Tecnologia da informação: Quais as últimas novidades no universo de TI?

Escrito em 07 de Janeiro de 2022 por Redação iugu

Atualizado em 24 de Agosto de 2023

As áreas relacionadas à tecnologia e inovação estão em constante evolução. Com isso, surgem novas oportunidades e tendências.

O mercado de TI hoje atende diversas áreas, como saúde e educação, e também está cada vez mais presente no mercado financeiro. 

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, novas profissões surgem e definem o futuro do mercado de TI.

Conheça as principais tendências para esse ano, saiba o que está previsto até 2023 e descubra como investir na sua carreira.

 

As previsões do IDC para 2022 e 2023

Em 2019 foi divulgado o relatório FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2019 Predictions, que define as principais previsões para o futuro do mercado tecnológico até 2023.

O relatório foi produzido pela International Data Corporation (IDC) e aponta quais mudanças podemos esperar para os próximos anos. 

De acordo com o estudo da IDC, estes são os principais tópicos que estarão em discussão no mercado de TI:

  • Novas políticas de governança: com o avanço do Machine Learning, o relatório determina a necessidade de novas políticas para controle de riscos à privacidade e ética de dados;
  • Novas métricas para negócios digitais: com o desenvolvimento de negócios digitais, as estratégias e métricas devem corresponder aos KPIs para serem avaliadas;
  • Capacitação de equipes: o relatório instrui que a capacitação de equipes de TI é fundamental para o sucesso dos projetos. Os focos de capacitação estão em cibersegurança e desenvolvimento de computação de ponta para as áreas de negócios e tecnologia operacional;
  • Melhorias em cibersegurança: o documento afirma que a confiança digital precisa ir além da prevenção de ataques, atuando também na recuperação de danos e tornando o processo mais rápido e resiliente;
  • Método Ágil nos negócios: outra tendência apontada é a expansão de práticas Agile/DevOps para áreas de negócios, promovendo mais agilidade e inovação nesse setor.

Porém, nada disso será possível sem profissionais devidamente capacitados para os novos cargos que irão surgir.

 

Profissões do futuro em tecnologia

Os profissionais do futuro do mercado de TI serão essenciais para as mudanças que estão por vir. 

Porém, muitas dessas profissões já existem e ganharão uma demanda maior, ou sofrerão mudanças em breve. Por isso a capacitação está ligada à especialização em determinados assuntos.

É esperado que a tecnologia esteja cada vez mais presente nas áreas de:

  • Produção industrial;
  • Mercado financeiro;
  • Ciência e medicina;
  • Educação.

Com isso, como o profissional de TI deve se preparar para as mudanças? 

O indicado é investir na capacitação em desenvolvimento tecnológico, em conjunto com a especialização nestes assuntos.

Em um exemplo básico: o Machine Learning é uma das principais áreas em expansão atualmente, mas há diferenças entre o trabalho de profissionais que desenvolvem Inteligência Artificial para prever tendências econômicas e para o desenvolvimento de automação na produção industrial.

São as experiências específicas que farão a diferença na carreira do profissional de TI do futuro.

 

Tendências em desenvolvimento e tecnologia

Indo além dos setores que terão maior participação da TI nos próximos anos, quais são as tendências em desenvolvimento tecnológico?

A resposta para essa pergunta está em áreas do mercado de TI que já estão em desenvolvimento e tendem a ganhar mais importância, e demanda, nos próximos anos.

 

Inteligência Artificial (IA)

O setor de Inteligência Artificial e Machine Learning está em expansão, tanto em demanda quanto em melhorias desses sistemas.

É esperado que nos próximos anos esse setor tenha um foco especial na acessibilidade e sistemas neurais mais inteligentes.

 

Cibersegurança e segurança de dados

A segurança de dados já está em evidência e normas regulamentadoras já estão em vigência.

Porém, os ataques cibernéticos também estão cada vez mais frequentes, causando danos severos às empresas e usuários.

É esperado um maior investimento nesse setor, com mais preocupação em privacidade e na recuperação de danos.

 

Cloud Computing

O Cloud Computing está cada vez mais presente nas empresas, das menores até grandes corporações.

Um profissional de Cloud Computing deve prezar pela segurança, disponibilidade e desempenho dos sistemas.

Por isso, e pela praticidade do acesso à nuvem, é esperado que esse método continue avançando entre os negócios.

O que podemos esperar, também, é a melhoria da segurança em servidores Cloud contra ataques cibernéticos.

 

Business Intelligence (BI) e Big Data

O setor de Business Intelligence e análise de Big Data é responsável por planejar, executar e analisar as estratégias corporativas. 

Isso requer a presença de profissionais que tenham familiaridade com conceitos de marketing, gerenciamento de bancos de dados e matemática, para a criação e leitura de gráficos. 

Esse é um setor que atua com todos os outros setores da empresa e a tendência é que seja cada vez mais importante para o acompanhamento dos negócios.

 

Artigos e novidades para o mercado de TI

A Iugu acompanha as tendências do mercado de TI e o blog Iugu4devs é um projeto que tem como objetivo levar informação aos profissionais de TI.

Acompanhe nossos artigos e fique por dentro de novidades e guias exclusivos para quem é iniciante ou sênior no desenvolvimento de software.

Posts relacionados