Blog iugu

Intermediação de pagamentos online: o que é e como fazer?

Written by Redação iugu | 12/08/2021 03:00:00

A intermediação de pagamentos online é um serviço que facilita transações financeiras pela internet entre clientes e empreendedores. Esse processo envolve o processamento seguro de dados, facilitação de pagamentos via cartão de crédito, débito ou transferência, garantindo eficiência e segurança nas transações comerciais online.

Com a chegada da pandemia, empresas de todos os tamanhos e setores viram na internet a oportunidade de se manterem vivos no mercado. Essa grande concorrência gerou novos desafios para os empresários: encontrar soluções que melhorem a experiência do cliente na compra online e transformar-se digitalmente, buscando formas de como fazer a intermediação de pagamentos online.

Segundo dados divulgados pelo E-commerce Brasil, em 2024, no Brasil, a previsão de crescimento para o comércio online é de 10,45% em relação a 2023, movimentando cerca de R$ 205,11 bilhões. 

Na mesma proporção que as lojas online estão crescendo, o cliente está se tornando mais exigente. Isso porque, através das novas soluções que surgem a todo momento, o consumidor espera não somente uma melhoria na experiência do usuário, mas também uma ampla variedade de produtos, segurança na compra e oferta de plataformas de pagamento online confiáveis. 

Dessa forma, além de comprar, o cliente quer que a marca possibilite uma experiência de compra mais fácil, prática e segura. O mercado mudou e, mais do que nunca, é preciso buscar soluções que facilitem processos internos.

Se antigamente aceitar o cartão de crédito já era suficiente, logo percebeu-se a necessidade de ampliar as formas de pagamento com boleto e cartão de débito e, mais atualmente, também com o Pix. 

É preciso oferecer aos clientes comodidade e praticidade na hora de fechar a compra, oferecendo formas de pagamento variadas e seguras, isso sem dúvidas aumentará a chance de conversão na sua loja. Mas como fazer a intermediação de pagamentos online de forma prática e segura? É isso que veremos no post de hoje. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é intermediação de pagamentos? 

Pode parecer um nome complicado, mas a intermediação de pagamentos nada mais é do que um facilitador de processos.

Trata-se de uma plataforma que intermedia clientes, empresas e instituições financeiras, oferecendo os serviços de pagamento como boleto, cartão de crédito e débito e etc., eximindo a empresa das burocracias e responsabilidades desse processo. 

Quando um empresário pensa em abrir o seu negócio, dificilmente ele terá o know-how necessário para lidar com todas as questões financeiras.

Para isso, a intermediação de pagamentos é uma solução prática que pode aumentar consideravelmente a satisfação de seus clientes na hora de finalizar suas compras. 

Um intermediador de pagamentos é a ponte entre empresas e instituições financeiras, que além de fornecer as facilidades de pagamento, também garante a segurança dos dados dos clientes e o recebimento rápido e eficiente dos pagamentos pela empresa. 

Como funciona um intermediador de pagamento? 

Um intermediador de pagamento atua como um facilitador entre compradores, empresas e instituições financeiras em transações comerciais realizadas online. Quando um cliente faz uma compra em um site que utiliza um intermediador de pagamento, em vez de fornecer diretamente suas informações financeiras ao vendedor, ele as fornece ao intermediador. 

A intermediação de pagamento, então, verifica essas informações, realiza a transação e repassa o pagamento à empresa após deduzir uma taxa pelo serviço prestado. Esse processo ajuda a garantir a segurança das transações, protegendo as informações financeiras dos clientes e oferecendo uma camada adicional de proteção contra fraudes

Os intermediadores de pagamento geralmente oferecem recursos adicionais, como relatórios de transações, gerenciamento de disputas e integrações com diferentes métodos de pagamento, facilitando o gerenciamento das suas operações financeiras online.

Quais as vantagens da intermediação de pagamentos?

A intermediação de pagamentos oferece diversas vantagens para tanto os consumidores quanto para as empresas: 

Segurança: os intermediadores de pagamento protegem as informações financeiras dos clientes, reduzindo o risco de fraude e roubo de dados durante as transações online. 

Facilidade de uso: simplifica o processo de pagamento ao fornecer uma interface fácil e familiar para os clientes realizarem suas compras, podendo escolher entre diferentes métodos de pagamento. 

Confiança: a presença de um intermediador confiável pode aumentar a confiança dos consumidores, especialmente em transações com lojas online menos conhecidas. 

Gerenciamento de disputas: os intermediadores geralmente oferecem recursos para lidar com disputas entre clientes e empresas, ajudando a resolver problemas como produtos danificados, não entregues ou com anúncios errados. 

Expansão de mercado: ao oferecer suporte a diversos métodos de pagamento e aceitar transações em diferentes moedas, eles possibilitam que o seu negócio alcance clientes em todo o mundo, expandindo seu mercado potencial. 

Relatórios e análises: muitos intermediadores fornecem ferramentas para acompanhar e analisar as transações, facilitando o controle financeiro e o planejamento estratégico para os vendedores. 

Redução de carga administrativa: ao lidar com aspectos como verificação de transações, conformidade regulatória e processamento de pagamentos, os intermediadores ajudam a reduzir a carga administrativa, permitindo que se concentrem mais em suas operações principais.

Que tipo de empresa oferece este serviço? 

O serviço de intermediação de pagamentos é oferecido por diversas empresas, em sua maioria fintechs, especializadas em oferecer soluções tecnológicas em serviços financeiros como: cobranças recorrentes, split de pagamentos e automação de cobranças. 

Quando falamos em soluções financeiras é comum nos depararmos com nomes como Adquirentes, Subadquirentes e Gateways de pagamento.

Para explicar melhor sobre o serviço de intermediação de pagamentos, conheça essas definições: 

1. Adquirentes 

As adquirentes são as responsáveis pela comunicação entre a loja online e os bancos emissores de cartões de crédito e débito. Eles efetuam as transações financeiras e entregam o dinheiro das vendas realizadas por estes meios aos lojistas. 

2. Subadquirentes 

As subadquirentes são a intermediadoras de pagamento online, ocupando o meio de campo entre os adquirentes, os lojistas e os clientes.

Elas são usadas, principalmente, por lojas menores, pois são de fácil integração e mais baratas de implementar, sendo habilitadas pela credenciadora para realizar as transações em nome dos estabelecimentos. 

3. Gateway de Pagamentos

O gateway é o responsável por processar o pagamento durante o checkout, efetivando a compra e fazendo as transações realizadas por diversos meios de pagamento, como cartões de crédito e débito, boletos e com as subadquirentes.

Sem a conexão com um adquirente, o gateway não consegue processar a transação. 

Para entender melhor cada um desses conceitos, indicamos a leitura do artigo sobre adquirentes e subadquirentes.

Qual a diferença entre intermediador de pagamento e gateway de pagamento?

Embora intermediador de pagamento e gateway de pagamento possam parecer similares, eles desempenham funções distintas no processo de transação financeira online. Para você entender bem a diferença de cada um deles, separamos os pontos mais importantes de cada um: 

Intermediador de Pagamento: 

  • Um intermediador de pagamento atua como um intermediário entre as partes envolvidas na transação. 
  • Ele gerencia o fluxo completo da transação, desde a coleta das informações de pagamento do consumidor até a transferência do dinheiro para a empresa.
  • Além de processar os pagamentos, os intermediadores muitas vezes oferecem serviços adicionais, como proteção contra fraudes, gerenciamento de disputas e relatórios. 

Gateway de Pagamento

  • Um gateway de pagamento é uma tecnologia que facilita a comunicação entre o site de uma empresa e o processador de pagamentos ou banco. 
  • Ele não executa o processo completo da transação, mas sim transmite as informações de pagamento do cliente para o banco. 
  • Os gateways são responsáveis por garantir a segurança das informações transmitidas durante a transação, criptografando os dados para protegê-los contra fraudes. 
  • Geralmente, os gateways de pagamento são integrados ao marketplace para permitir pagamentos online.

Quais são as tendências atuais na intermediação de pagamentos online?

A intermediação de pagamentos online é uma área dinâmica e em constante evolução, algumas das apostas e tendências para os próximos anos são: 

  • Pagamentos Móveis: com o aumento do uso de dispositivos móveis, os pagamentos móveis estão se tornando mais populares. Os intermediários estão desenvolvendo soluções específicas para dispositivos móveis e aproveitando tecnologias como NFC e carteiras digitais. 
  • Inteligência Artificial e Machine Learning: a inteligência artificial e o machine learning estão sendo amplamente utilizados na detecção e prevenção de fraudes, personalização da experiência do usuário e análise de dados para insights de negócios. 
  • Blockchain e Criptomoedas: a tecnologia blockchain e as criptomoedas estão sendo exploradas como uma forma de facilitar transações online de forma segura e transparente, embora ainda enfrentem desafios de adoção em larga escala devido a preocupações com regulamentação e volatilidade. 
  • Pagamentos Instantâneos: os consumidores estão buscando por pagamentos instantâneos, onde o dinheiro é transferido de forma rápida e conveniente. Os intermediários de pagamento estão desenvolvendo soluções para facilitar essas transações em tempo real.

Como escolher uma empresa de intermediação de pagamentos online?

Como você viu, as empresas subadquirentes são algumas das responsáveis pela intermediação de pagamentos.

Através delas, é possível intermediar a relação entre bancos e bandeiras, com contratos padronizados, oferecendo aos empreendedores menos burocracia e muito mais praticidade para lidar com esse processo. 

Trata-se de uma solução prática para vendas online, onde o empresário não precisa se preocupar com tarefas burocráticas, como a negociação com bancos, nem com integrações e questões de segurança de dados, assunto tão em alta após a implementação da LGPD no Brasil

Além disso, as plataformas de pagamentos também são peças fundamentais no processo de intermediação de pagamentos online.

Isso porque, junto com as adquirentes e subadquirentes, elas são as responsáveis por receber e repassar os pagamentos para as empresas através de seus produtos.

Para ficar mais claro, ao realizar uma compra física, você utiliza uma maquininha. Já para uma compra online, o papel da maquininha é atribuído às plataformas de pagamento. 

Mas atenção, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher a empresa que irá fornecer essa solução.

Gostou de saber mais sobre como fazer a intermediação de pagamentos online? Então, que tal potencializar ainda mais o seu negócio? Conheça nossos planos e escolha o que melhor se adapta ao seu negócio!