Community Commerce: o que é e como impacta o e-commerce?

Escrito em 10 de Agosto de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

De maquiagem a itens para casa, as redes sociais têm o poder de "viralizar" produtos e fazê-los esgotar em pouco tempo. A trend TikTok Made Me Buy It, ou "TikTok Me Fez Comprar", por exemplo, já tem 18,6 bilhões de visualizações mundialmente, e revela o poder do Community Commerce.

Para se ter uma ideia da relevância da estratégia - e de como o TikTok é uma ferramenta poderosa para marcas e empresas -, apenas em 2021, os usuários da plataforma gastaram R$ 2,3 bilhões no app, de acordo com dados da Sensor Data.

Mas o que é Community Commerce? Quais são as vantagens dessa estratégia e como utilizá-la a favor do seu negócio? É isso que veremos no post de hoje. Continue a leitura e saiba mais.

Que tal ouvir esse conteúdo?

O que é Community Commerce?

Também caracterizada como uma extensão do Social Commerce, o Community Commerce, ou e-commerce comunitário, em tradução livre, é uma forma de comércio que acontece nas redes sociais – especialmente no TikTok –, e utiliza o famoso marketing boca a boca orientado pelo criador de conteúdo.

Em outras palavras, o Community Commerce é caracterizado pela criação de conteúdo divertido, orgânico e autêntico, que apresenta produtos e marcas a uma comunidade específica.

A partir dessa abordagem, as pessoas passam a criar conteúdo para uma marca ao invés de simplesmente falar sobre ela.

Dessa forma, é possível construir conexões mais profundas com os consumidores a partir dos criadores e das suas comunidades. 

TikTok e Community Commerce: entenda a relação

O Community Commerce não nasceu no TikTok, mas o popular app tem bastante influência no sucesso dessa estratégia.

A plataforma consolidou a sua popularidade em 2020, e passou a ser amplamente utilizada com a chegada da pandemia de Covid-19. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 72% afirmaram que passaram a utilizar mais o TikTok durante o isolamento social.

Esse tipo de comércio também decolou no início de 2020 com o boom dos cargos de construção de comunidades, mas ganhou maior reconhecimento depois que o TikTok anunciou seu relatório e novos insights sobre community commerce e “Como as plataformas sociais influenciam as decisões de compra”.

A pandemia também foi diretamente responsável por uma drástica mudança nos hábitos de consumo. Segundo um levantamento da SmartHint, os cinco primeiros meses deste ano apresentaram um aumento no faturamento do e-commerce de 785% em relação ao período pré-pandêmico.

O crescimento do e-commerce no período é explicado, entre outros motivos, pela ascensão do social-commerce e as compras em mídias sociais, como o Instagram e o próprio TikTok. 

Segundo dados da plataforma, 25% dos usuários buscam ou compram um produto na internet imediatamente depois de vê-lo no aplicativo.

Diante dessas informações, é possível entender a influência do TikTok para o Community Commerce. 

Devido a sua popularidade e a recursos específicos, o aplicativo consegue potencializar a estratégia de e-commerce comunitário unindo criadores e marcas que querem se destacar e fazer algo novo. 

A importância do Community Commerce para os negócios

Em um cenário de extrema competitividade e constantes inovações, é preciso ir além para se destacar e se conectar com o público.

Nesse sentido, a estratégia do Community Commerce se destaca por permitir que marcas e empresas de diferentes segmentos explorem novas oportunidades de vendas.

Isso porque, ao se infiltrar em  comunidades específicas, as marcas conseguem engajar audiências e oferecer uma troca de valor com os consumidores, colocando-os no centro da história. 

Um estudo do TikTok, em parceria com a Publicis e a WAR, revelou que 80% dos usuários dizem que a plataforma os ajuda a conhecer marcas e produtos que nunca viram antes, e esse benefício extra está acelerando a migração de consumidores online.

Além disso, o levantamento mostrou que mais de 70% dos consumidores afirmaram que as mídias sociais os inspiraram a comprar, mesmo que de forma não planejada.

É aqui que o poder do  do Community Commerce entra em cena, uma vez que ele é uma nova versão do boca-a-boca. 

A partir dele, sentimentos de pertencimento, compartilhamento de informações e demanda por um produto são estimulados pela influência da comunidade, aumentando o engajamento e fornecendo prova social de uma forma que estimula a tomada de decisões. 

Logo,  a construção de um senso de comunidade em torno de um negócio possibilita a abertura para um público muito mais amplo e comprometido com a marca, o que gera mais confiança e, automaticamente, mais vantagens competitivas a empresa

Como utilizar o Community Commerce na sua empresa?

Mas como isso funciona para marcas?

Segundo Danielle Crahim, Industry Lead Performance do TikTok, durante sua palestra no Fórum E-Commerce Brasil 2022, a resposta está em fazer conteúdo de forma inovadora, rasgando os protocolos. “No community commerce a gente promove o casamento entre marcas e criadores, elevando o conteúdo a um próximo nível, no qual as pessoas não vão apenas falar da sua marca, mas criar conteúdo para ela”, diz ela.

Na prática, funciona mais ou menos assim:

  • Spark: Um creator ou marca faz um conteúdo com um produto;
  • Share: Outros TikTokers veem o conteúdo e participam da conversa;
  • Spike: Entusiasmo aumenta em torno do produto da marca e as vendas aumentam;
  • Sustain: A marca continua a engajar com a audiência do TikTok.

Agora que você já sabe o que é Community Commerce e como ele impacta os negócios, é hora de descobrir como implementar a estratégia de vendas na sua empresa. Confira!

1. Autenticidade é a alma do negócio

O Community Commerce funciona a partir do sentimento mútuo de pertencimento e conexão emocional entre consumidores e marcas.

Ao combinar elementos como a conexão e conteúdo autêntico, você pode inspirar a descoberta de produtos mais orgânicos, exclusivos, e influenciar a tomada de decisão.

2. Aposte no poder do entretenimento

Assim como a autenticidade, o entretenimento tem o poder de engajar os consumidores e conectá-los à sua marca. 

Em plataformas como o TikTok, isso é ainda mais relevante, já que os usuários não querem ver anúncios enquanto navegam pelo app.

Em vez disso, os consumidores querem experiências únicas e descobrir conteúdos criativos – que podem conter produtos ou marcas –, desde que seja divertido. 

3. Invista em User-Generated Content

O User-Generated Content, ou Conteúdo Gerado pelo Usuário, em português, é qualquer tipo de mídia que um usuário ou consumidor produz de forma espontânea para uma empresa.

Além de aumentar a autenticidade, esse tipo de estratégia permite a criação de novas comunidades e defensores da marca.

Dicas de Danielle Crahim para TikTok

Para ter sucesso no TikTok, não existe fórmula pronta. Mas a especialista aponta que um bom caminho é ficar ligado nas trends e aproveitar ferramentas que a própria plataforma oferece no Creative Center, onde mostra quais são as hashtags mais interessantes, as músicas que estão bombando e os creators brasileiros que viralizaram.

A chave é seguir princípios criativos que garantam o sucesso das ativações, como manter a autenticidade e honestidade do conteúdo; estar conectado com as tendências; usar linguagens nativas para ser sempre natural; e explorar para gerar um conteúdo divertido e interessante.

iugu: tecnologia que impulsiona o seu negócio

Como vimos ao longo do texto, o Community Commerce veio para ficar, e já causa grandes transformações no e-commerce e nos hábitos de compras dos consumidores.

E para estar sempre à frente das principais tendências de consumo e garantir uma vantagem competitiva, é fundamental apostar em atualizações constantes. 

Então, que tal aprofundar os conhecimentos? Baixe gratuitamente o E-book Do Crédito à Cripto: o papel do varejo na digitalização financeira do consumidor e fique por dentro da digitalização do varejo.

 

do crédito a cripto (10 de Ago de 2022 às 18:19)

Posts relacionados