Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h às 17h. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Como funciona o split de pagamentos no marketplace? Confira!

Escrito em 08 de Novembro de 2018 por Patrick Negri

Atualizado em 03 de Maio de 2021

Se você está à frente de um marketplace, sabe que os serviços prestados devem atender e, até mesmo, superar as expectativas do consumidor, já que confiabilidade tem um peso de ouro nesse tipo de negócio.

Está sem tempo de ler agora? Que tal ouvir o artigo? Experimente no player abaixo!

Você certamente já conhece o split de pagamentos, certo?  Neste post você vai entender melhor e conhecer os detalhes desse sistema bastante eficiente no auxílio de divisão das suas vendas para diferentes fornecedores.

Continue a leitura deste post para saber como adequar o split à sua plataforma e os benefícios que uma ferramenta como essa pode produzir no negócio, alavancando as vendas e conferindo uma experiência agradável ao consumidor. Boa leitura!

O que é split de pagamentos?

Já sabemos que o marketplace ganhou visibilidade nos últimos tempos, mas há uma tendência futura de expansão com ocupação de um espaço cada vez maior no ambiente digital e acompanhamento da evolução tecnológica.

 

 

Esse crescimento abriu leque para a competitividade e, com isso, diversos segmentos precisarão investir em ferramentas que proporcionem melhor experiência de compras a seus clientes no intuito de fidelizá-los e sair à frente nos processos de pagamento, impedindo que migrem para a concorrência.

O split de pagamentos, também chamado de split payment, melhora o gerenciamento financeiro para os empreendedores responsáveis, contribuindo para que a distribuição das vendas se dê de forma correta e instantânea.

Como a maior característica de um marketplace é disponibilizar na plataforma produtos e serviços de diversos fornecedores, o split de pagamentos é um sistema criado para realizar a divisão do resultado das vendas entre esses fornecedores.

Como funciona para o marketplace?

O sistema atua de forma invisível aos olhos do consumidor que, ao encher o carrinho com produtos variados, poderá efetuar apenas um pagamento, mesmo que seja de diferentes vendedores, o que não elimina seu direito de reclamação sobre uma compra específica, na discordância da qualidade do produto ou serviço prestado.

O funcionamento é simples e prático, mas com grande abrangência nos processos internos, pois quando o consumidor faz a escolha em diferentes lojas dentro do marketplace, decide pela compra e determina a forma de pagamentoboleto ou cartão de crédito —, o split entra em ação para distribuir os valores a quem é de direito.

As regras de recebíveis são acordadas entre o dono do marketplace e os sellers, ou vendedores das lojas — percentual de comissão, taxa, responsabilidade sobre o valor de frete —, sem que o consumidor tome conhecimento desse procedimento burocrático, garantindo assim um checkout ágil e transparente.

Com o split de pagamentos, todos os envolvidos — do marketplace ou das lojas parceiras — poderão canalizar a atenção para outras variáveis como viabilidade e tendências para o futuro, baseando-se nas vendas do presente, pois a ferramenta oferece uma demonstração interativa ao alocar as receitas de maneira segura em cada conta determinada.

A contratação é simples, veja:

  • um intermediador de pagamento que disponha do sistema deverá ser contratado para prestar o serviço e o suporte necessário;
  • no processo de implementação, o dono do marketplace (contratante do serviço) deverá determinar os percentuais sobre as vendas;
  • o consumidor escolhe seus produtos ou serviços e, independentemente de as lojas serem diferentes, efetua um só pagamento;
  • com o sistema ativado, o intermediador fará a distribuição correta entre as partes;
  • cada envolvido identifica suas vendas e providencia o serviço ou envio dos produtos correspondentes.

 

Quais são os benefícios da adoção desse sistema?

Um bom intermediador de pagamentos dispõe de um sistema completo e eficiente. As soluções integradas de pagamento que comportam o split como ferramenta complementar permitem que cada dono das lojas anunciantes acompanhe os processos de compras, o que auxilia na gestão de estoques e preparação de envio.

Além da facilidade proporcionada a quem vende também ao dono do marketplace e ao consumidor, a solução oferece benefícios que aumentam a segurança, a relação de confiança e, principalmente, a visibilidade no mercado com referências à eficiência, transparência e seriedade do negócio.

Veja alguns desses benefícios quando você implementa um sistema de cobranças que inclui o split de pagamento, impulsionando e otimizando seu negócio!

Aumento da taxa de conversão

Toda e qualquer solução que você adotar em sua plataforma deverá objetivar a experiência de compra do consumidor para que ele realize suas aquisições sem muita burocracia e em poucos cliques, e o split de pagamentos pode ajudar nisso.

O consumidor da atualidade é um pesquisador persistente e está habituado a percorrer diversos sites até que se sinta seguro para realizar a compra. Isso faz com que não só você, mas também os seus concorrentes, se sintam obrigados a, diariamente, realizar um movimento diferente para proporcionar algo novo.

Esse mesmo consumidor é capaz de elevar o nome da sua marca, mas, também, produzir comentários negativos que podem comprometer suas vendas futuras. Tudo vai depender da vivência oferecida a ele durante a visita ao seu marketplace.

Quanto melhor e mais agradável for a experiência do consumidor, com agilidade, segurança e personalização, maiores as chances de aumento da taxa de conversão e fidelização, o que favorece ao seu negócio e a todos os parceiros.

Controle de pedidos

A experiência agradável de compra não pode se resumir às facilidades de pagamento, devendo se estender ao atendimento do pedido que esbarra na entrega e no prazo estabelecido na compra.

Com o split de pagamentos, o vendedor já identificará imediatamente suas vendas, processando o pedido com facilidade e providenciando a entrega com rapidez e de acordo com o frete solicitado.

Lançamentos automáticos

Sem o split de pagamentos, a equipe financeira precisará acompanhar venda a venda e processar a distribuição dos percentuais de comissionamento, de forma manual, o que pode acarretar no mínimo dois transtornos — erros de apuração e demora na identificação e repasse das vendas.

Transparência

As informações dispostas de maneira clara e objetiva facilitam a operacionalização diária e a geração de relatórios consistentes e importantes para auxiliar na tomada de decisão.

Quando um determinado produto ou serviço tem baixa ou alta produtividade de vendas é possível efetuar manobras de recuperação ou aumento de estoque, respectivamente, se as informações forem disponibilizadas previamente.

A iugu tem, como missão, simplificar os processos financeiros dos clientes e aumentar sua produtividade. Para isso, disponibiliza o split de pagamentos em seu casting de ferramentas eficientes e quando adotado integrado a outras soluções igualmente importantes, eleva o marketplace a um patamar de excelência.

A tecnologia avançou e, com isso, o mundo tornou-se um universo mais acelerado, de pessoas exigentes e imediatistas, o que faz com que os negócios de vendas virtuais se adaptem a esse novo formato e facilitem a vida cotidiana. Um bom sistema de pagamento online é tudo que o seu consumidor precisa para sentir a segurança de efetuar suas compras sem precisar sair do lugar.

O que você achou deste post sobre o split de pagamentos? Percebeu que pode ser uma boa estratégia para a sua empresa? Então, clique aqui e fale com um dos nossos consultores e conheça o sistema de pagamento online completo que a iugu tem para o seu marketplace!Fale com nossos consultores