviço, mas não se preocupam com o modus operandi, o que deixa vulnerável e comprometida a saúde financeira do negócio.

Se você está à frente de um negócio e adotou a cobrança recorrente como ferramenta de gestão financeira, precisa estar atento a alguns erros comuns praticados pelas empresas e que impactam diretamente o seu futuro. Continue a leitura e veja quais são!

O que pode dar errado na adoção da cobrança recorrente?

A cobrança recorrente é uma das estratégias mais eficientes surgidas nos últimos anos e só tende a crescer, mas colocá-la em prática e ter resultado eficiente não é uma tarefa tão simples quanto parece. Ela requer cuidados específicos para não afetar, principalmente, o relacionamento com o cliente.

Para que seu negócio saia à frente da concorrência e seja referência no mercado, alguns erros podem ser evitados e, para isso, é fundamental entender os maiores gargalos e criar planos de ação de mitiguem os impactos negativos.

Não ter um bom controle sobre os pagamentos

Para maximizar os lucros da empresa, a palavra-chave é controle. O acompanhamento de um recebimento deve começar instintivamente na intenção de compra de um cliente, pois, a partir da decisão de aquisição de um produto ou serviço, todo o processo de pagamento tem um andamento que deságua na sua conta bancária.

Seja por boleto, seja por cartão de crédito, há etapas a serem concluídas, e não controlar os pagamentos pode gerar uma previsão de receita equivocada e, consequentemente, falhas no fluxo de caixa.

Outro risco de não fazer o controle dos pagamentos é causar transtornos para o cliente, que pode ter seu serviço cessado por descontrole do sistema de cobrança. É altamente recomendado contar com um sistema capaz de criar regras de interrupção em caso de débito, com reativação imediata tão logo o pagamento seja identificado.

Por outro lado, se não houver eficiência no sistema de controle de pagamentos, sua empresa correrá o risco de continuar oferecendo os serviços gratuitamente àquele cliente que, há tempos, não conclui os pagamentos nem solicita o cancelamento.

Não personalizar o serviço

Todo cliente deseja um atendimento diferenciado e, com as diversas opções no mercado, parte em busca do fornecedor que melhor atenda às suas expectativas.  Por isso é tão importante que, mesmo para as vendas on-line, sejam apresentadas algumas possibilidades de escolha ao cliente.

A vitrine de produtos e serviços é a mesma para quem deseja fazer uma aquisição, mas datas de vencimentos, por exemplo, são campeãs de solicitação de flexibilidade por parte do consumidor. Sob esse aspecto, trate cada contrato com a personalização que ele merece e terá um bom embasamento para fidelização do cliente.

Outro serviço bastante interessante para os clientes é enviar o boleto de cobrança por e-mail, com código de barras que permita o pagamento em qualquer banco ou casa lotérica, assim como pelo internet banking de sua respectiva conta corrente.

Resenha B2B

Não automatizar o processo

A tecnologia é a maior aliada das empresas na atualidade e, em negócios on-line, é uma ferramenta indispensável. É importante que, dentro do planejamento estratégico, desde os primeiros passos, já se pense em implantar um sistema que ampare a expansão almejada.

Os processos manuais não são bem-vindos em empresas que adotam o sistema de cobrança recorrente, pois estão sujeitos a falhas irremediáveis, que podem atingir o cliente e ferir a relação de confiabilidade. Imagine um consumidor ser cobrado por uma fatura já quitada, porque alguém não fez o controle suficiente para dar baixa.

Os sistemas automatizados permitem a padronização de procedimentos — geração e envio de boletos por e-mail, lembrete de cobrança, baixa e conciliação automáticas, cálculo de multas por atraso e envio de 2ª via de boleto, alteração de data de vencimento e renovação de acordo.

Não utilizar a ferramenta de recebimento de cobranças adequada

Ao pensar em uma ferramenta para administrar a cobrança recorrente, busque por parceiros capazes de oferecer soluções personalizadas, condizentes com o negócio da sua empresa. Um bom sistema permite criar o ambiente do cliente, em que ele terá acesso aos serviços.

Inclusive, um sistema completo faz a gestão da carteira de clientes e otimiza os contratos já em andamento, favorecendo a integração de todos os departamentos com as atividades inerentes e correlatas, além de centralizar os dados para geração de relatórios financeiros, tão importantes no auxílio da tomada de decisão.

Não ter controle sobre a inadimplência

Você sabe qual é o percentual de inadimplência da sua empresa? Tem ciência de quantos títulos encontram-se em aberto e qual é o histórico de pagamentos em atraso de cada um dos seus clientes? Essas são perguntas que precisam de respostas práticas e objetivas no dia a dia, para estruturação das estratégias a serem adotadas no sistema de cobrança.

A inadimplência é um grande desafio de qualquer empresa e nenhuma está isenta de sofrer com a ausência de compromisso financeiro do cliente, mas é fato que, se houver um acompanhamento apurado e personalizado de cada um deles, as chances de surpresas desagradáveis são menores.

O controle de inadimplência para empresas com cobrança recorrente é fundamental na condução financeira do negócio. Não permita o crescimento no saldo negativo da sua empresa e antecipe-se com a adoção de uma sistemática prática e eficiente de controle.

Se sua empresa está em um momento confortável em relação à inadimplência, esse é um ótimo sinal de que a gestão está atenta ao comportamento de pagamentos dos clientes, com um acompanhamento eficiente da cobrança recorrente.

Um sistema automatizado poderá ser um reforço para o trabalho do seu time, proporcionado maior qualidade no trabalho e para a sua gestão financeira, pois seu foco poderá ser direcionado à leitura e interpretação dos relatórios, sem se deter nas falhas das transações manuais e operacionais.

Se você que saber mais sobre cobrança recorrente para o seu negócio, fale com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas!

 

 

recorrencia-copy3

 

 

Posts relacionados

mãos de gestores em relatórios fazendo controle de inadimplência em edtech