Blog iugu

6 dicas para aumentar a taxa de renovação de contratos na sua empresa

Written by Renato Ribeiro | 11/06/2020 03:00:00

Toda empresa que trabalha com serviços que têm renovação definida por prazos precisa tomar cuidado quando chega a hora de renovar contratos. Para garantir que a taxa de renovação de contratos fique alta, a companhia precisa empregar múltiplas estratégias. Em conjunto, elas reforçam a habilidade de manter o cliente fidelizado e agregar valor aos serviços do negócio.

Mas por onde começar? Confira, a seguir, algumas estratégias para atrair um nível elevado de renovação de contratos!

Por que é importante manter contratos com alta taxa de renovação?

A receita recorrente de uma empresa é um de seus fatos geradores de verbas mais importantes. Clientes que pagam pelos serviços do negócio de modo fixo e regular permitem ao gestor ter uma visão mais ampla sobre o que pode ser feito no futuro. Ao mesmo tempo, reduzem o risco de prejuízos e a tomada de decisões arriscadas a médio e longo prazo.

Justamente por isso, muitos negócios estão migrando para modelos de serviços que facilitam a renovação de contratos. Esse é o caso, por exemplo, do pagamento recorrente. Nesse modelo, o cliente paga pelas soluções mensalmente, por meio de métodos como o cartão de crédito e boleto bancário.

A busca por esse tipo de receita (e o investimento em estratégias que aumentem as taxas de renovação de contratos) tem como principal objetivo otimizar a previsibilidade das receitas da empresa. O gestor pode identificar com mais facilidade quantos recursos estarão disponíveis para investimentos a médio e longo prazo. Desse modo, eles podem ser pensados com mais precisão.

Ao mesmo tempo, também será possível remodelar serviços para que eles se adaptem às demandas dos clientes. Isso amplia o nível de satisfação do consumidor e a competitividade da empresa. Afinal, a companhia se manterá alinhada com as tendências do mercado.

Como aumentar a taxa de renovação dos contratos da sua empresa?

Para aumentar a sua taxa de renovação de contratos, alguns passos podem ser tomados. Confira os principais a seguir!

1. Tenha um meio de pagamento recorrente

Como apontamos, um meio de pagamento recorrente é um modo simples de manter a taxa de inadimplência baixa e, ao mesmo tempo, facilitar a renovação de contratos. Basta que a companhia invista em uma tecnologia que facilite essa atividade. Assim, os pagamentos serão automatizados e todos poderão focar no que for mais importante para o seu dia a dia.

2. Agregue valor aos seus serviços

Para garantir que o cliente fique motivado a renovar o contrato, ter um bom serviço também é importante. Por isso, sempre busque mecanismos para agregar valor para as suas soluções. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, tais como:

  • conhecer as tendências do mercado;
  • otimizar rotinas internas;
  • alinhar os produtos da empresa com padrões internacionais de qualidade;
  • atualizar a infraestrutura interna;
  • utilizar a análise de dados para conhecer as demandas dos clientes.

3. Valorize o marketing de relacionamento

Criar um bom relacionamento com o consumidor é uma forma conhecida de atrair maior receita. Afinal de contas, isso torna a marca mais valorizada e melhora o nível de fidelização. Se o cliente sabe que sempre pode contar com a companhia, fica fácil não ir para a concorrência.

Portanto, tenha um bom trabalho no seu pós-vendas e nos canais de suporte. Trabalhe para que eles estejam disponíveis em vários canais (omnichannel) e com alta disponibilidade. Além disso, utilize-se de uma documentação acessível e tecnologias como chatbots para otimizar os meios de apoio e evitar falhas.

4. Mensure a taxa de satisfação dos seus clientes

A satisfação do cliente também precisa ser avaliada frequentemente. Um índice alto de insatisfação pode indicar a necessidade de estruturar os serviços do negócio. Além disso, aponta que existem problemas operacionais e de gestão da empresa.

Portanto, faça pesquisas para obter o feedback do consumidor. Trabalhe para identificar o que o cliente necessita, como a companhia atende às suas demandas e quais falhas são encontradas diariamente. Assim, será mais fácil fazer uma boa proposta na hora da renovação de contrato.

5. Conheça o perfil do público-alvo

O alinhamento da empresa com as demandas do consumidor também deve ser pensado sempre. Isso só é possível quando a companhia conhece o seu público-alvo, ou seja, quando a empresa sabe o que o cliente demanda, as suas dores e o seu perfil financeiro.

Diante disso, faça o uso constante de pesquisas e técnicas de análise de dados. Identifique o perfil de seu cliente e como ele muda a médio e longo prazo. Desse modo, você pode fazer boas propostas na hora da renovação de contratos e manter a companhia alinhada com as demandas do mercado.

6. Entregue o que foi combinado

Entregar o que foi combinado parece simples, mas tem uma grande importância na hora de renovar um contrato. A empresa que falha em cumprir o SLA tem a sua marca desvalorizada diante do cliente. Afinal, será vista como uma má prestadora de serviços.

Na hora da renovação de contrato, isso será levado em conta. Portanto, se o negócio tiver algum erro, comunique-se com o seu cliente rapidamente. Trabalhe lado a lado com ele e garanta que os problemas sejam solucionados rapidamente para evitar insatisfação.

Por que ter uma plataforma de gestão de contratos é um bom investimento?

A tecnologia desempenha um papel de destaque em qualquer empresa moderna. Com o apoio da TI, negócios podem reduzir custos e aumentar a sua flexibilidade. Além disso, se tornam capazes de entregar resultados e conhecer melhor o seu público-alvo.

No caso da renovação de contratos, a TI também pode ser empregada para ajudar a empresa. Soluções modernas e inteligentes conseguem otimizar a gestão de cada cliente. Além disso, auxiliam a empresa a ter mais dados para definir produtos personalizados e capazes de manter o consumidor fidelizado.

Por isso, invista na tecnologia como uma forma de otimizar os seus processos e gerar mais receitas para a companhia. Adote ferramentas que automatizam o pagamento, evitam atrasos e centralizam os dados de cada consumidor em um único lugar. Desse modo, os profissionais terão mais meios para identificar como elevar a taxa de renovação de contratos e aumentar a competitividade da companhia.

Gostou das dicas e quer conhecer mais formas de tornar a sua empresa mais competitiva? Então assine já a newsletter e receba nossas publicações em seu e-mail!