Armazenamento em Nuvem: o que é?

Escrito em 09 de Novembro de 2021 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

No meio digital, o conceito de “nuvem” não é nenhuma novidade. Ele foi introduzido ao fim do século passado e ganhou muita força nas duas primeiras décadas do novo milênio.

Nos dias de hoje,  todos os usuários da internet utilizam serviços de nuvem (cloud services) para alguma finalidade. 

Sabe quando você compra um telefone novo, faz login com sua conta do Google ou ID Apple e, num passe de mágica, tem todas as informações, configurações, fotos, contatos e aplicativos importados para o aparelho? Agradeça à tecnologia de armazenamento em nuvem! 

Apesar de corriqueira, essa tecnologia é ainda pouco entendida por grande parte de seus usuários. 

A metáfora da nuvem descreve a capacidade de realizar operações informáticas em um ambiente computacional virtual, remotamente acessado pelo usuário através de qualquer dispositivo conectado à internet. 

 

Porque é importante implementar sistemas na nuvem?

Hoje, as duas principais vantagens da nuvem são a capacidade de armazenar dados e a possibilidade de realizar tarefas computacionais que demandem alto poder de processamento. 

A tecnologia de nuvem permite o acesso sob demanda aos serviços de armazenamento (cloud storage - armazenamento em nuvem) e processamento de informações (cloud computing - computação em nuvem), eliminando custos de implementação e operação de sistemas computacionais como, por exemplo, servidores.

 

Como funciona a implementação de sistemas na nuvem: confira os pontos principais

Implementar a tecnologia da nuvem no seu negócio pode desbloquear muitas chances de crescimento e levar suas operações para um novo nível, com novas perspectivas de atuação e escalabilidade.

Para fazer o melhor uso das ferramentas da nuvem, é necessário um planejamento cauteloso da implementação e constante análise das operações do sistema. Estas medidas auxiliam na identificação de fraquezas, pontos de fricção e oportunidades de melhorias.

Atente-se aos seguintes processos:

 

Levantamento das necessidades da empresa

Antes de mais nada, é de extrema importância fazer uma rigorosa análise do panorama de trabalho da sua empresa. Pense nela como uma máquina: busque conhecer a função de cada peça e entender como se relacionam para operar o todo.

Um profundo conhecimento das operações do seu negócio é essencial para identificar que vantagens ou facilidades a tecnologia de nuvem pode proporcionar a ele.

 

Definição de processos a serem migrados

Ao analisar as vantagens que a computação ou armazenamento em nuvem pode oferecer ao seu negócio, pense nas implicações deste trabalho a curto, médio e longo prazo. 

Em muitos casos, problemas ou fricções iniciais da adoção da tecnologia são compensados pela eficiência ganha ao longo do tempo.

 

Análise da infraestrutura

Uma vez que você tenha definido os processos a serem migrados para a nuvem, analise cada um deles individual e coletivamente. 

Identifique cada etapa, detalhe e integração do processo atual e planeje como irá recriá-lo usando uma nova ferramenta. Tome notas das necessidades e particularidades destes processos. Isso guiará sua escolha das novas ferramentas.

 

Pesquisa de provedores

Tendo em mente as necessidades técnicas e operacionais dos processos que você quer levar para a nuvem, busque conhecer e analisar o maior número de opções de provedores.

Existem muitas opções de provedores de serviços em nuvem; cada um deles conta com recursos e funcionalidades diferentes: alguns voltados para o armazenamento em nuvem, outros especializados em hospedagem de serviços web, outros focados na computação de pequenos e grandes volumes de dados, etc.

 

Qualificação da equipe

Com todos os sistemas e processos preparados, chega a hora de disponibilizar as novas tecnologias aos usuários finais, colaboradores da empresa. 

Para uma adesão sem atritos, garanta o treinamento adequado para todos os usuários da ferramenta. Este treinamento deve ser o mais completo possível, cobrindo questões de manuseio da ferramenta e segurança da informação.

 

Quais as ameaças em trabalhar com armazenamento em nuvem?

As vantagens apresentadas pela tecnologia de armazenamento em nuvem são muitas, mas isso não significa que ela esteja imune a riscos. 

Ainda que elimine alguns problemas das ferramentas que a precedem, a tecnologia de nuvem cria novos desafios e exige a adoção de novas estratégias para enfrentá-los.

 

Vazamento de dados

Episódios de vazamento de dados podem resultar em enormes prejuízos a empresas e clientes. 

Sua prevenção deve ser uma preocupação central de toda empresa que coleta e armazena dados sensíveis, pois o acesso destas bases pelas pessoas erradas pode expor os dados de milhares de clientes e revelar informações confidenciais da empresa, pondo em risco suas operações.

 

Conta roubada

Um grande fator de risco para o vazamento de dados é a desatenção ao controle de acessos a sistemas. Investir em segurança significa reforçar todos os pontos de entrada e acesso ao sistema para eliminar toda vulnerabilidade encontrada. 

Em segurança do controle de acessos, é interessante investir em camadas extras de segurança, como autenticação em 2 etapas.

 

Como garantir segurança na nuvem

Apesar dos riscos, as vantagens da nuvem fazem desta tecnologia a melhor opção para muitas empresas, e com a adoção das medidas de segurança necessárias essa opção ainda é a mais inteligente para grande parte das empresas.

Por não depender de infraestrutura local, a nuvem oferece uma das melhores perspectivas de estabilidade, alcance e escalabilidade dos serviços do seu negócio. 

Garantir os melhores resultados é uma questão de adotar os melhores recursos de segurança em nuvem.

 

Cloud Firewall

Assim como num computador pessoal, o firewall da nuvem serve como filtro do tráfego de internet. 

O firewall permite o acesso de entidades conhecidas e confiáveis a um sistema, bloqueando ou impedindo a comunicação do sistema com entidades suspeitas, ou desconhecidas. 

Muitos dos grandes provedores de serviços Web em nuvem já oferecem soluções nativas de Cloud Firewall. Estude suas opções e encontre o que melhor atende às suas necessidades.

 

Cloud Backup

O cloud backup é como um backup normal, mas utiliza a nuvem para armazenar uma cópia de todos os arquivos, sistemas e dados, por exemplo, e restaurá-los em caso de problemas.

Ele é uma boa opção para sistemas que não dependam de funcionamento ininterrupto, pois o restabelecimento da infraestrutura pode levar algum tempo.

 

Cloud Disaster Recovery

Serviços de recuperação de desastres na nuvem funcionam de maneira similar ao backup, mas oferecem um restabelecimento muito mais rápido da infraestrutura danificada. Isso porque os serviços de recuperação de desastre mantém uma cópia da estrutura original, atualizada e plenamente funcional.

Em caso de danos, o disaster recovery entra em ação e substitui o sistema afetado por uma cópia perfeita em poucos instantes.

 

Dúvidas relevantes sobre armazenamento em nuvem

Agora você já conhece as principais características dos cloud services. Ficou interessado? Aqui estão mais algumas coisas que você precisa saber:

 

Por que contratar uma empresa especializada para implementar sistemas na nuvem?

Se as operações que você deseja migrar para a nuvem são de grande complexidade ou risco, considere contratar uma empresa especialista em implementação de sistemas em nuvem. 

Assim, você minimiza as chances de problemas e garante um suporte técnico de qualidade para sua empresa e colaboradores.

 

Como migrar toda sua operação de TI para nuvem?

Comece com um detalhamento de todo(s) o(s) processo(s) de trabalho em TI da sua empresa. Analise as etapas de cada processo e os pontos de contato, intersecção ou integração entre eles.

Elabore um plano de migração e avalie a complexidade da nova infraestrutura a ser criada (na nuvem). Para operações de grande magnitude, considere efetuar a migração em etapas, levando para a nuvem um sistema de cada vez.

 

Home office e instabilidade: o que as empresas enfrentam neste período?

Em tempos de home office, a adoção e o uso de sistemas em nuvem teve efeitos positivos nas operações de trabalho em muitas empresas. 

Com o distanciamento físico entre os colaboradores, imposto pela pandemia de COVID-19, a tecnologia de nuvem auxilia na minimização dos problemas comunicativos e oferece um ambiente virtual onde, remotamente, os colaboradores podem trabalhar de maneira integrada.

Posts relacionados

homem segurando um celular e um cartão de crédito fazendo um pagamento online
escritório iugu