Voltar

FAQ

Quais as formas de pagamento aceitas pelo gateway iugu?

Aceitamos boleto e cartão de crédito nacional (internacional das bandeiras Mastercard, Visa, Amex, Diners e Elo). Cartões de débito não são aceitos por questões de segurança de dados.

Quais são as categorias de negócios aceitas pela iugu?

Aceitamos diversos tipos de negócios, desde que possuam conta jurídica e não estejam classificados na lista de produtos e serviços proibidos.

O que é necessário para começar a usar iugu?

Após o contato com nossos consultores e fechamento de contrato é necessário criar uma conta iugu seguindo nossos requisitos para abertura de contas.

Qual o horário de expediente da iugu?

Nossa plataforma sempre estará no ar, o atendimento ao cliente e os saques de contas ocorrem se segunda a sexta, das 9h30 às 16h30. Entretanto, por dependência de sistemas bancários, os serviços da iugu são interrompidos em feriados. Saiba mais em nossa página de expediente.

Quais são os recursos cobrados pela iugu?

A partir do plano escolhido, os recursos são cobrados em modelo de assinatura e cobranças mensais. Se necessário, somam-se taxas de configuração inicial e tarifas variáveis. Saiba mais sobre as tarifas cobradas clicando aqui.

Em quais moedas a iugu aceita transações?

A iugu aceita transações somente em Real. No caso do uso de cartão de crédito internacional, a cobrança é também é feita em Real e a bandeira do cartão faz o câmbio para a moeda do cliente.

A iugu é homologada pelo Banco Central?

A iugu recebeu a licença do Banco Central que nos autoriza a funcionar como Instituição de Pagamentos. Publicada no Diário Oficial da União no dia 27 de agosto de 2020.

Quais bancos a iugu suporta?

Para receber os pagamentos pela iugu, é preciso possuir uma conta PJ em um dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banco Original, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRB, BS2, C6, Caixa Econômica, Inter, Itaú, Mercantil do Brasil,Modal, Neon, Nubank, PagSeguro, Safra, Santander, Sicoob (Bancoob), Sicredi, Unicred e Via Credi.

Posso cancelar a iugu a qualquer momento?

Você deve solicitar o cancelamento da sua conta com 30 (trinta) dias de antecedência.

A plataforma pode ser utilizada por quem não é desenvolvedor?

Sim! Temos um painel facilitado onde é possível realizar a gestão financeira, cobrar seus clientes, controlar as assinaturas e acompanhar o crescimento de sua empresa.

Sua dúvida não está aqui?

Experimente a página de Ajuda e Suporte da iugu.

Voltar

Descomplique processos financeiros com a iugu!

Como fazer um planejamento empresarial eficiente?

Escrito em 03 de Janeiro de 2019 por Renato Ribeiro

Atualizado em 01 de Fevereiro de 2021

Sempre que um ciclo está para começar a empolgação fica lá no alto. Com as empresas não é diferente. Por isso, saiba como fazer um planejamento empresarial eficiente e evite alguns erros.

As expectativas são grandes quando um ano começa. Em um cenário de incertezas políticas e econômicas é ainda mais fundamental se preparar bem. Algumas atitudes, como fazer um planejamento empresarial, ajudam a empresa a crescer de forma mais estruturada, pois ajuda a prever alguns erros de planejamento que podem ser facilmente evitados.

O mercado está oscilante com perspectivas de crescimento ainda modestas, mas o pensamento deve ser de produtividade alta e faturamento abundante. É claro que isso não acontece da noite para o dia, e requer um planejamento consistente e esforço conjunto do time envolvido.

Este post traz dicas de como fazer um planejamento empresarial avaliando 5 dos erros mais comuns cometidos pelas empresas. Eles estão dentro do planejamento de ações e ao longo de um ano inteiro. Você deve aprender com eles a traçar novas estratégias e evitar que aconteçam novamente. Bons planos!

Como fazer um planejamento empresarial a partir dos erros?

Saber como fazer um bom planejamento empresarial obedece a três premissas básicas:

  • O que fazer
  • Quando fazer
  • Como fazer

Quando há falhas em uma dessas variáveis, todo o processo é comprometido pela descontinuidade e falta de elementos para um diagnóstico preciso.

Mesmo que a empresa tenha um bom negócio e boa aceitação no mercado, com chances de expansão e crescimento, saber como fazer um planejamento empresarial faz toda diferença.

Pois se ela não souber organizar as ideias de forma prática e objetiva para dividir com a equipe envolvida, há um risco sistemático de inércia corporativa.

Veja agora, como fazer um planejamento de uma empresa a partir de alguns erros a serem evitados.

Quais os principais erros de planejamento?

1. Não estabelecer metas SMART

Não traçar um objetivo ou traçá-lo e não segui-lo é fazer um mau uso do tempo e do talento da equipe. Sem norte é difícil vislumbrar onde se quer chegar ou de prever erros de planejamento. Vamos entender as metas SMART.

  • S – específica;
  • M – mensurável;
  • A – atingível;
  • R – relevante;
  • T– temporal.

Toda empresa deseja alcançar algum patamar mercadológico e para isso precisa estabelecer metas claras e atingíveis. Com a metodologia SMART ficará mais fácil demonstrar ao time as propostas da organização e como deverão proceder para atingi-las.

É fundamental medir a eficiência de uma meta implementada ao final de um período para apurar se os resultados foram satisfatórios e condizentes com as expectativas.

Quanto mais objetiva e tangível for uma meta, mas fácil será conduzir a equipe e contextualizar o negócio no mercado e consequentemente a gestão administrativa será um sucesso.

2. Deixar de analisar os dados e resultados do ano anterior

O resultado do ano anterior em comparação com os objetivos traçados deve servir de parâmetro para a construção do planejamento seguinte. Se uma empresa não toma como base aquilo que foi realizado e o impacto dos resultados, ela tende a cometer os mesmos erros.

Alguns aspectos do ano anterior são fundamentais serem mensurados para saber como fazer um planejamento de uma empresa bem feito, tais como:

  • Faturamento
  • Volume quantitativo e qualitativo de vendas
  • Performance de cada funcionário
  • Comportamento de compras do cliente
  • Número efetivo de clientes fiéis

3. Não atribuir responsáveis por cada ação do planejamento

Toda atividade para ser bem executada precisa obedecer aos princípios de início, meio, fim e ser concluída por um ou mais especialistas, conforme o seu grau de dificuldade. Atribuir responsáveis por cada etapa pode minimizar a margem de erros de planejamento e garantir que seu cumprimento seja efetivo.

Quando os papéis não são definidos correta e antecipadamente, o risco de um objetivo se perder pelo caminho é grande. Caso isso aconteça você não poderá cobrar de alguém especificamente.

4. Não considerar as variáveis externas

Muitas empresas atuam de acordo com as normatizações internas sem considerar as variáveis e interferências externas. As oscilações econômicas ou mudanças no comportamento de compras do consumidor, assim como as tendências de mercado são fatores que devem ser analisados criteriosamente pela gestão.

Assim, será possível estabelecer um plano de contingência para suprir as eventualidades ou desequilíbrios diante de um elemento surpresa.

Antecipar-se aos fatos sabendo que imprevistos acontecem e trabalhar com a prevenção são características que devem fazer parte do perfil estratégico e visionário do grupo gestor.

5. Não envolver a equipe

Desejar resultados expressivos e rentáveis sem tornar a equipe parte do processo é um erro grave de planejamento. Ele pode impactar todo o andamento do projeto, ainda que o planejamento esteja muito bem elaborado.

É sabido que um time motivado e engajado veste a camisa da empresa e adota uma postura de pertencimento genuíno.

Como melhorar o planejamento?

Depois de observar os erros passados e vislumbrar como fazer um planejamento empresarial para melhorias futuras você poderá ainda estabelecer alguns critérios de acompanhamento.

Poderá também incluir sugestões de melhoria no escopo das rotinas, adotar como estratégias e soluções e contar com a participação de todos os envolvidos. Confira alguns pontos estratégicos a seguir no caminho de como fazer um planejamento de uma empresa.

Fazer um diagnóstico do seu negócio

Entenda o seu negócio e saiba quais são os pontos fracos e fortes dentro e fora do segmento.

Ao levantar um diagnóstico você poderá dimensionar a estrutura sobre algumas vertentes importantes, como financeira, mercadológica, gestão de pessoas, contábil, vendas. A partir de então, poderá adotar procedimentos de acordo com as perspectivas para o próximo ano.

Realizar o planejamento financeiro

As operações financeiras carecem de um acompanhamento sistematizado na rotina para evitar falhas no fluxo de caixa. Por isso, saber como fazer um planejamento empresarial financeiro também é muito importante.

Traçar metas para aumentar o faturamento estabelece o ritmo e o padrão de atendimento ou, até mesmo, de participação efetiva no mercado.

Sabendo até onde poderá ir como a realidade financeira, você administrará bem os investimentos, pagamentos e recebimentos, garantindo maior fluidez e visualização de um panorama mais abrangente.

Confira na imagem abaixo os principais indicadores para levar em consideração ao fazer o  planejamento financeiro:

como fazer um planejamento empresarial financeiro

Fonte: Nfe.io

Planejar ações para atrair novos clientes

Não espere os períodos sazonais para realizar campanhas com o objetivo de conquistar novos clientes. Faça ações o ano inteiro, demonstrando ao consumidor a importância que ele tem para o seu negócio e o quanto sua empresa tem a oferecer.

Personalizar a abordagem e o atendimento cria uma relação humanizada de troca, com chances reais de conversão.

Montar um calendário de treinamento dos funcionários

Se você deseja uma equipe coesa e alinhada precisa treiná-la continuamente para cada vez mais entender o negócio e como deverá se comportar diante do mercado e do cliente. A cultura organizacional deve estar bem fortalecida no entendimento de cada funcionário.

Começar a controlar a jornada dos funcionários

Manter o controle dos seus funcionários é fundamental para o bom andamento da empresa. Sabemos que existem muitas ferramentas para esse tipo de controle como:

Mas Hoje em dia á  encontramos soluções que podem facilitar esse processo ainda mais. O controle de ponto alternativo é uma mão na roda para o setor de Recursos Humanos.

Ele contribui para a administração e a organização do ponto dos funcionários e ainda traz meios alternativos de registro de ponto, sendo possível fazer a marcação através de computadores, aplicativos e até mesmo telefones fixos.

Estabelecer indicadores para monitorar os resultados

Monitore e mensure os resultados acompanhando de perto cada ação prevista no planejamento, propondo melhorias e ajustes quando necessário. É fundamental adotar medidas corretivas logo que sejam identificadas as falhas e, assim, garantir a continuidade do planejamento sem afetar as demais áreas.

Mesmo que a empresa tenha um bom negócio e boa aceitação no mercado, com chances de expansão e crescimento, saber organizar as ideias de forma prática e objetiva, compartilhando com a equipe envolvida é fundamental para não cair na inércia corporativa.

Depois de saber como fazer um planejamento empresarial, é importante acompanhá-lo. Confira no vídeo abaixo por que isso é importante:

 

 

Criar ações para realizar cobranças de forma efetiva

Atuar com recebimento recorrente e formas de pagamento seguras, como cartão de crédito ou boleto bancário, proporcionam ao consumidor conforto na hora de realizar as compras e ajudam a diminuir a inadimplência.

Cogite implantar um sistema completo de gestão de pagamento eficiente para auxiliar os processos operacionais da empresa que emita relatórios gerenciais mais precisos, pois com eles em mãos suas decisões serão mais rápidas e acertadas.

A iugu é uma plataforma de gestão e automação intermediadora de pagamentos online. Somos especialistas em soluções de cobranças e recebimentos para os modelo de Marketplace, Recorrência e Cobrança Avulsa.

Além disso, nossa API é uma das mais completas e intuitivas do mercado. Por meio dela é possível ler toda a regra de negociação das empresas e automatizar as cobranças.

Quer saber mais como eliminar trabalhos manuais e por meio da automação de cobranças? Fale com um de nossos especialistas e peça uma demonstração.