Vazamento de Dados: Saiba Como Evitar Ciberataques

Escrito em 06 de Janeiro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

A segurança digital é uma das maiores prioridades das empresas. Quanto maior o processamento de dados, maior deve ser a segurança contra vazamentos. 

Os ciberataques estão cada vez mais elaborados e para proteger as informações, da empresa e de usuários ou clientes, boas práticas devem ser seguidas desde o desenvolvimento do site e softwares.

Acompanhe o guia de segurança contra vazamento de dados e descubra como se proteger contra ciberataques.

 

Como ocorrem os vazamentos de dados?

Um vazamento de dados é a exposição indevida de informações e documentos sigilosos que comprometam pessoas físicas ou jurídicas. Esse tipo de cibercrime tem se tornado mais comum, com vazamentos mais sérios nos últimos tempos.

Os vazamentos de dados podem acontecer por ataques hackers, que são elaborados com o objetivo de acessar esses dados, e também por descuidos internos.

Por isso, é indispensável que a equipe desenvolvedora esteja atenta às possíveis vulnerabilidades desde o início do projeto.

 

Vazamento de dados no Brasil

De acordo com uma pesquisa do MIT (Massachusetts Institute of Technology), os casos de vazamentos de dados no Brasil aumentaram em quase 500% desde 2019. Desses casos, cerca de 40 milhões de empresas foram comprometidas.

Os ataques de vazamentos de dados mais comuns podem ser evitados, e com boas práticas de segurança, os danos podem ser bem menores.

Os mais comuns são os do tipo ransomware e phishing. Esses ataques podem vazar dados sensíveis ou “apenas” corrompê-los.

No caso do phishing, a invasão se dá por iscas falsas, como e-mails fraudulentos e links que instalam malwares para captura de dados.

Já o ransomware é o sequestro das informações, geralmente com um pedido de resgate pago em dinheiro. 

Além da possibilidade de vazamento de dados sensíveis, esses ataques prejudicam as empresas financeiramente, interrompendo o fluxo de trabalho e processamento de dados.

Outro método de ataque é o Buffer Overflow, que “força” a barreira de um site e tem acesso ao código e banco de dados. 

Essa vulnerabilidade acontece, geralmente, pelo uso malicioso de formulários e campos de dados no sistema, com comandos que permitem essa invasão.

 

Segurança e a Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, é a Lei Federal 13.709/2018, aprovada em agosto de 2018 - está em vigor desde setembro de 2020.

A LGPD é a lei que garante a proteção de dados de pessoas físicas e jurídicas, com requisitos sobre segurança no processamento de dados e consentimento no armazenamento de informações dos usuários. 

Para auxiliar na segurança de dados durante o desenvolvimento de projetos web, é possível consultar o Guia de Segurança em Aplicações Web, disponibilizado gratuitamente pelo Governo brasileiro.

Com a LGPD, é imprescindível garantir a segurança da informação, evitando o vazamento de dados e aplicações de multas previstas na lei.

 

Como evitar vazamento de dados?

O vazamento de dados pode ocorrer em qualquer empresa, mas há formas de diminuir os riscos e, principalmente, aumentar a proteção dos dados mais importantes.

No caso do desenvolvimento de sites e softwares, a segurança deve estar presente desde a escrita do código. 

Para isso são usados os scanners de vulnerabilidades e protocolos de segurança contra brechas e bugs. Além, é claro, de muitos testes que devem ser realizados.

Alguns métodos que podem ser utilizados são:

  • Testes SAST (Static Application Security Testing);
  • Análise SCA (Software Composition Analysis);
  • Revisão do código (Code Review).

Esses protocolos garantem que nada passará despercebido no desenvolvimento do sistema. 

Além disso, permissões restritivas aos usuários, como o bloqueio de códigos e caracteres especiais em formulários, também ajudam a manter a segurança dos dados.

Já quando falamos além da parte de desenvolvimento, as empresas devem investir em treinamentos para os colaboradores; segurança em camadas, com diferentes autorizações para diferentes cargos; e garantir a conformidade com a LGPD.

Posts relacionados