Como se preparar para as vendas de final de ano?

Escrito em 17 de Dezembro de 2018 por Redação iugu

Atualizado em 27 de Setembro de 2023

O Natal vem aí, hein? Já preparou sua loja para as vendas de final de ano? Esse período é o momento certo para pensar em como fomentar o comércio, alavancar as vendas e aumentar o faturamento, garantindo um bom começo no próximo ano e uma gestão financeira eficiente.

Por mais que a sua loja ofereça bons produtos e realize um atendimento diferenciado mantendo as vendas em equilíbrio, é sempre bom pensar em alternativas para vencer a concorrência em períodos sazonais, quando todos os outros empreendedores estão no mesmo mindset.

Neste post, vamos apresentar a você algumas estratégias importantes para conquistar os consumidores mais exigentes e proporcionar a eles uma experiência agradável de compras, tornando seu negócio online uma referência no segmento e no mercado.

As melhores estratégias para vender muito no final do ano

Para a alegria de quem está à frente do negócio, a época do Natal costuma apresentar vendas e faturamento surpreendentes. No entanto, para que o resultado seja realmente positivo, é preciso se preparar com antecedência e investir em estratégias coerentes.

É fundamental desenvolver um planejamento de vendas pautado nas perspectivas de faturamento sem deixar de lado a análise da realidade — o que sua empresa tem de fato a oferecer — e, assim, não criar uma frustração no consumidor ao ser informado que sua loja não dispõe do produto desejado.

Você pode municiar seu negócio de boas estratégias que vão criar um diferencial e abrir vantagem competitiva, fortalecida pelo desejo de melhoria contínua para um atendimento de excelência ao consumidor não só nas vendas de final de ano, mas em todas as transações da loja. Tome nota de algumas dicas importantes!

Analise as vendas do ano anterior

Com o histórico de vendas do ano anterior, você poderá analisar bem o perfil de compras do seu cliente em potencial e traçar novos planos. A partir da análise, será possível eliminar os erros do passado e fortalecer as ações que deram certo.

Os produtos mais vendidos, os produtos sem saída no estoque, o comportamento de compras do consumidor, os horários de compras, os tipos de pagamentos, as opções de fretes: todos esses são fatores que você pode analisar com calma para incluir no planejamento.

Esses apontamentos servem de base para justificar os investimentos e a previsão de vendas de final de ano. Tenha um plano de contingência para situações variáveis que fujam do previsto — por exemplo, ter uma concorrência acirrada para um produto que era exclusividade da sua loja no ano anterior.

Gerencie o estoque

Em um bom estoque não pode faltar ou sobrar produtos de forma excessiva. Esse é um gargalo recorrente e deve ser observado de perto não apenas na época de Natal. A organização é a chave de um bom controle para atender às demandas da clientela.

É importante manter um estoque enxuto, com os produtos organizados por tamanho, peso, data de vencimento, perfil do consumidor e demais características. A imagem da sua empresa está atrelada à excelência no atendimento e garantir um produto no estoque e a entrega no prazo prometido são situações que os consumidores prezam.

Faça uma contagem de estoque antes dos dias de maior movimentação do final de ano, separando e catalogando os produtos em conferência com a quantidade e a descrição prevista no sistema de vendas. Dessa forma, sua empresa garantirá as vendas em total sintonia com o desejo de compra e recebimento do consumidor.

Treine a equipe de funcionários

Atender com qualidade: esse deve ser o lema (ou mesmo o mantra) da sua empresa, para que a equipe envolvida em todo o processo que inclui o cliente esteja em harmonia com a filosofia da empresa. Pela inexistência do contato direto, um negócio online requer funcionários diferenciados.

Realize treinamentos específicos para o período, pois as vendas de final de ano normalmente têm particularidades quanto aos tipos de produtos, os prazos de entrega e o comportamento de compra do consumidor. É importante que o time esteja envolvido e alerta quanto a essas percepções.

Se você analisou corretamente o histórico de vendas pregressas, saberá se o time atual tem condições de atender com a qualidade que sua marca merece. Observe previamente se haverá a necessidade de contratações temporárias, pois esses novos funcionários também precisam ser treinados e incorporados aos moldes do negócio.

Crie promoções exclusivas para a época

As promoções fazem parte do dia a dia do consumidor brasileiro e muitos dedicam um tempo longo às buscas por preços mais atraentes, o que se intensifica nas vendas de final de ano. Como o poder de compra do consumidor aumenta nesse período, criar promoções pode atender às expectativas com aumento significativo do ticket médio.

São muitos presentes no período de Natal e, quanto mais um consumidor for beneficiado pelas políticas de promoções oferecidas por uma loja online, maiores as chances de ele realizar todas as compras em um só lugar. Aproveite para verificar no estoque os produtos sem giro e criar promoções e combos atraentes.

Planeje as formas de divulgação

Seu público-alvo precisa saber o que sua loja vai oferecer de interessante para as vendas de final de ano. Dificilmente o consumidor vai ter um insight e imaginar que sua loja está com preços ou promoções imbatíveis. Permita que ele saiba com antecedência para programar suas compras.

O ideal é que você comece a divulgação e a promoção de vendas imediatamente para garantir que o consumidor tenha acesso às informações e visite a sua loja antes da concorrência. Ele precisa ter um parâmetro para a tomada de decisão e isso só será possível se você permitir que ele saiba o que há de interessante nesse ano.

Ofereça opções diferenciadas de pagamento

Se você tem um bom produto, um site atraente e interativo, e uma equipe diferenciada para atendimento, nada mais justo que vender muito nesse final de ano. Por isso, sua preocupação com o pagamento do consumidor deve ser pauta de discussão e uma estratégia percebida como trunfo no seu negócio.

Quanto mais opções de pagamento sua loja oferecer — boleto, cartão de credito, transferência bancária — com um checkout transparente, ágil e prático em um ambiente seguro para as transações, maiores as chances de fidelização do consumidor.

Além disso tudo, não se esqueça de implementar indicadores de desempenho que sirvam de alicerce para as estratégias de estabelecimento de metas.

Com um bom planejamento e direcionamento das ações de atendimento, as chances de boas vendas de final de ano tornam-se reais e preparam sua empresa para entrar no rol das lojas online com maior índice de vendas do período, ganhando visibilidade e autoridade em um mercado altamente competitivo.

Você curtiu este post? Está preparado para uma alta demanda? A iugu pode ajudar você a economizar tempo, dinheiro e a escalar o seu negócio com a automação financeira. Se quiser saber mais, fale com um de nossos consultores.

Posts relacionados