Como funciona o split de pagamentos no marketplace? Confira!
Escrito em 08 de Novembro de 2018 por Patrick Negri
Atualizado em 15 de Dezembro de 2022

Se você está à frente de um marketplace, sabe que os serviços prestados devem atender e, até mesmo, superar as expectativas do consumidor, já que a confiabilidade tem um peso de ouro nesse tipo de negócio.
Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!
Dentro do marketplace, algumas plataformas oferecem o chamado split de pagamentos, fundamental para fornecer uma boa experiência ao consumidor. Neste post você vai entender melhor e conhecer os detalhes desse sistema bastante eficiente no auxílio de divisão das suas vendas para diferentes fornecedores.
Continue a leitura deste post para saber como adequar o split à sua plataforma e os benefícios que uma ferramenta como essa pode produzir no negócio, alavancando as vendas e conferindo uma experiência agradável ao consumidor. Boa leitura!
O que é split de pagamentos?
Já sabemos que o marketplace ganhou visibilidade nos últimos tempos, mas há uma tendência futura de expansão com ocupação de um espaço cada vez maior no ambiente digital e acompanhamento da evolução tecnológica.
Para se ter uma ideia, em 2020 os marketplaces registraram cerca de 148,6 milhões de pedidos, um crescimento de 38% em relação ao ano anterior e equivalente a R$ 73,2 bilhões movimentados ao longo do período.
Esse crescimento abriu leque para a competitividade e, com isso, diversos segmentos precisarão investir em ferramentas que proporcionem melhor experiência de compras a seus clientes no intuito de fidelizá-los e sair à frente nos processos de pagamento, impedindo que migrem para a concorrência.
O split de pagamentos, também chamado de split payment, melhora o gerenciamento financeiro para os empreendedores responsáveis, contribuindo para que a distribuição das vendas se dê de forma correta e instantânea.
Como a maior característica de um marketplace é disponibilizar na plataforma produtos e serviços de diversos fornecedores, o split de pagamentos é um sistema criado para realizar a divisão do resultado das vendas entre esses fornecedores.
Como funciona o split de pagamento para marketplace?
O sistema atua de forma invisível aos olhos do consumidor que, ao encher o carrinho com produtos variados, poderá efetuar um pagamento único, mesmo que seja de diferentes vendedores, o que não elimina seu direito de reclamação sobre uma compra específica em caso de discordância da qualidade do produto ou serviço prestado.
O funcionamento é simples e prático, mas com grande abrangência nos processos internos, pois quando o consumidor faz a escolha em diferentes lojas dentro do marketplace, decide pela compra e determina a forma de pagamento — boleto ou cartão de crédito —, o split entra em ação para distribuir os valores a quem é de direito.
As regras de recebíveis são acordadas entre o dono do marketplace e os sellers, ou vendedores das lojas — percentual de comissão, taxa, responsabilidade sobre o valor de frete —, sem que o consumidor tome conhecimento desse procedimento burocrático, garantindo assim um checkout ágil e transparente.
Com o split de pagamentos, todos os envolvidos — do marketplace ou das lojas parceiras — poderão canalizar a atenção para outras variáveis como viabilidade e tendências para o futuro, baseando-se nas vendas do presente, pois a ferramenta oferece uma demonstração interativa ao alocar as receitas de maneira segura em cada conta determinada.
A contratação é simples, veja:
- Um intermediador de pagamento que disponha do sistema deverá ser contratado para prestar o serviço e o suporte necessário;
- No processo de implementação, o dono do marketplace (contratante do serviço) deverá determinar os percentuais sobre as vendas;
- O consumidor escolhe seus produtos ou serviços e, independentemente de as lojas serem diferentes, efetua um só pagamento;
- Com o sistema ativado, o intermediador fará a distribuição correta entre as partes;
- Cada envolvido identifica suas vendas e providencia o serviço ou envio dos produtos correspondentes.
Quais são os benefícios do split de pagamentos?
Um bom intermediador de pagamentos dispõe de um sistema completo e eficiente.
As soluções integradas de pagamento que comportam o split como ferramenta complementar permitem que cada dono das lojas anunciantes acompanhe os processos de compras, o que auxilia na gestão de estoques e preparação de envio.
Além da facilidade proporcionada a quem vende também ao dono do marketplace e ao consumidor, a solução oferece benefícios que aumentam a segurança, a relação de confiança e, principalmente, a visibilidade no mercado com referências à eficiência, transparência e seriedade do negócio.
Veja alguns desses benefícios quando você implementa um sistema de cobranças que inclui o split de pagamento no marketplace, impulsionando e otimizando seu negócio!
Aumento da taxa de conversão
Toda e qualquer solução que você adotar em sua plataforma deverá objetivar a experiência de compra do consumidor para que ele realize suas aquisições sem muita burocracia e em poucos cliques, e o split de pagamentos pode ajudar nisso.
O consumidor da atualidade é um pesquisador persistente e está habituado a percorrer diversos sites até que se sinta seguro para realizar a compra. Isso faz com que não só você, mas também os seus concorrentes, se sintam obrigados a, diariamente, realizar um movimento diferente para proporcionar algo novo.
Esse mesmo consumidor é capaz de elevar o nome da sua marca, mas, também, produzir comentários negativos que podem comprometer suas vendas futuras. Tudo vai depender da vivência oferecida a ele durante a visita ao seu marketplace.
Quanto melhor e mais agradável for a experiência do consumidor, com agilidade, segurança e personalização, maiores as chances de aumento da taxa de conversão e fidelização, o que favorece ao seu negócio e a todos os parceiros.
Controle de pedidos
A experiência agradável de compra não pode se resumir às facilidades de pagamento, devendo se estender ao atendimento do pedido que esbarra na entrega e no prazo estabelecido na compra.
Com o split de pagamentos, o vendedor já identificará imediatamente suas vendas, processando o pedido com facilidade e providenciando a entrega com rapidez e de acordo com o frete solicitado.
Lançamentos automáticos
Sem o split de pagamentos no marketplace, a equipe financeira precisará acompanhar venda a venda e processar a distribuição dos percentuais de comissionamento, de forma manual, o que pode acarretar no mínimo dois transtornos — erros de apuração e demora na identificação e repasse das vendas.
Transparência
As informações dispostas de maneira clara e objetiva facilitam a operacionalização diária e a geração de relatórios consistentes e importantes para auxiliar na tomada de decisão.
Quando um determinado produto ou serviço tem baixa ou alta produtividade de vendas é possível efetuar manobras de recuperação ou aumento de estoque, respectivamente, se as informações forem disponibilizadas previamente.
A iugu tem, como missão, simplificar os processos financeiros dos clientes e aumentar sua produtividade.
Para isso, disponibiliza o split de pagamentos em seu casting de ferramentas eficientes e, quando adotado integrado a outras soluções igualmente importantes, eleva o marketplace a um patamar de excelência.
Além disso, contar com uma variedade de meios de pagamento é crucial para conquistar diferentes públicos. Na iugu, você encontra serviços diferenciados para fornecer opções de pagamento, como boleto, crédito, TEF e até mesmo o Pix.
Então, que tal saber mais sobre como o split de pagamentos pode potencializar o seu negócio? Fale com um dos nossos consultores e conheça o sistema de pagamento online completo que a iugu tem para o seu marketplace!

Escrito em 08 de Novembro de 2018 por
Patrick Negri
CTO e fundador da iugu, responsável pela frente de desenvolvimento de softwares e sistemas. Compartilho aqui meus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos sobre empreendedorismo e sucesso em inovação.
Posts relacionados

Formas de pagamento: saiba como diversificar na sua empresa

