Aplicação do metaverso nas empresas: possibilidades para os negócios

Escrito em 31 de Agosto de 2022 por Maria Carolina Rosa

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

Muito se fala sobre o metaverso. O termo, que caiu nas graças do público logo após a mudança do nome do Facebook para Meta, gera controvérsias e dúvidas sobre como se dará a aplicação do metaverso nas empresas.

E a corrida acirrada em busca de respostas tem um motivo. Um levantamento da Grayscale mostrou que essa evolução da internet pode gerar cerca de US $1 trilhão em receita anual.

Apesar de ter se popularizado há pouco menos de um ano, diversas empresas ao redor do mundo já tem investido na plataforma. Gucci, Nike, Microsoft e Disney são só alguns exemplos de companhias que já criaram experiências nessa extensão do mundo virtual.

No Brasil, empresas como a Magalu e influenciadores digitais como a Satiko – avatar da apresentadora Sabrina Sato –, já estão presentes no Metaverso.

Diante desse panorama, entender o que é metaverso, os impactos dessa tecnologia e como ela está sendo aplicada às empresas é fundamental para manter o seu negócio competitivo em um contexto de intensa aceleração tecnológica.

Continue a leitura e descubra como as empresas podem usar o metaverso a seu favor!

Sem tempo para ler? Que tal ouvir o conteúdo?

O que é o metaverso?

Apesar de ser uma tecnologia considerada disruptiva, a ideia de um metaverso é, na verdade, antiga. 

O termo apareceu pela primeira vez no romance Snow Crash, de Neil Stephenson, em 1992, para descrever um mundo virtual amplamente utilizado em seu futuro imaginado.

O conceito de metaverso traz consigo fundamentos de uma realidade alternativa onde existe uma réplica do mundo físico, totalmente imersiva, hiper-realista e coletiva.

Por meio dela, os usuários podem vivenciar experiências, conhecer pessoas, interagir com amigos e colegas de trabalho, assistir a shows e até mesmo realizar compras, que podem ir de roupas até terrenos.

De forma resumida, o metaverso nada mais é do que uma extensão da vida real, que existe graças à combinação de muitas outras tecnologias, como:

  • Óculos de realidade aumentada/virtual;
  • Avatares online com a personalidade e características físicas do usuário;
  • Internet das Coisas (IoT);
  • Inteligência artificial (AI). 

Como já existem diversas empresas trabalhando no desenvolvimento do metaverso, a expectativa é que existam diferentes tipos de metaverso, cada um com o seu próprio conceito e particularidades.

O metaverso e os negócios: quais são as vantagens para as empresas?

Ainda que seja uma tecnologia em estágio embrionário e pouco acessível para a maioria da população, o metaverso conta com um grande potencial para alterar a maneira com que as pessoas interagem, trabalham, participam de experiências e se relacionam com marcas e empresas. 

Hoje, ele já traz impactos ao mundo real, e grandes players do mercado já estão em uma corrida acirrada para lançar experiências exclusivas no universo. 

De acordo com o estudo Metaverse Hype, desenvolvido pelo instituto Gartner, estima-se que, até 2026, mais de 25% da população passará, ao menos, 1 hora no ambiente.

Sendo assim, não há dúvidas de que a aplicação do metaverso nas empresas pode gerar diversos benefícios, como, por exemplo:

  • Experiências de interação entre pessoas que não estão conectadas;
  • Maior engajamento por parte dos consumidores;
  • Possibilidades de marcas e empresas criarem histórias e experiências mais criativas e imersivas, o que gera uma conexão mais profunda com os consumidores;
  • Criação de produtos exclusivamente digitais, como coleções de roupas e calçados;
  • Ambientes de trabalho virtuais;
  • Treinamentos e viagens imersivas;

Confira alguns exemplos de aplicação do metaverso nas empresas

Como vimos logo no início do texto, o metaverso ainda está em desenvolvimento, mas já tem sido utilizado em diferentes tipos de negócio para a criação de experiências exclusivas 

Confira, a seguir, como tem se dado a aplicação do metaverso nas empresas.

1. Microsoft

Em 2021, a Microsoft lançou o Mesh – uma espécie de metaverso próprio –, que possibilita encontros interativos entre pessoas de diferentes locais. 

A tecnologia é integrada ao Microsoft Teams, e também possibilita o aprendizado mútuo graças aos avatares de usuários nas experiências virtuais e com a holoportação – mecanismo 3D que permite que um usuário recrie a sua imagem de maneira eficiente utilizando recursos já existentes na plataforma de reuniões, como o Modo Juntos.

2. Lojas Renner

Utilizando a gamificação e a inovação como estratégia de vendas, as Lojas Renner firmaram uma parceria com a eBrainz – consultoria especializada no universo de games –, para criar uma loja virtual da Renner no universo de Fortnite com diferentes minigames interativos.

3. Nike

Em 2021, a Nike criou a Nikeland dentro do jogo Roblox. Além disso, a empresa também anunciou a compra da Artifact Studios, especializada na criação de vestimentas digitais. 

Com o investimento, a Nike pretende crescer no metaverso e conquistar os entusiastas da tecnologia e da moda.

4. Itaú

Provando que os bancos e instituições financeiras também podem se beneficiar das oportunidades no metaverso, o Banco Itaú lançou o Certificado de Ações Estruturadas (COE) Autocall Metaverso.

Ele é definido como o primeiro serviço de investimento desenvolvido pelo banco com foco em empresas que oferecem soluções voltadas ao metaverso.

6. Adidas

No festival Lollapalooza 2022, a Adidas criou uma experiência imersiva no “adiverse” (metaverso da grife), em que os participantes do festival podiam criar avatares personalizados com as roupas da marca. 

Dessa forma, os usuários conseguiram interagir e se conectar com a estética da empresa com muito mais liberdade e criatividade. 

7. Gucci

Não há dúvidas de que o mercado da moda entrou de cabeça nas possibilidades do metaverso. A Gucci – marca de luxo italiana –, desenvolveu uma linha de trajes digitais destinados aos proprietários de NFTs.

Para isso, a casa italiana se uniu ao artesão digital Wagmi-San, criador da loja virtual 10KTF, e criou o projeto “10KTF Gucci Grail”, que fornece uma experiência digital exclusiva para a versão da Gucci do mundo virtual, conhecida como Vault.

Com a tecnologia, seu negócio vai mais longe

Como vimos ao longo do artigo, o metaverso, e todas as tecnologias por trás dessa disrupção (criptomoedas, blockchain e Web3), trazem mudanças e oportunidades significativas para os negócios.

Mas para aproveitar todos os benefícios da aplicação do metaverso nas empresas, é preciso sair na frente e ficar por dentro das principais novidades do mercado. 

Então, que tal saber mais sobre a evolução dos meios de pagamento e como eles impactam as estratégias de venda? 

Baixe gratuitamente o E-book do Crédito à Cripto e descubra as vantagens de oferecer serviços financeiros aos seus clientes.

do crédito a cripto (10 de Ago de 2022 às 18:19)

Posts relacionados